Projeto Som no Salão: 12 de novembro (quarta-feira), 20h – Entrada franca
Participações: atriz Elaine Regina (que fará performance em libras na canção “Fazedor de Guarda-Chuvas”), sapateador Leonardo Stenzel, contrabaixista Bruno Vargas (Quarto Sensorial), cantora Carmen Corrêa, cineasta Bruno Polidoro. Show de abertura: Killy Freitas
O show de Bianca Obino no Salão de Atos da UFRGS marca uma nova etapa na carreira da artista. Após um ano cursando mestrado em composição de canção na Bath SPA University, Inglaterra, a cantora está de volta a sua cidade natal para apresentar canções do seu primeiro álbum “Artesã” (2013), além de outras inéditas que estarão no seu segundo disco, ‘Translated’, que está sendo produzido em Londres.
Bianca sobe ao palco em formato acústico, acompanhada de vários tipos de violões – nylon, 12 cordas e Guitalele –, uma característica estética marcante do seu disco de estréia “Artesã”, em que o violão e voz foram cuidadosamente elaborados e gravados simultaneamente, para que soassem “coesos e entrelaçados no arranjo das canções”, segundo a artista.Tanta dedicação e minúcia renderam a Bianca indicações ao prêmio Açorianos de Música em 2014, nas categorias “Revelação” e “Melhor Instrumentista MPB”.
O espetáculo do próximo dia 12 ainda contará com participações de talentosos músicos, além de artistas de outras áreas como cinema, dança e teatro, em intervenções pontuais que prometem envolver o público com delicadeza e grande expressividade.
O percurso do show inicia com a artesania de Bianca Obino, agregando a performance em libras da atriz Elaine Regina na canção “Fazedor de Guarda-Chuvas”, e o violão de Killy Freitas em “Redemunho”. A apresentação evolui para as canções inéditas da artista como “On The Left Side”, com participação do sapateador Leonardo Stenzel, “Mind The Gap”, com o contrabaixista Bruno Vargas, e “Translated”, que dá nome ao próximo álbum. “Pensei neste título pro futuro disco porque expressa simbolicamente como eu me sinto dentro da cultura inglesa: de alma ‘traduzida’”, conta.
As novas canções são todas inspiradas na experiência de Bianca fora do país, morando na Inglaterra e circulando com sua arte em países como China e Austrália. As letras são escritas em Português e Inglês, também resultado do intercâmbio cultural. Além disso, a cantora e compositora mescla neste novo trabalho as influências da música brasileira e inglesa também nos ritmos das canções, que segundo ela “têm grooves marcantes misturados com gêneros brasileiros, como baião e toada”.
As demais participações ficam por conta de Carmen Corrêa, nova voz do cenário gaúcho que interpretará a canção “Perdoa”, mais recente de Bianca, e Bruno Polidoro, cineasta que compilou imagens em pequenos filmes especialmente feitos para as trilhas “Artesão” e “Mind The Gap”. Estes filmes serão projetados a partir das 19h no saguão do Salão de Atos, juntamente com outros vídeos relacionados ao trabalho de Bianca. O cenário de palco concebido por Maíra Coelho dará o toque final a esta “artesania traduzida”, emoldurando as apresentações.
A noite do dia 12 de novembro terá show de abertura de Killy Freitas, com canções do seu disco “Café Frio”, recém lançado. O show de Bianca Obino será gravado em vídeo pela TV UFRGS, configurando um significativo e afetivo registro, já que a cantora retorna à Inglaterra dias após o evento.
PROJETO SOM NO SALÃO
O que: Show de Bianca Obino
Quando: Quarta-feira (12/11)
Local: Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110)
Horário: a partir das 19h
ENTRADA FRANCA
Programação:
19h: Projeção de filmes feitos pelo cineasta Bruno Polidoro para as músicas “Artesão” e “Mind The Gap”, de Bianca Obino.
20h: Pocket show de Killy Freitas – apresentando músicas do disco Café Freio, feito em parceria com Antonio Skármeta
20h20: Show de Bianca Obino
Participações: atriz Elaine Regina (que fará tradução em libras na canção “Fazedor de Guarda-Chuvas”), sapateador Leonardo Stenzel, contrabaixista Bruno Vargas (Quarto Sensorial), cantora Carmen Corrêa.