É a primeira vez que as crianças do projeto social subirão ao palco de um teatro. Espetáculo ocorre no domingo (3/12), às 16h, com entrada franca
Da Bom Jesus para o Teatro do CHC Santa Casa. Domingo (3/12), será uma data especial para as crianças do projeto Ouviravida. Desde 2017, quando retomou as atividades, o grupo realiza apresentações a cada seis meses – mostrando à comunidade o seu desenvolvimento musical em flauta doce, coral e percussão. As apresentações, no entanto, ocorriam sempre na sede do Ouviravida ou na paróquia da comunidade, na Vila Pinto. Desta vez será diferente. As cerca de 200 crianças que integram o projeto se apresentarão pela primeira vez em um teatro. Um passo importante para os jovens, que agora poderão ser assistidos e aplaudidos para além das fronteiras da comunidade onde moram. O espetáculo será no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75), às 16h, com entrada franca.
“É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há anos e também da dedicação desses jovens à música. Essa apresentação é um jeito de afirmar que eles podem ocupar os espaços que quiserem, que a arte e a cultura podem ser ferramentas de transformação social”, comenta Tiago Flores, idealizador do projeto.
Nise Franklin, coordenadora pedagógica do Ouviravida, destaca a importância dessa experiência no processo formativo. “Pela primeira vez, eles vão ter contato com técnicos de som, iluminação, vão conhecer o camarim e tudo aquilo que tem em um teatro. E, para além do aspecto musical, é uma formação do cidadão, pela ocupação de espaços culturais que, muitas vezes, acabam não sendo acessíveis a essas crianças”.
O espetáculo terá músicas de Waldir Azevedo (pelos 100 anos de nascimento), além de compositores gaúchos, como Humberto Gessinger, Fabricio Gambogi, Gisele De Santi, Duka Lendecker, Monica Tomasi, Kleiton e Kledir e outras do folclore brasileiro.
As crianças apresentam as músicas em flauta doce, coral e percussão, acompanhadas pelos professores Daiana Fulber (canto e conjuntos musicais), Isac Costa Soares (Flauta doce e Trompete), Lucas Kinoshita (Percussão), Angelo Primon (violão), Nise Franklin (teclado) e Leonardo Perroni (flauta transversa).
Idealizado pelo maestro Tiago Flores, o Ouviravida oferece aulas gratuitas para crianças da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O objetivo é promover a educação musical popular e trabalhar a autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com a coordenação pedagógica de Nise Franklin e com uma equipe de professores formada por Lucas Kinoshita, Isac Costa, Daiana Fulber, Angelo Primon e Leonardo Perroni. As aulas ocorrem no Centro São José e Perpétuo Socorro – entidades beneficentes que atendem crianças e jovens no turno inverso ao da escola.
O projeto surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois, em 2017. Atualmente, o Ouviravida atende cerca de 200 crianças, com aulas de canto, flauta, percussão, flauta transversal, teclado, gaita, violão e trompete.
Data: Domingo (3/12)
Horário: 16h
Local: Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Entrada franca
Esse projeto conta com o apoio do CMDCA/FUNCRIANÇA, através do Termo de Parceria 016/2022.
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Zaffari, Unifértil, SLC Agrícola e Instituto SLC, apoio Koinós e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.