Região propícia ao cultivo de frutas vermelhas, Cambará do Sul se abre à agricultura orgânica e a empresas low-profile
Por Lívia Araújo, jornalista
Os Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul, têm em sua natureza selvagem e nos seus invernos gelados um chamariz não só para o turismo, como para aqueles que decidem dar uma guinada no cotidiano atribulado e viver mais perto da natureza. No município de Cambará do Sul, um dos principais da região, diversos empreendimentos têm surgido com uma proposta sustentável e, inclusive, descobrindo novas vocações agrícolas que dão uma nova roupagem à tradição campeira: o cultivo de frutas vermelhas é uma delas.
Proprietário do sítio Querência Macanuda, o carioca Álvaro Martins Jr. e sua esposa Cláudia Dreher, gaúcha, abriram mão dos mercados calçadista e financeiro para, em 2009, fazer germinar o embrião dos Sabores da Querência, empresa especializada na fabricação de doces e geleias que têm em comum frutas como framboesa, amora, mirtilo, physallis e bergamota, entre outras variedades que aguçam os paladares dos clientes de delicatessens e empórios. “O que torna o cultivo propício é justamente o clima frio, já que essas espécies são mais comuns nos países europeus”, exemplifica Martins, conhecido como Vico entre os moradores locais. O local é aberto à visitação do público e faz parte do roteiro rural Quintais de Cambará do Sul, devotado ao turismo integrado à produção e assistido pelo SEBRAE/RS.
Outra parceria, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater), polo local de pesquisa e fomento agrícola, ajudou o casal na busca por um produto saboroso e durável, e na otimização da produtividade e manejo da produção. “Uma das vantagens das frutas vermelhas é a possibilidade de congelamento sem a perda de suas propriedades nutricionais e gustativas”, explica. Vico e Cláudia priorizaram a não-adição de nenhum conservante ou produto químico, apenas juntando fruta e açúcar nas doses certas. O resultado é uma geleia suavemente adocicada, e de sabor intensamente frutado, lembrando a fruta recém-colhida. Desde 2011, quando lançou as primeiras geleias, a aceitação foi imediata e a média de crescimento anual tem sido de 150%.
Em seu desenvolvimento, a empresa também criou e comercializa os antepastos de berinjela e pimentão e geleias gourmet, para acompanhamento e composição de pratos, como manjericão, alecrim, gengibre e pimenta, tudo derivado de vegetais plantados na própria Querência Macanuda, de maneira orgânica. O produto é distribuído em delicatessens no Rio Grande do Sul, mas o principal e mais difundido canal de vendas da marca Sabores da Querência é a internet e, inclusive, as visitas presenciais, que trazem uma média de 50 turistas por semana que, por R$ 15,00 o pote, acabam levando pelo menos um de cada sabor. Apesar de não divulgar a marca em larga escala, Vico prefere esse contato mais individualizado com o consumidor. “Visamos o valor do produto ao preço, porque preferimos manter a qualidade que ele possui”, defende. Quem escolhe visitar a propriedade e conhecer de perto a produção e os sabores da Querência Macanuda, pode acabar também querendo ficar e se agregar a esse modo de vida mais pacato, do mesmo jeito que Vico e Cláudia fizeram.
Sobre o Roteiro Quintais de Cambará do Sul
Situado no município de Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, o roteiro dos Quintais revela uma riqueza natural e cultural que está além dos conhecidos cânions presentes nos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra. Por meio dos empreendimentos turísticos presentes no destino, é possível conhecer de perto os hábitos do “gaúcho serrano”, que convive com uma natureza exuberante e preservada, nascentes de água pura, araucárias majestosas e todos os elementos autênticos de uma “estética do frio”.
O roteiro rural Quintais de Cambará (www.quintaisdecambara.com.br) faz parte de um programa de qualificação do turismo gaúcho realizado pelo SEBRAE/RS desde 2012 e que compreende outros quatro destinos regionais: Lagoa do Peixe (Tavares), Alemães do Sul (Nova Petrópolis), Aventura na Serra Gaúcha (Canela, Criúva, Cambará do Sul e Três Coroas) e Sabores e Saberes do Vale do Caí (Montenegro, Bom Princípio, Harmonia e Tupandi).