Peça presente no vestuário feminino desde o século XVI, a anágua ganha ressignificado em looks atuais pela marca gaúcha Queen Victoria
A anágua é uma peça do vestuário feminino, utilizada por baixo de vestido ou saia. É uma saia mais fina e delicada que serve para dar comprimento ou volume à peça sobreposta, para diminuir a transparência ou apenas para dar mais charme ao look, à medida que deixa à mostra uma barra de renda ou tule. Há registros da presença desta peça desde o século XVI, por mulheres que queriam dar mais volume à saia, dando a aparência de uma cintura mais fina. Mas a presença das anáguas em guarda-roupas das mulheres perpassa os séculos, e hoje vem ganhando novos significados, que resgatam um pouco da história da moda em composições atuais.
Inspirada pela Era Vitoriana inglesa, que trouxe influências do período Romântico francês, surge a Queen Victória. A marca tem como diretora de criação a gaúcha Milene Raabe e está lançando no mercado anáguas modernas.
“Mas diferentemente do período Vitoriano, que iniciou com o reinado da coroa inglesa pela Rainha Victoria em 1837, propomos ressignificar as anáguas para os dias atuais, deixando a mulher ‘frágil’ daquela época, apenas nos livros de História”, explica Milene.
A principal ideia é reinterpretar a peça, evidenciando a anágua de forma a utilizá-la com diferentes vestidos e saias mais curtos. Os tecidos são leves e suavemente transparentes, demonstrando a delicadeza, o charme e o romantismo em detalhes como a renda e o tule. “Acreditamos no poder da anágua para repaginar looks com diferentes cores, através da barra da saia ou vestido”, completa Milene.
Fundada em 2014 após uma viagem à Inglaterra, a Queen Victoria se prepara para o lançamento oficial das anáguas no mercado – em evento para convidados no dia 19/8 (mais informações serão divulgadas em breve). As peças, que até então eram vendidas somente pelo e-commerce, passarão a ser comercializadas em lojas físicas do Rio Grande do Sul a partir de setembro.