Colaboradores do Centro Social Marista Santa Isabel estão produzindo cerca de 400 pães por semana, além de sabão em barra e máscaras feitas de TNT para distribuição entre as famílias da região
Com as atividades suspensas desde o dia 17 de março, em função do Coronavírus, o Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi), localizado na Vila Safira Nova, no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, está mobilizado unindo esforços para ajudar a comunidade carente da região.
O local, que atendia mais de 400 pessoas por dia, entre crianças, jovens, adultos e idosos é uma referência para a comunidade. Oferece suporte com psicólogo e assistência social, além de acolher os educandos no turno inverso ao da escola, oferecer cursos profissionalizantes como padaria, confeitaria e artesanato, e fornecer alimentação a todos os atendidos.
Na tentativa de seguir prestando auxílio para as famílias da região, os educadores do Centro Social estão produzindo pães, barras de sabão e máscaras de TNT para a distribuição na comunidade. Semanalmente, são produzidos 400 pães na padaria do Centro. As fornadas saem duas vezes por semana, nas terças e sextas; e as famílias retiram o alimento no local, entre 14h e 16h.
“A gente resolveu não ficar indiferente ao que eles estão passando e estamos tentando ajudar de alguma forma. O pão é uma ajuda às famílias que estão, em sua grande parte, passando por dificuldades e dependem de outras pessoas”, explica Carla da Silveira, coordenadora do Cemasi.
Os insumos para a produção dos pães são provenientes de doações. “Empresas parceiras, além dos nossos colegas da Rede Marista e pessoas dos mais diversos lugares estão se engajando na causa”, conta.
E, como forma de incentivar as famílias a manterem os hábitos de higiene tão fundamentais nesse momento, o Centro está produzindo e distribuindo sabão em barra, confeccionado a partir de óleo de cozinha. As entregas ocorrem no mesmo dia dos pães.
Além disso, a equipe do artesanato do Cemasi está produzindo máscaras de TNT. “Nós levamos as máquinas de costura na casa das colaboradoras para elas não terem que ir até o centro”, explica Carla. Até agora, já foram distribuídas mais de 300 máscaras para os moradores.
O Cemasi também está dando orientações às famílias sobre higiene das mãos e sobre o uso das máscaras. As informações são repassadas pessoalmente, sempre que as famílias se dirigem ao local. Outra iniciativa neste sentido, que deverá ser implementada nos próximos dias, é um carro de som. “Estamos organizando a gravação de uma mensagem para transmitir por meio de um carro de som, que irá circular pelas ruas da comunidade”, revela Carla.
Apesar de estar com as portas fechadas, o Cemasi segue realizando os atendimentos com psicóloga e assistente social três vezes por semana. Atualmente, são atendidas mais de 80 pessoas por dia. “A questão toda é não perdermos a audácia de São Marcelino Champagnat e ter coragem agir nesse contexto que está se apresentando para a gente”, acredita Carla.
A Rede Marista lançou a campanha Ação Comunidades, que convida as pessoas a ajudarem com doação de alimentos, materiais de higiene ou em dinheiro. As entregas podem ser feitas nas unidades da Rede Marista. Saiba mais aqui.
O Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) está localizado na região nordeste de Porto Alegre, na vila Safira Nova, no bairro Mario Quintana – região de vulnerabilidade social, com altos índices de criminalidade e violência, além de um dos piores indicadores relativos ao Índice de Desenvolvimento Humano do Munícipio.
Parceria entre as Irmãs Franciscanas e os Irmãos Maristas, o Cemasi é referência na comunidade em que está inserido. Integra a rede conveniada da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A unidade atende, ao todo, cerca de 400 pessoas, incluindo crianças e jovens a partir de 6 anos de idade, que frequentam o local no turno inverso ao da escola, além de adultos e idosos. Oferece Curso Básico de Padaria e Confeitaria, além de artesanato.
A atuação das Unidades Sociais da Rede Marista é dedicada especialmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio de uma pedagogia baseada em afeto e solidariedade, proporciona-se novas oportunidades e perspectivas de futuro, transformando a vida de todos os que passam pelos espaços. São cerca de 6 mil atendimentos gratuitos diariamente.
A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e em Brasília. A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde.
A Dona Flor Comunicação é a responsável pela assessoria de imprensa das Unidades Sociais da Rede Marista. Confira todas as notícias já publicadas.