Primeiro concerto do ano será no domingo (7/4) e terá programa dedicado ao período Romântico
No dia 7 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há 16 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Para a apresentação de abertura da temporada 2019, omaestro Tiago Flores escolheu um repertório dedicado ao período Romântico, com obras de Johannes Brahmse Felix Mendelssohn-Bartholdy.
O concerto será divido em duas partes. Na primeira, a Orquestra executa Sexteto nº 1, Op. 18, de Brahms. Escrito entre 1858 e 1860 (na passagem da juventude para a fase de consolidação de Brahms como compositor), o sexteto é uma obra fresca, colorida e alegre, mas também de grande força vital. Composto de quatro movimentos, foi escrito originalmente para dois violinos, duas violas e dois violoncelos e exige muita técnica dos instrumentistas. Com algumas pequenas adaptações esta obra será executada por 17 instrumentistas.
Na segunda parte, será apresentado Sinfonia para cordas nº 9, composta em 1823, quando Mendelssohn tinha 14 anos de idade. A obra é bastante influenciada pelo estilo Clássico, dominado com mestria pelo compositor, e é dividida na tradicional forma de quatro movimentos.
TEMPORADA 2019 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo Clássico, Concertos Populares e Concertos Didáticos.
Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional, como Guido Sant’ana – violinista de 14 anos reconhecido internacionalmente; Daniel Castilhos (acordeon), Alexandre Razera (viola), Thiago Colombo (violão) e Martin Sued (Bandoneon), entre outros. Entre os destaques desta série, estão Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra, de Piazzola; Concerto para violino e orquestra nº 5, de Mozart; Arpeggione, de Schubert; e Noite Transfigurada, de Shoenberg – além dos já tradicionais programas dedicados a Vivaldi e J.S. Bach. Ainda dentro desta série, a Orquestra está preparando dois espetáculos inéditos: Divas do Pop, com músicas de cantoras como Amy Winehouse, Lady Gaga, Madonna, Cyndi Lauper e Adele, interpretadas pelo Vocal TAKT; e um concerto com músicas de compositores como David Bowie, Elton John, George Harrison e Freddie Mercury.
Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará o show “Beatles Magical Classical Tour” (vencedor do prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), no Theatro São Pedro; Clássicos do Rock Gaúcho, no Araújo Vianna; e Orquestra da Ulbra Toca Raul, em Santa Maria (RS). Também haverá concertos com artistas consagrados como Frejat, Hique Gomeze Renato Borghetti; Edinho Santa Cruz, Luiz Marencoe Ernesto Fagundes.
A Orquestra da Ulbratambém dará continuidade aos Concertos Didáticos, para crianças de escolas públicas do interior do RS. Estão previstos concertos nas cidades de São Jeronimo e Campo Bom, promovidos por meio de doações de pessoas físicas, através de financiamento da Lei Rouanet.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |ABERTURA DA TEMPORADA 2019
DOMINGO CLÁSSICO
Data:Domingo (7/4)
Horário:19h
Local:Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
PROGRAMA
Johannes Brahms: Sexteto nº 1, Op. 18
Felix Mendelssohn-Bartholdy: Sinfonia para cordas nº 9
REGÊNCIA: Tiago Flores