Apresentações deverão reunir cerca de 5,5 mil pessoas nas duas cidades neste final de semana (23 e 24/8)
Nos dias 23 e 24 de agosto, a Orquestra de Câmara da ULBRA e o grupo Nenhum de Nós dividirão o palco em dois concertos – o primeiro em Bagé, e o segundo em Santa Maria. Ao todo, as apresentações deverão reunir mais de 5,5 mil pessoas nas duas cidades para conferir os maiores sucessos da banda gaúcha, com arranjos especiais para acompanhamento da orquestra. Os espetáculos são gratuitos e os ingressos já estão esgotados nas duas cidades.
Sob a regência de Tiago Flores, serão apresentadas músicas clássicas da banda, como “Julho de 83”, “Paz e Amor”, “Camila”, “Astronauta de Mármore”, “Eu não Entendo”, “Você vai lembrar de mim” e “Diga a ela”, entre outras. O objetivo é promover a fusão da música orquestrada com a música popular, além de trabalhar para a descentralização dos concertos desse gênero. O projeto ainda prevê a realização de outros dois concertos, nos dias 8 e 30 de novembro, em Santa Rosa e Uruguaiana.
Com mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, shows internacionais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país, o Nenhum de Nós já ultrapassou a marca de 1,8 mil shows. Mantendo a mesma formação desde seu início – Thedy Corrêa, Sady Hömrich, Carlos Stein, Veco Marques, João Vicenti -, foi pioneiro no rock brasileiro ao incorporar acordeon entre seus instrumentos. É uma uma das bandas mais respeitadas do cenário pop-rock brasileiro.
A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996 pelo maestro Tiago Flores, com o intuito de somar-se às iniciativas da universidade nas áreas da cultura e dos programas comunitários. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores orquestras de câmara do Brasil. No repertório, constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo. Outras vertentes importantes do trabalho deste conjunto são a música latino-americana e a música brasileira, sendo motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. O grupo é responsável pela estreia de diversas peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo, além de ser reconhecido por diversos projetos que unem a música orquestral e popular.
Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.
Secretaria de Estado da Cultura e Grupo Felice, apresentam
ORQUESTRA DA ULBRA & NENHUM DE NÓS
BAGÉ
Quando: Sábado (23/8), ás 21h30
Onde: Ginásio Presidente Médice (Militão) (Av. General Malett, 150 – Bairro Tiaraju)
Entrada franca*
*INGRESSOS ESGOTADOS*
SANTA MARIA:
Quando: Domingo (24/8), às 20h
Onde: Clube Recreativo Dores (Rua Bento Gonçalves, 400 – Bairro Dores)
Entrada franca*
*INGRESSOS ESGOTADOS*
ATENÇÃO:
Em Santa Maria, quem retirou ingressos para as arquibancadas terá acesso pelo rua Araripe Junior (fundos do Clube Dores).
Iniciativa: Felice Aplaude
Planejamento e Gestão: CIDA
Patrocínio: Tradisul e Grupo Felice
Financiamento: Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul