Com obras de Mozart e Haydn, Domingo Clássico Juvenil será no dia 7 de maio, às 19h, com entrada franca
No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra recebe Olinda Allessandrini – uma das mais importantes pianistas da atualidade. Sob regência de Tiago Flores, o concerto dedicado ao período Clássico terá obras de Mozart e Haydn – dois dos maiores nomes da história da música erudita ocidental. A apresentação será no dia 7 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
A solista sobe ao palco logo na primeira música: Concerto para Piano e Orquestra em Lá M- K 414, de Mozart. A obra integra o conjunto de 27 concertos para piano e orquestra escritos por Mozart entre os anos de 1767 e 1791. O compositor é o criador deste gênero musical, que ele leva à perfeição. Para Olinda Allessandrini, esta peça assume posição de destaque entre as obras de Mozart, “por seu lirismo e pela rica textura melódica”.
Na segunda parte do programa, a Orquestra executa a Sinfonia nº 49 – “La Passione”, de Haydn. Conhecido como o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, Hydn compôs a obra em 1768, sob o espírito do Sturm und Drang (“Tempestade e Ímpeto”) – movimento inicialmente literário (com Goethe e Schiller, entre outros) e mais tarde também musical, associado às sonoridades escuras e a mudanças bruscas de ambiente. A sinfonia é inspirada pela Paixão de Cristo.
O concerto também terá a abertura da ópera La finta Giardiniera (A falsa jardineira, em português), de Mozart.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
Data: Domingo (7/5)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.
PROGRAMA
Solista: Olinda Alessandrini (piano)
Regência: Tiago Flores