Destaque do programa fica por conta da Sinfônica de Câmara, uma das obras mais importantes de Dmítriy Shostakóvich, escrita em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial e do Fascismo. Também haverá obras de E. Grieg, Clóvis Pereira e Ottorino Respighi
Compositores da Rússia, Noruega, Itália e Brasil ganham espaço no próximo concerto da série Domingo Clássico Juvenil, da Orquestra de Câmara da Ulbra. O espetáculo será no dia 5 de junho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
O destaque do repertório é a Sinfônica de Câmara, de um dos mais célebres compositores do século XX: Dmítriy Shostakóvich (1906 – 1975). “Neste ano, em que comemoramos os 20 anos da Orquestra, estamos apresentando uma seleção das músicas mais significativas do nosso repertório. E a Sinfônica de Câmara é uma obra prima de Shostakóvich, composta em homenagem às vítimas da guerra e do Fascismo”, explica o maestro Tiago Flores.
O programa ainda conta com a execução de A Morte de Ase, da Suíte Peer Gynt, do norueguês Edvard Grieg (1843 – 1907), maior expoente da cultura musical escandinava; além de Árias e Danças Antigas, uma das obras mais conhecidas do compositor italiano Ottorino Respighi (1879 – 1936).
Para completar, o maestro escolheu uma obra brasileira: Três Peças Nordestinas, de Clóvis Pereira dos Santos (1932), compositor, arranjador, pianista e regente, autor de frevos, caboclinhos, maracatus e obras para o repertório orquestral.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
Quando: Domingo (5/6), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
PROGRAMA
EDVARD GRIEG (1843 – 1907): A Morte de Ase (Suite Peer Gynt)
DMÍTRIY SCHOSTAKOVICH (1906 – 1975): Sinfonia de Câmara (quarteto nº8)
CLOVIS PEREIRA (1932): Três Peças Nordestinas
OTTORINO RESPIGHI (1879 – 1936): Antiche Danze ed Arie Nº 3
REGÊNCIA: TIAGO FLORES