Projetos desenvolvidos pela Cida Cultural, por meio do PRO-CULTURA RS, garantem uma programação diversificada para diferentes cidades gaúchas com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra de Câmara da Ulbra
Três projetos de concertos financiados pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, foram aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura RSe serão realizados no segundo semestre de 2014. O que eles têm em comum? As apresentações descentralizadas, com duas das mais importantes e atuantes orquestras do Estado – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra de Câmara da Ulbra – em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Os três projetos são realizados pela Cida Cultural e quem assina a direção artística é o maestro Tiago Flores.
De julho a dezembro, as três iniciativas somarão 17 concertos (13 deles com entrada franca) em 12 cidades: São Leopoldo, Santa Rosa, Campo Bom, Ivoti, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Pelotas, Nova Petrópolis, Santa Maria, Bagé, Uruguaiana e Porto Alegre. Os projetos reúnem uma série de profissionais, que vão muito além dos músicos e maestros – produtores, equipe técnica, administrativa e diversos prestadores de serviço ajudam a compor essa rede de trabalho cultural. Confira abaixo os detalhes e as datas dos concertos de cada projeto:
OSPA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE
Com patrocínio de Favorit e Petrobras, o programa de Interiorização da Ospa que tem o objetivo deinvestir na popularização da música sinfônica e na formação de novas plateias no Rio Grande Sul. Em sua segunda edição (a primeira ocorreu nos anos de 2011 e 2012), o projeto realizará nove concertos com programação de alta qualidade em cidades do RS em apresentações públicas, de acesso gratuito, com previsão de reunir milhares de pessoas. O repertório fará uma homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil em 2014, ano que também é oficialmente o ano da Alemanha no Brasil.
As apresentações ocorrerão nas datas: 24/7, 3 e 16/8, 15 e 16/9, 16 e 17/11, 8 e 21/12.
As cidades serão São Leopoldo, Santa Rosa, Campo Bom, Ivoti, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Pelotas, Nova Petrópolis e Porto Alegre. (*A ordem das cidades ainda não está em definida).
Patrocínio: Favorit e Petrobras
Promoção: OSPA e Comissão de Imigração Alemã no Brasil
Realização: Cida Cultural
Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do RS.
CONCERTOS DANA
Realizado desde 2001, o projeto Concertos Dana já se tornou parte fundamental do calendário cultural do Rio Grande do Sul, sempre promovendo o encontro de diversos ritmos com a excelência musical da Orquestra de Câmara da Ulbra, sob a batuta do maestro Tiago Flores. Superando 60 apresentações e público de mais de 63 mil pessoas nestes 13 anos, o projeto proporcionou espetáculos memoráveis e de estilos diversos, como MPB, regional, pop, rock, soul, chorinho e instrumental. Entre os mais de 60 artistas que já se apresentaram com a Orquestra de Câmara da Ulbra estiveram Zeca Baleiro, Premê (Premeditando o Breque), Yamandu Costa, Edu Lobo, MPB4, Nico Nicolaiewsky, Fernanda Takai, Vitor Ramil, Kleiton & Kledir, Nei Lisboa, Neto Fagundes, Lucio Yanel, Luis Carlos Borges, Júlio Reny, Jimi Joe e Wander Wildner, além de bandas como Chimarruts, Papas da Língua, Nenhum de Nós e Ultramen.
Programação:
17/8: Orquestra de Câmara da Ulbra e Lenine, noAuditório Araújo Vianna
28/9: Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados tocam Beatles, no Salão de Atos da Ufrgs
11/10: Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta Concerto Regionalista, com participação de César Oliveira, Rogério Melo, Daniel Torres e Guri de Uruguaiana, no Salão de Atos da Ufrgs
22/11: Orquestra de Câmara da Ulbra e Cachorro Grande, no Salão de Atos da Ufrgs
*O valor dos ingressos desta série de concertos ainda não foi divulgado.
Patrocínio: Dana Indústrias
Promoção: Orquestra de Câmara da ULBRA
Realização: Cida Cultural
Financiamento: Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA E NENHUM DE NÓS
A Orquestra de Câmara da ULBRA e a banda Nenhum de Nós realizarão quatro concertos em cidades do interior do Rio Grande do Sul com entrada franca. O conceito central do projeto é a interação e fusão da música orquestrada com a música popular e a descentralização dos concertos desse gênero.
Programação:
23/8: Santa Maria
24/8: Bagé
9/11: Santa Rosa
30/11: Uruguaiana
Patrocínio: Grupo Felice
Realização: Cida Cultural
Financiamento: Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Sobre a Cida Cultural
Desde 1989 a Cida Cultural pensa, cria, planeja, desenvolve, articula, gerencia e realiza projetos culturais inovadores e socialmente responsáveis para empresas e organizações do setor criativo em todo o Brasil. A empresa atualmente trabalha no desenvolvimento de políticas para companhias interessadas em investir em iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, de projetos e programas socioculturais transversais com foco em: Cultura e Educação, Cultura e Social e Cultura e o Ambiente. Para que estes projetos possam cumprir seu papel inovador e busquem o desenvolvimento sustentável, a empresa atua também por meio de editais e fundos, busca o financiamento das Leis de Incentivo à Cultura, Social e Esportes, Municipais, Estaduais e Federal. Além dos projetos para as Orquestras, a Cida Cultural é responsável por outros projetos que estão em andamento, como o restauro do Museu Getúlio Vargas, o lançamento do Prêmio Empreendedor Cultural e o edital MOVIDA, em que foi contemplada recentemente com o projeto Mostra Bonecos do Sul, entre outros. Acesse o portfolio completo em: http://www.cidacultural.com.br/