Nesta segunda-feira (22/2) estreou a série Empreender na Comunicação, da jornalista Rapha Dona Flor. Com o objetivo de compartilhar experiências, erros e acertos dos profissionais que resolveram abrir um negócio na área, a série marca os 10 anos da Dona Flor Comunicação, agência fundada por Rapha em 2011.
No primeiro episódio, a jornalista conversa com Alvaro Andrade, da Alvaro Multimedia. Gaúcho, Alvaro atuou como repórter nos principais veículos da imprensa do Rio Grande do Sul e hoje vive em Barcelona, na Espanha, onde atua em sua empresa de audiovisual.
No bate-papo, ele conta como foi o processo da formalização do freela – momento em que ele deixou de se entender como um profissional autônomo e passou a se enxergar como uma empresa. Fala também sobre os motivos que o levaram a empreender e os principais desafios. Confira:
Alvaro Andrade assina a edição de todos os vídeos da série Empreender na Comunicação. O conteúdo é exibido quinzenalmente no canal da Dona Flor no YouTube e também no IGTV de Rapha Dona Flor. O próximo episódio vai ao ar no dia 8 de março.
Alvaro Andrade, 36 anos, é graduado em Jornalismo pela Ulbra (2011) e produtor de conteúdo multimídia (entre eles, a série Vidas Musicadas, feita em parceria com a Dona Flor Comunicação para o projeto Ouviravida). Teve experiências como repórter e como coordenador de produção em rádio e TV em Porto Alegre, tradutor e editor em Montevideo, além de produções como freelancer para Agência Estado, Associeted Press, Correio do Povo e Intercept Brasil. Atualmente, trabalha como videomaker em Barcelona e é autor do projeto fotográfico Balcones en Cuarentena.
Se tem uma coisa que nos encanta é descobrir e contar histórias. A gente vibra quando identifica uma iniciativa que tem potencial para se tornar uma pauta. Trabalhamos criando narrativas de empresas, marcas ou projetos. A nossa intenção é fazer com que essas narrativas se tornem conhecidas. Foi com esse propósito que surgiu a Dona Flor Comunicação, em 2011, fundada pela jornalista Raphaela Donaduce Flores. Nós acreditamos na força da narrativa e na importância da comunicação para a construção de relacionamento entre as marcas e os seus públicos. Conheça nossa história.