Oficina gratuita de palhaçaria está com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada, a partir dos 16 anos de idade. Pacientes do Hospital Presidente Vargas receberão visitas
Nos dias 11 e 12 de novembro, o Projeto Médicos do Sorriso realizará uma oficina gratuita de palhaçaria na cidade de Porto Alegre (RS). A iniciativa é aberta para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer as técnicas e a cultura do Clown (palhaço), e desenvolver habilidades para promover sorrisos. Quem irá ministrar são dois integrantes do grupo: Fábio e Luciana.
“O ofício do Clown reside na liberdade de se permitir ser o que verdadeiramente se é; de fazer os outros se espelharem e rirem de si mesmos, na confiança de estar rindo do palhaço. E isso, requer uma grande coragem. É um exercício de generosidade e risco, às vezes difícil, penoso e doloroso, mas, ao mesmo tempo, libertador. A nossa proposta é iniciar os participantes nesta prática, convidando a mergulharem em suas próprias contradições, no medo de se expor e abraçarem a sua criança interior”, explica Davi de Souza, diretor e idealizador do projeto Médicos do Sorriso.
A oficina será no Estúdio Stravaganza (R. Olinto de Oliveira, 64, Porto Alegre – RS), sendo no Sábado das 9h às 12h, das 13h30 às 16:30h e das 17h às 20h e Domingo das 10h às 12h, das 13h30 às 16h30 e das 17h às 19h.
As inscrições podem ser feitas pelo link abre.ai/medicosdosorrisoemportoalegre ou pelo Instagram @medicosdosorriso. São 20 vagas disponíveis para maiores de 16 anos.
O Projeto Médicos do Sorriso também contempla visitas a pacientes do Hospital Presidente Vargas (Av. Independência, 661 – Independência, Porto Alegre – RS), nos setores de pediatria, emergência e área da mulher, durante seis meses, entre novembro de 2023 e abril de 2024. As cidades de Montenegro, Caxias do Sul, Horizontina e Santa Rosa também estão na rota da iniciativa.
Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa conta com patrocínio da John Deere, coordenação geral do Médicos do Sorriso e Produção Executiva da Amora Produções Culturais.
Nascido em 2004, em um hospital de Caxias do Sul, o Grupo Médicos do Sorriso, sob direção de Davi de Souza, começou a traçar a sua história. Após dois anos de organização, expectativa e aprimoramento, os primeiros atendimentos começaram, de segunda à sexta-feira; manhã e tarde, com turnos de três horas cada.
Na mesma época, este projeto, até então pioneiro no Rio Grande do Sul, começou a viajar por diversas cidades do RS, mostrando o sucesso de sua aplicação, no que tange à humanização do ambiente hospitalar.
As atuações do Grupo têm beneficiado milhares de pessoas. Só neste ano, está possibilitando que os Hospitais das cidades de Porto Alegre, Flores da Cunha, Farroupilha, Veranópolis, Montenegro, São Leopoldo, Canela e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, recebam visitas semanais dos artistas, sendo mais de 15 mil pessoas impactadas diretamente.