Orquestra de Câmara da Ulbra retoma programação de concertos

Publicado em: 19/07/2021

Desde 2019 sem se apresentar por conta da pandemia, a Orquestra de Câmara da Ulbra retorna ao palco com a série Domingo Clássico, no dia 1 de agosto, em concerto comemorativo aos seus 25 anos

 

Depois de um ano e meio sem se apresentar por conta da pandemia, a Orquestra de Câmara da Ulbra retoma a programação de concertos com a tradicional série Domingo Clássico, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). O primeiro espetáculo do ano será no dia 1 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra. Desta vez, a apresentação poderá ser conferida presencialmente somente paraconvidados, que são basicamente os apoiadores da Orquestra. “Hoje, nós contamos com 120 apoiadores pessoas físicas, que contribuem utilizando parte do Imposto de Renda para a manutenção do grupo. Neste primeiro concerto, por questões de segurança em função da pandemia, faremos presencialmente somente para essas pessoas. Mas a nossa intenção é abrir ao público a partir de setembro, com a capacidade reduzida a um terço da ocupação do Salão Leopoldina”, explica o maestro Tiago Flores. Até o final do ano, serão realizados cinco concertos desta série, sempre aos domingos, às 19h, nos dias 1/8, 12/9, 17/10, 7/11 e 5/12.

 

A retomada da programação marca também o aniversário de 25 anos da Orquestra, fundada em 1996 por Flores. “É um momento muito especial e está sendo muito emocionante voltar a tocar e ensaiar junto depois de tanto tempo”, comenta o maestro. Outra novidade é que, ainda neste ano, a Orquestra realizará pelo menos oito Concertos Didáticos para escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre a partir de outubro. Já os Concertos Populares devem ser retomados em 2022. “Esses dependem de bilheteria e não podemos arriscar agora, sem patrocínio. Mas já estamos reservando agenda no Araújo Vianna para o ano que vem e teremos boas surpresas para o público”, adian ta Flores.

 

DOMINGO CLÁSSICO DE AGOSTO

O concerto do dia 1/8 terá obras de compositores russos e ingleses. A apresentação começa com Serenata para cordas, de Vasily Kalinnikov (1866-1901), conhecido por sua vasta obra com características do folclore russo. Em seguida, a Orquestra executa Variações sobre um Tema Folclórico Russo, ainda inédita para o grupo. “Essa peça é interessante, pois nunca foi tocada pela Orquestra antes. São dez variações em cima de um tema folclórico russo, cada uma com um compositor diferente”, comenta Flores. Na sequencia do programa, tem o Quarteto nº 1, de Sergei Rachmaninov (1873-1943),compositor, pianista e maestro russo e um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico.

 

Na segunda parte do programa, dois compositores ingleses: John Rutter (1945), com Suite para cordas; e Benjamin Britten (1913-1976), com Simple Symphony– uma das obras dele mais executada no mundo.

 

SERVIÇO

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – DOMINGO CLÁSSICO

CONCERTO COMEMORATIVO AOS 25 ANOS DA ORQUESTRA

Data: Domingo (1/8)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil – apresentação presencial exclusivamente para convidados.

Transmissão ao vivo na íntegra pelo Canal da Orquestra no YouTube

– Gratuito –

 

PROGRAMA DO CONCERTO

 

Vasily Kalinnikov (1866-1901): Serenata para cordas

– Andantino

 

Variations on a Russian Folk Song  

1- Tema – Adagio

2- Variação I – Allegretto: Artsbyuschev

3 – Variação II – Allegretto – Alexander Scriabin

4- Variação III – Andantino – Alexander Glasunov

5 – Variação IV – Allegro – Rimski-Korsakov

6 – Variação V – Canon – Adagio – Anatoli Lyadov

7 – Variação VI – Allegretto – Joseph Vitols

8- Variação VII – Allegro – Felix Blumenfeld

9- Variação VIII – Andante cantabile – Victor Ewald

10- Variação IX – Fugato –  Allegro – Alexander Winkler

11 – Variação X -Finale –  Allegro – Nikolai Sokolov

 

Sergei Rachmaninov (1873-1943): Quarteto nº 1

– Romance

– Scherzo

 

John Rutter (1945): Suite para cordas

I – A-Roving – Vivace

II – I have a bonnet trtmmed with blue – Allegretto comodo e grazioso

III – O waly waly – Andante expressivo

IV – Dashing away – Presto

 

Benjamin Britten (1913-1976): Simple Symphony

I – Boisterous bourrée – Allegro ritmico

II – Playful pizzicato – Presto possibile pizzicato sempre

III – Sentimental saraband – Poco lento e pesante

IV – Frolicsome finale – Prestissimo con fuoco

 

Regência: Tiago Flores

 

A Dona Flor Comunicação é responsável pela assessoria de imprensa da Orquestra de Câmara da Ulbra. Confira outras notícias já publicadas.

Concertos didáticosConcertos PopularesDomingo ClássicoOrquestra ULBRATiago Flores