A programação, que seria realizada em maio, foi transferida para o mês de julho, por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. As apresentações ocorrem de 8 a 17 de julho, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e no Teatro da Fundarte, em Montenegro. Além dos espetáculos, haverá atividades formativas e oficinas em escolas
O FESTECRI – Festival de Teatro para Crianças chega a sua terceira edição com intensa programação nas cidades de Porto Alegre e Montenegro, entre os dias 8 e 17 de julho. Valorizando as artes de palco produzidas para as crianças, serão 20 apresentações, com sessões no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre) e no Teatro Therezinha Petry Cardona na FUNDARTE (R. Cap. Porfírio, 2141 – Centro, Montenegro).
Depois de ter sido cancelado em maio, em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, a coordenação do FESTECRI entende como urgente a retomada do festival que prima por espetáculos e ações de qualidade para um público de crianças, professores e orientadores, proporcionando momentos de arte, respiro, afeto e alegria.
“Para esta terceira edição, o nosso compromisso com as artes cênicas voltadas para crianças se mantém, trazendo uma programação artística de qualidade direcionada, com acessibilidade para os mais variados públicos, fomentando novas plateias, inclusão social e valorizando o artista que cria espetáculos para crianças”, informam as diretoras do projeto Letícia Vieira e Daniela Lopes.
O FESTECRI surgiu em 2019 e já recebeu mais de 12 mil crianças e jovens nas primeiras edições. Este ano, o Festival amplia o número de apresentações, contemplando crianças da cidade de Porto Alegre e Montenegro.
Para além das crianças, a programação do Festival é um convite também para jovens e adultos, com preços populares, que variam de R$15 a R$30. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.festecri.com.br ou no local, uma hora antes de cada espetáculo – neste caso, com pagamento exclusivamente por pix.
O Festecri também está com a campanha Mochila Solidária, que convida a comunidade a doar mochilas com materiais escolares para as crianças de escolas públicas atingidas pela enchente. As doações poderão ser feitas na chapelaria do Theatro São Pedro, das 9h às 17h, nos dias do Festival.
Importante destaque é a acessibilidade. A grande maioria das sessões terá audiodescrição e tradução para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além disso, 70% da capacidade dos teatros será ocupada por estudantes de escolas e instituições da rede pública, por meio de agendamento prévio gratuito, pelo email [email protected].
O evento conta, ainda, com oficinas de teatro gratuitas, em escolas e abrigos de acolhimento, e mesas de conversas sobre diferentes segmentos das artes para crianças, que acontecerão no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A proposta é criar novas experiências, concebendo universos lúdicos de arte, afeto, crescimento e pensamento crítico.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEGUNDA (8/7)
15h
THEATRO SÃO PEDRO
QUEM NÃO DANÇA BALANÇA A CRIANÇA
TERÇA (9/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
ANDARILHO
QUARTA (10/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
BANDELE
QUINTA (11/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
RENOVAÇÃO NEGRA, SIM
SEXTA (12/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
DE LA MANCHA, O CAVALEIRO TRAPALHÃO
SÁBADO (13/7)
15h
THEATRO SÃO PEDRO
VAMPIRICES
DOMINGO (14/7)
15h
THEATRO SÃO PEDRO
PIQUENIQUE: UMA HISTÓRIA DE FANTASMAS
SEGUNDA (15/7)
15h
THEATRO SÃO PEDRO
CHAPEUZINHO VERMELHO
SEGUNDA (15/7)
10h e 15h
TEATRO DA FUNDARTE
DESPEDIDA
TERÇA (16/7)
10h e 15h
TEATRO DA FUNDARTE
MARIA PEÇONHA
TERÇA (16/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
LILI INVENTA O MUNDO
QUA (17/7)
10h e 15h
THEATRO SÃO PEDRO
HISTÓRIAS NEGRAS PARA CRIANÇAS DE TODAS AS CORES
MOCHILA SOLIDÁRIA FESTECRI
De 8 a 17 de julho, das 9h às 17h, a chapelaria do Theatro São Pedro, será ponto de coleta para doação de materiais escolares, como mochilas, cadernos, lápis, apontador, borrachas, giz de cera, lápis de cor, canetas hidrográficas, estojo, entre outros. Todo o material arrecadado será doado para alunos de escolas públicas que foram atingidos pela enchente.
OFICINAS FORMATIVAS E BATE-PAPOS
*Atividades ocorrem no foyer do Theatro São Pedro, mediante agendamento prévio pelo email: festecri[email protected]
9/7 – Teatro como Ferramenta na Escola
Dedy Ricardo
Hayline Vitória
Jordan Maia
10/7 – Dramaturgia e Encenação no Teatro para Crianças
Juliana Barros
Thiago Silva
Camila Bauer
11/7 – Teatro Negro para Crianças
Silvia Maciell
Sil Maciel
Pedro Bertoldi