Compositor e violonista apresentará canções autorais e de outros compositores no dia 9 de abril, às 19h30. Ingressos já estão à venda
Depois de se apresentar na Maison du Brésil, em Paris, a próxima parada de Felipe Azevedo será no Instituto Ling, no dia 9 de abril, às 19h30. Com um programa elaborado exclusivamente para o perfil do espaço cultural, o compositor e violonista apresentará o trabalho “Tamburilando Canções Instrumental”, com canções autorais e de outros compositores como Guinga, João Pernambuco e Egberto Gismonti, arranjadas para uma formação de trio rica em combinações tímbricas: Felipe Azevedo (violões de 6 e 7 cordas, Viola caipira e Ukulele havaiano), Ayres Potthoff (Flautas e pífaro) e Aninha Freire (Contrabaixo acústico).
Tamburilando Canções é um projeto multimídia, que envolve CD, livro e hotsite interativo (www.violaocomvoz.com.br), lançado em 2012. O verbo “tamburilar”, criado por Azevedo, vem da junção das palavras tamborilar e burilar e significa percutir e aprimorar o que foi elaborado, arranjando e criando canções no formado violão com voz – em que o instrumento deixa de ser apenas um acompanhante da voz e passa a ser protagonista na textura dos arranjos, gerando ambientações e planos sonoros pelas combinações tímbricas do violão.
Compositor, violonista, cantor, educador musical e ensaísta, Felipe Azevedo possui quatro álbuns gravados e lançados. É vencedor de seis Prêmios e tem carreira reconhecida internacionalmente, tendo participado de vários festivais de música nacionais e internacionais, em países como Suíça, Noruega, Uruguai e França. Atualmente, está em processo de divulgação do seu recente “Tamburilando Canções –Violão com Voz”, projeto multimídia que agrega Livro, Cd e Hotsite interativo.
Residindo em Porto Alegre (RS), Azevedo é mestre em Letras (Estudos de Canção) pela Universidade Federal do RS (UFRGS), especialista em Pedagogia da Arte (FACED-UFRGS) e Licenciado em Música (Centro Universitário Metodista – IPA) e Letras (PUC), com formação parcial em Bacharelado em Música (UFRGS).
Atua regularmente também no segmento música de cena, criando Trilhas Sonoras Originais para Dança, Teatro e Cinema. Dividiu palco com artistas como Guinga, Hermeto Pascoal e Ulisses Rocha, entre outros; além de ter sido músico e compositor solista convidado em Concerto com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (OCTSP), em Porto Alegre e com a Banda Municipal de Porto Alegre (Projeto EncontraBanda). Consta em seus álbuns a participação de artistas como Monica Salmaso e Marcos Suzano dentre outros.
FELIPE AZEVEDO NO INSTITUTO LING:
Quando: Quinta-feira (9/4)
Horário: Das 19h30 às 21h30
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Elenco/convidados: Felipe Azevedo (violões de 6 e 7 cordas, Viola caipira e Ukulele havaiano), Ayres Potthoff (Flautas e pífaro) e Aninha Freire (Contrabaixo acústico)
Ingressos: R$ 40, à venda em: www.institutoling.org.br