A discografia completa do Rafuagi estará disponível gratuitamente para download a partir deste sábado (1/11), às 14h. O público terá acesso a todas as músicas dos dez anos de carreira do grupo, incluindo os discos “Parte Do Ciclo”, “Esse é Meu Lugar” (2012), “EP- Todos Iguais” (2006) e a demo “A Letra do Rap” (2004), totalizando 35 músicas, além de uma mensagem especial em áudio dos rappers para os fãs. Entre as participações nos trabalhos lançados, destacam-se músicos conhecidos no cenário nacional e internacional, como Emicida, RAPadura Xique-Chico, MVBill, Daniel Drexler, Rappin Hood, NitroDi, entre outros. O link será liberado através da página www.facebook.com/rafuagi.brasil.
Formado por Rafa, Ricky e DJ Croko, o Rafuagi é hoje uma referência em hip hop no Rio Grande do Sul – sendo um dos grupos independentes que está há mais tempo em atuação. Atualmente, o trio vem apresentando shows para a divulgação do novo álbum, Parte do Ciclo, que celebra os dez anos de carreira do Rafuagi e foi lançado em setembro, em Porto Alegre. Antes disso, os rappers realizaram uma turnê de shows e atividades no Uruguai e Colômbia, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e interior do Rio Grande do Sul.
O álbum tem 12 composições, com participações de diversos artistas, como Daniel Drexler, Emicida, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Zilla Sonoro, Narrador Kanhanga, Dj Madruga e Dj RM. Além do cuidado com o conteúdo das letras, que retratam temas de relevância social, associando questões sobre direitos humanos e cultura urbana, a sonoridade única e original é um dos destaques do trabalho.
O primeiro disco dos rappers, Esse é Meu Lugar, com 15 faixas e que teve participações especiais de Rappin Hood, Nitro Di, SNJ e Lica Tito, foi lançado em 2012 e conquistou o prêmio Rap Longa Vida do Rap Gaúcho, na categoria Melhor Disco, além de receber indicação para o Prêmio Açorianos. Em 2012, o grupo estreitou os contatos com o grupo colombiano YBNT. Juntos, gravaram a faixa Ponto de Vista, lançada na Colômbia no novo disco do YNBT. Já em 2013, Rafuagi aprofundou sua experiência em terras sul-americanas: durante uma semana, o grupo esteve em Montevideo, onde participou do Break Dance Montevideo, um dos maiores eventos de rap no país vizinho.
PRÊMIOS:
Diário Gáucho – Chance Etapa Black Music – Melhor Torcida de Rap por A Letra do Rap 2005 (RS)
Hútuz – Melhor Demo Masculino por Todos Iguais 2006 (RJ)
Hútuz – Melhor Demo do Século XXI por Todos Iguais 2009 (RJ)
Rap Longa Vida – Melhor Disco do ano por Esse é Meu Lugar 2012 (RS)
Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 (RS)
Prêmio Diversidade RS – Categoria Hip Hop 2014 (RS)
Prêmio Rap Longa Vida – Melhor Música do ano por Já Precisei 2014 (RS)
HOMENAGENS
Prêmio Zumbi – Semana da Consciência Negra Esteio 2011 (RS)
Ativista Social – 1º Semana Hip Hop de Novo Hamburgo 2012 (RS)
INDICAÇÕES
Prêmio Açorianos de Música – Categoria Instrumentista Pop 2012 (RS)
LINKS:
www.rafuagi.com.br
http://www.youtube.com/rafuagirap
http://www.facebook.com/rafuagi.brasil