Apresentação de final de semestre ocorre no sábado (13/7) com a participação de 150 crianças
Texto: Thaís Bueno Seganfredo, para Dona Flor Comunicação
Crianças e adolescentes da Vila Pinto, em Porto Alegre, serão protagonistas de um espetáculo repleto de novos talentos e instrumentos musicais no sábado (13/7). Alunos do projeto social Ouviravida, os jovens vão mostrar à comunidade as músicas que trabalharam durante o semestre nas modalidades flauta doce, canto, percussão e prática de conjunto. A apresentação ocorre na Paróquia Nossa Sra Mãe do Perpétuo Socorro (CEFER 2, R. Um , nº 140), no bairro Jardim Carvalho, às 16h, e é aberta ao público.
Como parte do projeto pedagógico, o repertório foi pensado com foco nas compositoras mulheres da Música Popular Brasileira. Músicas de Joyce, Marisa Monte e Negra Jaque foram escolhidas para compor a programação. O espetáculo traz ainda referências da música popular gaúcha, como Giba Giba e o ritmo maçambique, além de clássicos brasileiros.
O Ouviravida oferece aulas gratuitas para 200 jovens, sempre no turno inverso ao da escola, com o objetivo de promover a educação musical popular e trabalhar a autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, integram o projeto jovens da Associação Missionária Centro São José e da Associação Missionária Perpétua Socorro. O projeto foi idealizado pelo maestro Tiago Flores e já atendeu mais de mil crianças.
A iniciativa conta com o patrocínio máster da Dufrio, patrocínio do BRDE, apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS, e parceria da Cedica (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) – SDSTJDH – Governo do Estado do RS, com do Ministério da Cidadania e do Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Outro incentivo fundamental para o projeto vem por meio de doações dos moradores de Porto Alegre e região metropolitana. O Ouviravida segue recebendo instrumentos musicais em bom estado, que possibilitam a ampliação das aulas. Para ajudar, basta entrar em contato pela página do Facebook: www.facebook.com/ouviravida
Sobre o Ouviravida
O Ouviravida – Educação Musical Popular foi idealizado em 1999 pelo maestro Tiago Flores e tem a coordenação pedagógica de Nisiane Franklin. Após o encerramento das atividades em 2007 por falta de apoio, o projeto retomou as aulas 10 anos depois, com o apoio da Dufrio. Desde que foi fundado, já atendeu mais de mil crianças e jovens. O objetivo do projeto é promover o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além de Porto Alegre, o Ouviravida já atuou em Alvorada (Umbu) e Gravataí (Morada do Vale -Fase III).
Serviço
Apresentação de fim de semestre do Ouviravida
Data: 13/07/19
Horário: 16h
Local: Paróquia Nossa Sra Mãe do Perpétuo Socorro (CEFER 2, R. Um , nº 140 – Jardim Carvalho, Porto Alegre – RS).
Ministério da Cidadania apresenta: Projeto OUVIRAVIDA – Educação Musical Popular 2019. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: DUFRIO, patrocínio do BRDE, Apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS, Parceria: CEDICA – SDSTJDH – Governo do Estado do RS. Realização MINISTÉRIO DA CIDADANIA e Pátria Amada Brasil Governo Federal