Programa Jovem Aprendiz: jovens de 14 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever em cursos técnicos gratuitos com foco em qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho
O Polo Marista de Formação Tecnológica, localizado no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, está com vagas abertas para o Programa Jovem Aprendiz. Jovens de 14 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever gratuitamente nos cursos profissionalizantes que visam a inserção no mercado de trabalho. São cinco cursos oferecidos: assistente administrativo, assistente administrativo hospitalar, eletrônica, suporte e manutenção de TI, operador de computador e turismo ecológico.
O foco são os moradores dos bairros das regiões Norte e Nordeste de Porto Alegre e também do bairro Arquipélago (para o curso de turismo ecológico). As inscrições para quem é das regiões Norte e Nordeste podem ser feitas pelo telefone 51 3086 2300 ou pelo site https://bit.ly/JovemAprendizPoloMarista. Já para quem é do bairro Arquipélago, as inscrições podem ser feitas neste site: https://bit.ly/InscricaoTurismoEcologico. Não há limite de vagas.
O programa é realizado em parceria com empresas cotizadoras. Há duas modalidades de formação: ambiente simulado (12 meses de aula no Polo Marista) e o modelo híbrido (6 meses com aulas teóricas no Polo Marista e 6 meses com a parte prática na empresa contratante). O tempo de duração do curso é de um ano, período que permite promover o desenvolvimento integral do jovem, para que ele saia integralmente pronto para atuar no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas parcerias do projeto são Hospital São Lucas da PUCRS, SLC Agrícola, Uniodonto e Associação Antônio Vieira (Asav) e Banrisul.
Anualmente, o programa atende cerca de 300 jovens. Neste ano, 84 jovens se matricularam no Jovem Aprendiz, mesmo em meio à pandemia. Destes, 10 jovens foram efetivados nas empresas, sendo 2 deles PCDs.
O Polo Marista de Formação Tecnológica compreende um espaço de desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental. No complexo, construído com o apoio de inúmeros parceiros, são desenvolvidos diversos projetos de protagonismo e emancipação de jovens e adultos da comunidade do bairro Mario Quintana, região com o menor índice de desenvolvimento humano de Porto Alegre.
Desde 2006, o Polo soma desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental, por meio de iniciativas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. Atua como referência nacional em intervenções sociais por meio de acesso, pesquisa e desenvolvimento de novas formas de tecnologias.
A Dona Flor Comunicação é responsável pela Assessoria de Imprensa das Unidades Sociais da Rede Marista. Confira todas as notícias que já publicamos.