Atriz estudou a personagem na Semana Santa de Sevilha (católica) e foi a Paris, na Igreja Madeleine, ver o ponto de vista da Igreja Ortodoxa. Se na Espanha Maria Madalena é tida como uma prostituta arrependida, na França é considerada por muitos a mulher que introduziu o Cristianismo na Europa. A peça estreia em maio em Porto Alegre
A atriz Elisa Lucas, de “Confesso que Capitu”, que há três anos interpreta a Virgem Maria na encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, prepara-se para desvendar os enigmas de uma outra personagem feminina. Agora, mergulha fundo na santa e profana Maria Madalena. Trata-se do espetáculo A Dama dos Evangelhos, contemplado no Edital FAC das Artes, que entrará em cartaz no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre, no dia 2 de maio, permanecendo em temporada nas sextas, sábados e domingos até o dia 18 do mesmo mês.
É a primeira montagem gaúcha experimental sobre Maria Madalena, com texto inédito criado a partir do processo de criação dramatúrgica do ator. Para criar A Dama dos Evangelhos, Elisa Lucas estudou as representações de Maria Madalena na Espanha, em sua tese de doutorado, intitulada “O profano e o sagrado na figura feminina”, com ajuda do Iberescena (2011) – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. A atriz esteve na Semana Santa de Sevilha (Católica) e foi a Paris, na Igreja Madeleine, ver o ponto de vista da Igreja Ortodoxa. Se na Espanha Maria Madalena é tida como uma prostituta arrependida, na França é considerada por muitos a mulher que introduziu o Cristianismo na Europa.
A pesquisa apresenta um olhar com viés antropológico do que tenha sido essa mulher – a primeira testemunha de uma das histórias mais contadas da humanidade: a ressurreição de Jesus Cristo. O texto foi selecionado para integrar a Antología de Dramaturgia Iberoamericana do Iberescena (2012). Através do Teatro de Objetos – dirigido e concebido por Paulo Martins Fontes (Cia. Gente Falante Teatro de Bonecos), a atriz se multiplica, mostrando diferentes facetas de Maria Madalena. Manipulando elementos como tecidos e papéis, explora princípios simbólicos relacionados à sua figura. O espetáculo tem orientação cênica de Deborah Finocchiaro e atuação de Elisa Lucas.
A DAMA DOS EVANGELHOS
Quando: de 2 a 18 de maio, nas sextas, sábados e domingos, às 20h
Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da república, 575)
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, Atuação, Oficina e Leitura Dramática: Elisa Lucas
Direção de Teatro de Objetos e Concepção: Paulo Martins Fontes
Orientação Cênica: Deborah Finocchiaro
Criação de Figurino: Fabrizio Rodrigues
Criação de Iluminação Artesanal: Leandro Gass
Criação e Gravação de Trilha Sonora: Jorge Foques
Direção de Produção: Viviane Falkembach
Produção Executiva: Plínio Marcos Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunicação
Fotografia: Vilmar Carvalho
Design Gráfico: Rafael Franskowiak
Interpretação em LIBRAS: Angela Russo
Convidados no Painel de Dramaturgia e Direção Teatral:
Júlio Conte e Camila Bauer
Consultoria de Ilusionismo: Mágico Kronnus
Orientação Coreográfica: Priscilla Silvestri