Conteúdo ministrado por Nise Franklin estará disponível a partir desta terça (30/3) e é voltado para professores e alunos da rede pública interessados em usar a música no ambiente de ensino
A professora Nise Franklin, coordenadora pedagógica do projeto Ouviravida – Educação Musical Popular ministra a oficina Música e Educação: possibilidades de ensino e aprendizagem.Com três módulos, a oficina lançará o conteúdo semanalmente, nas terças-feiras, a partir do dia 30/03, gratuitamente pelo canal do YouTube do Ouviravida. O primeiro módulo já está disponível:
O objetivo do curso é contribuir com a formação de professores, de alunos e alunas do ensino público e de pessoas interessadas em usar a música em ambientes de educação. O Módulo 1 será sobre Apreciação Musical e suas possibilidades pedagógicas. O módulo 2 explora a Execução Musical; e o módulo 3 aborda a composição/criação e improvisação musicais.
Em cada um desses módulos, o conteúdo é apresentado de forma acessível e com exemplos práticos musicais. Também propõem atividades e reflexões para serem desenvolvidas em ambiente escolar, sempre pensando no coletivo. “É um material que auxiliará o professor a incluir a música no seu planejamento de forma bastante criativa, questionadora, reflexiva e divertida”, comenta Nise Franklin.
30/03 – Módulo 1 – Apreciação Musical
06/04 – Módulo 2 – Execução Musical
13/04 – Módulo 3 – Composição/criação e improvisação musicais.
Além de disponibilizar o conteúdo do curso pelo YouTube, quem quiser tirar dúvidas ou aprofundar algum ponto, poderá participar de um encontro virtual com a professora Nise Franklin, pela plataforma Google Meets, no dia 16/4, sexta-feiraàs 19h.Para participar é necessária inscrição prévia pelo link: http://bit.ly/oficina_ouviravida. Ao todo, são 140 vagasdisponíveis.
Mestre em Educação Musical (UFRGS) e graduada em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música (UFRGS), NiseFranklinfoi professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Metodista do Sul IPA de 2007 a dez de 2020. No Projeto Ouviravida- educação musical popular, é Coordenadora Pedagógica. Integra o grupo PITOCANDO, um espetáculo de música para bebês e crianças, e o coletivo musical CIRANDÔ. Foi diretora do Conservatório Pablo Komlós, Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre 2013 e 2015. Ministra cursos de formação para professores no projeto Concertos Didáticos da Orquestra da ULBRA. Também é professora de piano, teoria e percepção, musicalização e prática de conjunto.
Projeto social que promove o ensino gratuito de música em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica, trabalhando a autoestima e a cidadania das crianças. Idealizado pelo maestro Tiago Flores, o Ouviravida atende crianças e jovens da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, com aulas de gratuitas de percussão, canto, flauta doce e prática de conjunto, no turno inverso ao da escola. Região de vulnerabilidade social, a Vila Pinto possui altos índices de violência, criminalidade e homicídios, problemas ambientais e sociais, comunidade em situação de risco, ocupação irregular de área, dificuldades de infraestrutura, saneamento, desemprego e exclusão social.
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio master: DUFRIO, TKE e DLL
Patrocínio: Alibem e Docile
Financiamento Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RS
Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil