Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas de Porto Alegre

Publicado em: 21/11/2023

Bloco formado por mais de 70 mulheres em instrumentos de sopro, harmonia, percussão, além de performance artística vai ocupar as ruas no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas de Porto Alegre no sábado, dia 25 de novembro, com um grande carnaval, cheio de brilho e potência transformadora pela zona central da cidade. É a primeira saída do coletivo formado exclusivamente por mulheres desde a pandemia (a última ocorreu em 2019). A concentração está marcada para às 11h, na Praça da Alfândega. O encerramento do cortejo será na Praça do Tambor, onde o bloco irá se unir ao 5° Festival da Mirabal, uma homenagem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e ao aniversário da casa, que é referência em acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica na capital.

 

Data importante para os movimentos feministas, o 25 de novembro foi instituído no 1° Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarou como dia internacional.

 

Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só é composto por mais de 70 mulheres, divididas nos naipes bateria, sopro e harmonia, compreendendo os instrumentos xequerê, rocar, tamborim, agogô, repinique, caixa, surdo, guitarra, baixo, cavaco, trompete, trombone, saxofone e voz. Há ainda um quarto naipe, formado por aquelas que “não tocam instrumentos, mas tocam o terror”. Segundo elas, são as mulheres que fazem a performance artística, agitam e interagem com o público, levando alegria para as ruas.

 

No repertório, ritmos prioritariamente brasileiros, como o samba, o ijexá, o samba-reggae, o coco, o carimbó e o funk, com músicas compostas majoritariamente por mulheres, algumas delas locais, e por letras representativas das lutas das mulheres. Entre elas, Maria da Vila Matilde, Elza Soares; Samba Arte Popular, Pâmela Amaro; Cheguei, Ludmilla; e Coração Vagabundo, de Mc Tha, entre outras.

O cortejo contará com trio elétrico, banheiros químicos e equipe de segurança. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

RIFA

Para viabilizar os custos do cortejo, o coletivo está com uma rifa.  São cerca de 40 prêmios que serão sorteados e cada número pode ser adquirido por R$ 10. Mais informações no perfil do Instagram @naomexecomigoque ou na página do Facebook do bloco.

 

Sobre o Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só nasceu em fevereiro de 2016 e, atualmente, é formado por mais de 70 mulheres. O Não Mexe é um bloco de carnaval e também um coletivo feminista autogestionado e horizontal, que luta por igualdade de gênero, pelo combate à violência contra a mulher, pela valorização da cultura e pela ocupação dos espaços públicos. Muito além de batucar, fazer música, executar ritmos, dançar, cantar e brincar, as mulheres deste coletivo querem transformar com a sua arte e a sua presença. Querem fincar seu estandarte neste território que é por direito de todas, todes e todos nós!

 

 4ª saída oficial do Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

Sábado, 25 de novembro

Concentração às 11h, na Praça da Alfândega

Aberto ao público, grátis

Dona Flor Comunicação

Raphaela Donaduce Flores | jornalista

raphaela@donaflorcomunicacao.com.br | 51 999757282

Não Mexe comigo que eu nao ando só