Felipe Azevedo lança livro sobre ensino de violão

Publicado em: 06/12/2023

Primeiros Toques é o nome da obra que detalha metodologia Violão com Voz, desenvolvida pelo músico. Bate-papo seguido de pocket show ocorre no sábado (9/12), às 17h, na Livraria Paralelo 30, com entrada franca

 

Violão com voz não é voz com violão. A máxima vem sendo defendida há anos pelo violonista e compositor Felipe Azevedo e está expressa em suas obras, presente em seus shows e ao longo de sua carreira como educador musical – tornando-se até referência acadêmica. O artista defende que o instrumento não é um acompanhamento da música, no qual a voz é a protagonista e o violão coadjuvante. No trabalho de Azevedo, a voz é inserida no arranjo do violão a ponto de praticamente acompanhá-lo.

Agora, o músico compilou suas reflexões e lança “Primeiros Toques – Metodologia Violão com Voz”. O livro apresenta um novo formato de tocar e cantar canções populares, em um sistema de ensino musical integrado, no qual “o violão e a voz se transformam em veículos e extensão do corpo daquele que toca e canta”, explica Azevedo.

 

Também é um desdobramento das reflexões apresentadas no “Tamburilando Canções – Violão com Voz” lançado há 11 anos, e que agora se transforma em exercícios e microcanções.

 

De maneira didática, a obra trabalha três ritmos brasileiros: Xote, o Ijexá e o Maracatu. Além dos exercícios e parte teórica, a publicação traz 46 QR CODES que encaminham o aprendiz às vídeoaulas, nas quais Felipe Azevedo exemplifica cuidadosamente como ‘Tocar e Cantar’ os exercícios e microcanções. Há ainda 24 lições complementares de Percussão Corporal – outra novidade deste material.

 

A metodologia aborda a desenvoltura rítmica, desenvoltura técnica no violão e desenvoltura em tocar e cantar com sincronia e independência. Segundo o autor, o material é bastante brincante e vai encaminhando gradualmente o instrumentista, visando o aumento da autoconfiança na superação de metas e aquisição final da habilidade principal –  a de tocar e cantar com a técnica e desenvoltura.

 

O lançamento será no sábado (9/12), às 17h, na Livraria Paralelo 30 (Vieira de Castro, 48). Haverá um bate-papo com Luciana Prass, violonista, etnomusicóloga e pesquisadora de tradições musicais afro-brasileiras e Professora do Departamento de Música da UFRGS, e Nirvan Giacomini, designer que assina o projeto. Após a conversa, Felipe Azevedo fará um pocket show. A entrada é franca.

 

Felipe Azevedo é compositor, violonista, educador musical e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS), Licenciado em Música e Letras além Mestre em Letras (UFRGS), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França. Com quatro álbuns gravados e lançados, incluindo o seu multimídia livro-cd e hotsite “Tamburilando Canções – Violão com Voz” (2012), neste ano ainda lança seu quinto projeto autoral:  o livro “Primeiros Toques – Metodologia ‘Violão com Voz’ (2023) – Felipe Azevedo”  Contatos: www.violaocomvoz.com.br

 

LANÇAMENTO PRIMEIROS TOQUES – METODOLOGIA VIOLÃO COM VOZ

FELIPE AZEVEDO

Data: sábado (9/12)

Horário: 17h

Local: Livraria Paralelo 30 (Vieira de Castro, 48).

Bate-papo com Luciana Prass, violonista, etnomusicóloga e pesquisadora de tradições musicais afro-brasileiras e Professora do Departamento de Música da UFRGS, e Nirvan Giacomini, designer que assina o projeto.

Pocket show solo de Felipe Azevedo

Entrada franca

 

PREFÁCIO

POR LEANDRO MAIA, DIEGO SALVETTI E LUCIANA PRASS

 

“Tendo a prática como elemento essencial, a técnica como expansão de vocabulário criativo e a densidade como característica de sua epistemologia íntima – ou seja – sua teoria pessoal do conhecimento musical, temos aqui uma abordagem inédita. ” (Leandro Maia – Compositor e Educador UFPEL)

 

“Mão direita e Mão esquerda convivem com perfeita sincronia e, ao mesmo tempo, quando precisa, em plena independência, fortalecendo na sua interioridade o conceito de mão pensante, típico de todos os excelentes instrumentistas!” (Diego Salvetti – Compositor e Violonista)

 

“Eu mesma já comecei a estudar essa metodologia enquanto lia esse manuscrito, com o violão nas mãos. E já estou esperando o segundo volume do Violão Com Voz, com propostas, quiçá, de sambas, milongas e afins! Que tal, Felipe? ” (Luciana Prass – Violonista, Etnomusicóloga e Educadora UFRGS)

Felipe Azevedo