Na próxima quarta-feira (2/10), o projeto Som no Salão recebe o Grupo Aquarela, que une música e teatro num trabalho lúdico voltado ao público infantil. Mais de 2,5 mil alunos já estão inscritos para assistir ao espetáculo, destinado a escolas municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre
Em seu segundo espetáculo, chamado “Nessa Festa tem Bagunça!”, o Grupo Aquarela, explora a leveza e a ingenuidade da infância como pano de fundo, montando um show musical, repleto de influências teatrais, brincadeiras e participação do público.
As canções autorais expressam valores como a solidariedade, coragem e a amizade e estimulam a experimentar a vida com a simplicidade e a alegria, típicas das crianças. O show conta ainda com cenário e figurinos coloridos, brinquedos espalhados pelo palco, que se transformam em instrumentos musicais, e desenhos animados projetados em um telão mágico.
Ainda dentro da programação do projeto “Som no Salão”, o Grupo Aquarela, em parceria com o Salão de Atos da UFRGS, durante o mês de setembro estará organizando ensaios e oficinas abertas que contarão com a participação das escolas e entidades previamente escritas para o show do dia 2 de outubro. Tais encontros cumprem o objetivo de estimular a musicalidade e a criatividade das crianças, além de aproxima-las dos músicos visto, que o Grupo Aquarela aproveitará a oportunidade de se apresentar no palco do Salão de Atos da UFRGS para gravar seu primeiro DVD, além de lançar oficialmente seu CD “Música de Imaginar” baseado no primeiro espetáculo.
O espetáculo ocorre em duas sessões nesta quarta-feira (2/10): às 14h e às 16h no Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110). As apresentações são destinadas a alunos de escolas municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre. As inscrições já estão esgotadas – mais de 2,5 mil crianças estão inscritas.
O primeiro espetáculo do Grupo Aquarela “Música de Imaginar”, em pouco mais de um ano de estrada, foi assistido por cerca de 12 mil crianças em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Participou também de importantes projetos culturais e festivais, como o Porto Alegre em Cena, Teatro a Mil, do SESC RS, e Crescendo com Arte, do SESI RS.
Som no Salão
Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Som no Salão está em sua terceira edição e tem o objetivo de promover a acessibilidade e firmar uma ação cultural para o Salão de Atos da UFRGS, de acordo com a política cultural da Universidade. Por meio de um edital, são selecionados projetos musicais para utilizarem o espaço do Salão de Atos da UFRGS em apresentações gratuitas. O projeto oferece toda a estrutura de palco, incluindo sonorização e iluminação, além um material audiovisual do espetáculo e assessoria do show.
Desde que foi lançado, o Som no Salão já disponibilizou o palco do Salão de Atos para três lançamentos de CDs: Funkalister, (junho de 2013), Bandinha Di Da Dó (em 2012) e Capitão Rodrigo (2011). Além disso, já participaram do projeto artistas como Caio Martinez e Rafael Ferrari e as bandas Fruet & Os Cozinheiros, Serrote Preto, Zamba Ben, Nenung & O Projeto Dragão.
Ficha Técnica:
Direção: Totonho Lisboa e Grupo Aquarela
Fredi Bessa – Voz, violão, Guitarra
Clarissa Mombelli – Voz, violão, escaleta
Pedro Matz – Bateria, percussão
Tiago Teimoso – Contrabaixo, apitos
Fredi Bessa
Jazz Produtora / Grupo Aquarela / Sargento Malagueta
51 3091 6214 / 9968 9393