Música contemporânea no próximo Concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA

Publicado em: 02/11/2012

Penúltimo concerto do ano da temporada Domingos Clássicos Juvenil ocorre neste domingo (11/11) e traz obras dos compositores Ferenc Farkas (1905 – 2000), Yasushi Akutagawa (1925 – 1989), Dimitri Cervo (1968) e Ernest Bloch (1880 – 1959)

No próximo domingo (11/11), a Orquestra de Câmara da ULBRA apresenta o penúltimo concerto de 2012, da temporada Domingos Clássicos Juvenil. O programa, desta vez, traz obras dos compositores contemporâneos Ferenc Farkas (Hungria), Yasushi Akutagawa (Japão), Ernest Bloch (Suíça) e Dimitri Cervo, gaúcho de Santa Maria. Sob a regência de Tiago Flores, o espetáculo ocorre às 19h, na Sala de Concertos da Associação Leopoldina Juvenil, com participação do pianista André Loss. Como ingressos, serão aceitas doações para o Lar Emanuel, dentro da proposta do Juvenil Solidário. 

O concerto inicia com Piccola Musica di Concerto, de Farkas. A peça revive a prática de tocar música em casas como as que eram de costume no tempo de Haydn – seu título original, “Small domestic music”, destaca justamente este aspecto. A composição, dividida em quatro movimentos, foi escrita em 1961, e é executada com frequência em salas de concertos pela Europa, América, África e Áustria.

Em seguida, a Orquestra executa Triptyque, de Akutagawa. Filho de um dois principais escritores japoneses da primeira metade do século, Ryunosuke Akutagawa, o compositor é reconhecido pelo papel importante que desempenhou no intercâmbio musical entre o Japão e a União Soviética, sendo o único compositor japonês a ter sua música publicada oficialmente na ex URSS. Em 1990, um ano após sua morte, foi criado o Prêmio Akutagawa Composição, em sua memória.

Após um intervalo, André Loss sobe ao palco para executar Uguabê – para Orquestra de Cordas e Piano, de Dimitri Cervo. A música é a oitava obra Série Brasil 2000, um conjunto para diversas forças instrumentais, onde o compositor mescla elementos da música brasileira com feições estéticas do Minimalismo. Dividida em três seções, todas rápidas, alude a certos procedimentos do barroco, já que em alguns trechos o piano solista tem uma função similar a de um baixo contínuo. A obra de Cervo teve sua primeira audição com o próprio compositor ao piano e a Orquestra de Câmara da ULBRA em 2008, sob regência de Tiago Flores. Depois disso foi reapresentada em diversas oportunidades, como em 2011 em Manaus, a Orquestra de Câmara do Amazonas.

O espetáculo encerra com Concerto Grosso, de Ernest Bloch. Escrita após a Segunda Guerra Mundial, a obra tem estilo mais variado, embora essencialmente romântico e mostra um interesse pelo neo-classicismo, porém com linguagem harmônica romântica e forma com características barrocas. Bloch nasceu em Genebra mas obteve cidadania norte americana, em 1924. Conhecido principalmente pela sua ópera Macbeth (1910), o compositor tem forte influência da escola germânica de Richard Strauss e do impressionismo de Claude Debussy, além de peças que recorrem à música litúrgica e judaica.

SERVIÇO:

O que: 7º Concerto da Temporada – Domingos Clássicos Juvenil – NOVEMBRO
Data: Domingo, 11 de novembro de 2012
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento)
Horário: 19h
Entrada: doações

Produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis exceto sal, brinquedos novos ou em bom estado, cobertores ou roupas que serão doados ao Lar Emanuel, dentro da proposta do Juvenil Solidário.

PROGRAMA

Ferenc Farkas (1905 – 2000) – Piccola Musica di Concerto

Yasushi Akutagawa (1925 – 1989) – Triptyque

INTERVALO

Dimitri Cervo (1968) – Uguabê – para Orquestra de Cordas e Piano

Ernest Bloch (1880 – 1959) – Concerto Grosso – para Orquestra de Cordas e Piano Obbligato

ANDRÉ LOSS – PIANO

 TIAGO FLORES – REGÊNCIA

 

Dimitri CervoDomingo Clássico JuvenilOrquestra de Câmara da ULBRATiago Flores