Rafael Lopes lança trabalho autoral em show na Casa da Música

Publicado em: 12/08/2015

Violonista apresentará pela primeira vez as músicas do seu recém lançado “Círculo do Tempo”, em show na sexta-feira (21/8). Repertório também terá músicas de Django Reinhardt

IMG_3195-2 (853x1280) (533x800)

O compositor e violonista Rafael Lopes se apresenta na Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22) na sexta-feira (21/8), às 19h. O show marca o lançamento de seu novo trabalho autoral, o disco “Círculo do Tempo”, que explora essencialmente a linguagem do violão e da guitarra. O espetáculo contará com a participação do baixista Bruno Vargas, integrante do trio Quarto Sensorial, e do violonista Mariano Telles. No repertório, além das composições autorais, também haverá músicas do francês Django Reinhardt (1910 —1953) – considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, tido como o pai do jazz na Europa.

Círculo do Tempo é o terceiro trabalho de Rafael Lopes e foi lançado digitalmente no final de junho em plataformas como iTunes, Soundcloud, Spotify e Deezer, entre outras. Agora, o músico inicia uma breve temporada de shows em Porto Alegre para divulgar e apresentar ao vivo os temas que fazem parte do álbum. O disco foi gravado em maio, no Estúdio Geraldo Flach, da Prefeitura de Porto Alegre, e conta participações de Bruno Vargas (contrabaixo), Bianca d´Ávila do Prado (violoncelista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro) e Manu Raupp (artista plástica). “As composições têm características de diferentes universos musicais como jazz, música brasileira, latina e contemporânea.  A parte harmônica apresenta características de música tonal mas também ausência de tonalidade definida em outros trechos”, explica Lopes – que assina, além de todas as composições, a produção do disco.

Rafael Lopes é graduado em violão pela UFRGS e estuda mestrado em Portugal, na área de Jazz, na Universidade de Aveiro. Trabalha como instrumentista, compositor, arranjador e professor de música. Iniciou seus estudos com violão e violino paralelamente, no Conservatório Pablo Komlós (OSPA). Desde o início da carreira, se apresenta em concertos solo e em grupos de jazz pelo Brasil e exterior. Seus trabalhos autorais já foram apresentados em Portugal, Itália e França. Em seu currículo, constam cursos de violão, guitarra, arranjo e improvisação com importantes nomes, como Júlio “Chumbinho” Herrlein, Mário Laginha e Kurt Rosenwinkel, além instituições como Berklee College of Music (EUA) em São Paulo e Perúgia (Itália). 

SHOW DE RAFAEL LOPES – LANÇAMENTO DO DISCO CÍRCULO DO TEMPO

Quando: Sexta (21/8), às 19h

Onde: Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22)

Ingressos: serão aceitas contribuições espontâneas

Repertório: músicas autorais e de Django Reinhardt

Participações: Bruno Vargas (baixo) e Mariano Telles (violão).

CÍRCULO DO TEMPO – FICHA TÉCNICA

Gravado em maio de 2015 no Estúdio Geraldo Flach, Porto Alegre.

Produzido por Rafael Lopes

Captação: André Birck, Jader Zomer e Paulo Mário S. Costa

Mixagem: André Birck, Jader Zomer e Rafael Lopes

Composições e Arranjos: Rafael Lopes

Arte Gráfica: Manu Raupp

Bianca d´Ávila Do Prado: Violoncelo (faixa 6)

Bruno Vargas: Contrabaixo (faixa 4)

Manu Raupp: Caneta e Grafite (faixas 3 e 8)

Rafael Lopes: Violão, Guitarra e Vocais

CÍRCULO DO TEMPO

  1. Prelúdio I (Canto da terra) – 4′ 32”
  2. Malabarista – 2′ 55”
  3. Traços de um tempo – 3′ 53”
  4. Jorge, o 13º – 3′ 42”
  5. Dança – 5′ 06”
  6. Comment ne pas sentir – 3′ 45”
  7. O menino e a bola (Círculo do tempo) – 6′ 12”
  8. Dezembro – 6′ 51”

 

PARA OUVIR:

Itunes: itunes.apple.com/us/album/id1013883747

Spotify:  open.spotify.com/album/1KmsffMdMSf2FJLsNK826X

Deezer: deezer.com/album/10856298

Google Play: play.google.com/store/music/album?id=Bvew3baxgmw4dffv3kywyjubbeq

Tratore:  tratore.com.br/cd.asp?id=7898614902208

Soundcloud: soundcloud.com/rafaelopes/sets/circulo-do-tempo-full-album

Youtube: youtube.com/watch?v=Uam66nU_nV4

 

autoralBianca d´Ávila Do PradoBruno VargasCasa da MúsicaCírculo do TempodestaqueDjango Reinhardtgeraldo flackLançamentoManu RauppMariano TellesPorto AlegreRafael Lopes