Exposição fotográfica mostra imagens da fronteira do RS

Publicado em: 20/02/2014

Fotos fazem parte do projeto Viagem pela Linha Invisível, que levou o jornalista Eduardo Veras e o fotógrafo Marco A. F. a uma jornada pela fronteira gaúcha com a Argentina e o Uruguai

MAF00056_02386

Na próxima quarta-feira (26/2) ocorre a abertura da exposição fotográfica Viagem pela Linha Invisível, a partir das 19h, na Galeria Mascate (Laurindo, 332). As fotos são resultado da viagem do jornalista e crítico de arte Eduardo Veras e do fotógrafo Marco A. F. pela fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai. A exposição estará aberta para visitação de 27/2 a 2/4, de terça a sábado, das 14 às 18h.

MAF00056_02303 (800x533)

Além da exposição, haverá o lançamento de uma publicação impressa, que compila uma série de narrativas e impressões recolhidas ao longo do trajeto percorrido no inverno de 2013 e editado primeiramente no blog viagempelalinha.tumblr.com. Impresso em formato de jornal, a publicação alude ao fato dos autores trabalharem como uma dupla de jornalistas (repórter + fotógrafo), porém sem estarem fazendo jornalismo e sim relatos de viagem subjetivos e pessoais.

Na ocasião, ainda será lançado o documentário em curta metragem “Doble Chapa” (26 min), uma produção uruguaio-brasileira de Leo Caobelli e Diego Vidart, sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

O Projeto Viagem pela Linha Invisível foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Por meio dele, Marco e Eduardo se deslocaram durante duas semanas no trecho em que o Estado do Rio Grande do Sul encontra os dois países, da cidade de Derrubadas, ao Norte, até Chuí, no extremo Sul. A viagem e os relatos decorrentes dela procuravam valorizar os aspectos mais subjetivos da percepção dos viajantes: suas observações cotidianas, suas surpresas e suas tentativas de apreensão.

Eduardo Veras é jornalista, professor, crítico de arte e pesquisador na área de artes visuais. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Instituto de Artes da UFRGS.

Marco A. F. é fotógrafo e jornalista. Trabalha como free-lancer nas áreas da fotografia institucional e publicitária. Em 2012 ganhou o XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia com o ensaio “Já não é mais verão”, que resultará em sua primeira exposição individual, prevista para outubro.

LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO E EXPOSIÇÃO “VIAGEM PELA LINHA INVISÍVEL”

Quando: Quarta-feira (26/2), às 19h

Onde: Galeria Mascate (Rua Laurindo, 332)

Período de visitação: de 27/2 a 2/4 – De terça a sábado, das 14h às 18h

destaqueEduardo VerasMarco A. F.Viagem pela Linha Invisível