O 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, festival que em 2021 completa 18 anos de existência, divulga sua equipe de comunicação. O time, coordenado pela jornalista Bruna Paulin, conta com equipe formada por 13 profissionais e empresas, que estão desde janeiro trabalhando nesta edição especial do evento, que ocorre de 10 a 15 de abril em formato totalmente on-line e gratuito.
Além de Bruna, que integra a equipe do festival desde 2013, estão as jornalistas Tatiana Cruz (editora de conteúdo), Rapha Dona Flor (assessoria de imprensa) e Luiza Piffero (reportagem). Somam-se ao time a escritora Clara Corleone, a estudante do curso Rádio, TV e Internet na Universidade Federal de Juiz de Fora, Ana Julia Silvino, a produtora Desmanche Filmes e os artistas visuais Leticia Lopes e Paulo Lange, que assinam a arte deste ano. A vinheta é assinada pela artista Kamyla Belli, o site da Pomo Estúdio, e o filtro para Instagram do festival, que será lançado nos próximos dias, é da Berro Motion.
O festival divulgou essa semana os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil do evento. Do total de 395 inscritos, 31 obras foram escolhidas para integrar a principal mostra da programação. Foram mais de 144 horas de material avaliadas e selecionadas pelo time de curadores formado por Dirnei Prates, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Vinícius Lopes.
Este ano, por conta do formato on-line, a organização do evento criou uma novidade para a Mostra Competitiva Brasil: o Caderno de Artista. A novidade estará em diversos conteúdos que serão construídos em parceria com cada um dos selecionados, que estarão disponíveis em um ambiente digital criado para cada participante. “Estamos propondo aos selecionados que escolham outra obra audiovisual que entre em diálogo com seu trabalho, para estar em exibição com seu filme no festival. Esta obra escolhida pelo artista não estará na Mostra Competitiva Brasil, mas ela fará parte do que chamamos de Caderno de Artista, uma área no site que reunirá, além do filme selecionado, a obra que dialoga com o trabalho em competição, entrevistas, informações e outras imagens, convidando o público a ter uma maior compreensão do universo de cada realizador”, declara a diretora do festival, Jaqueline Beltrame.
O júri desta edição será divulgado em breve, assim como outras duas mostras não-competitivas e o restante da programação, que inclui projeções urbanas, debates, seminário “Pensar a Imagem” e oficinas. As obras serão exibidas gratuitamente através do site ao longo dos seis dias de festival, com coordenação de programação de Ramiro Azevedo.
O 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo, Gustavo Spolidoro e Alisson Avila). Projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020. Mais informações, acesse: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/