Guto Leite ministra curso “Poesia e Canção” na ONG Cirandar

Publicado em: 15/03/2017

Atividade propõe um debate sobre a proximidade da canção e da poesia, por meio da leitura de textos e exemplos de cancionistas e poetas

Guto Leite_credito Felipe Abreu (536x800)O linguista, contista, compositor e interprete Guto Leite ministra o curso “Poesia e Canção: a mesma coisa ou outra coisa?” na ONG Cirandar. Professor em Literatura Brasileira na Ufrgs, Guto Leite propõe um debate, traçando um paralelo entre a poesia e canção, a partir de exemplos de cancionistas e poetas como João Cabral, Drummond, Bandeira, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Vinícius de Moraes, Paulo Leminski, John Cage e Arnaldo Antunes.

As aulas ocorrem de segunda a sexta, de 27 a 31 de março, das 19h às 21h30, na ONG Cirandar (Rua dos Andradas, 1780 – 3º andar). As inscrições custam R$ 120 e podem ser feitas pelo email [email protected]. Todo o investimento no curso será revertido para as ações comunitárias desenvolvidas pela ONG Cirandar – organização sem fins lucrativos que dialoga e repensa alternativas para a educação, a transformação e a inclusão social.

Curso Poesia e Canção

Quando: de 27 a 31 de março

Horário: das 19h às 21h30

Local: ONG Cirandar (Rua dos Andradas, 1780 – 3º andar)

Investimento: R$ 120,00*

Inscrições: [email protected]

*Todo o investimento no curso será revertido para as ações comunitárias desenvolvidas pelo Cirandar. 

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA (27/3):

– Introdução aos questionamentos sobre poesia e canção.

– Princípios formais do poema: teoria, exemplos.

– Princípios formais da canção: teoria, exemplos.

TERÇA (28/3):

– Poetas que não fazem canção: João Cabral, Drummond e Bandeira. 

QUARTA (29/3):

– Cancionistas que não fazem poema: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola.

QUINTA (30/3):

– Poetas que fazem canção: Vinícius de Moraes, Paulo Leminski.

– Cancionistas que fazem poema: John Cage, Arnaldo Antunes

SEXTA (31/3):

– Retomada da questão a partir de outras abordagens téoricas: Paul Zumthor e Luis Tatit. 

Guto Leite é linguista pela Unicamp, especialista, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, onde leciona essa mesma matéria desde 2012, primeiramente como professor substituto e agora como professor concursado. Como professor, tem vasta produção bibliográfica, com destaque para a organização de O alcance da canção (Arquipélago Editorial, RS, 2016) e para as notas de uma edição recente de Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade (L&PM, RS, 2016). Poeta autor de cinco livros: Reflexos (FEME, MG, 2000), Sintaxe da última hora (Scortecci, SP, 2005), Poemas lançados fora (7 Letras, RJ, 2006), Zero um (7 Letras, RJ, 2008 – indicado ao Prêmio Açorianos na categoria Poesia) e entrechos ou valas do silêncio (Editora da Cidade, RS, 2013 – vencedor do Prêmio Açorianos na categoria Criação Literária). Está presente em diversas coletâneas no Brasil decorrentes de concursos literários. Compositor popular autor de dois discos de canções autorais: Brique (2015) e dez canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo (2016), ambos independentes. Gravado também por diversos artistas como Âmago trio e Mônica Salmaso, Casa 7, Carol Ladeira, Duo VIPI, Telecoteco, dentre outros. Presença constante em festivais literários como convidado, participante, mediador ou organizador, em especial da Festipoa Literária, com a qual se envolve desde 2011. Participou da edição 2013 do Sesc Mais Leitura, dando mais de 40 palestras em escolas públicas pelo interior do estado do Rio Grande do Sul.

cançãoCirandardestaqueGuto Leiteliteraturanão governamentalONGpoesiaPorto AlegreTerceiro Setor