Iniciativas integram as ações do projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer
O Projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) está com inscrições abertas para propostas de 15 oficinas e 6 cursos livres que farão parte da programação da CCMQ, com realização prevista entre os dias 27 de maio e 31 de outubro de 2025. Os projetos apresentados deverão ter foco em processos e conceitos acerca de temas e conteúdos de Educação Patrimonial. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 21 de abril.
As ações integram o projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer, que tem financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A obra tem duração estimada de seis meses e a reabertura do espaço está prevista para o segundo semestre de 2025, ano em que a CCMQ comemora seu 35° aniversário.
As oficinas e cursos livres podem abranger as áreas de antropologia, arquitetura, artes visuais; cinema e vídeo; circo; dança; história da arte; história; literatura; multilinguagens; museologia; música; performance e teatro.
A Educação Patrimonial, um dos eixos centrais da atuação do Projeto Educativo da CCMQ e tema desta chamada, tem por objetivos promover a valorização, a compreensão e a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial, entendido como o conjunto de bens, práticas, saberes e expressões que representam a identidade, a história e a memória de um povo.
Segundo Germana Konrath, diretora da Casa de Cultura Mario Quintana, “o projeto de restauração amplia seu escopo de obra civil e passa a abranger também ações de educação em diferentes formatos, abrindo processos técnicos e científicos ao público em geral. Essa aproximação entre a comunidade e o tema do patrimônio reforça nosso interesse de formação e promove reflexão e pensamento crítico, afinal, esse é um dos mais importantes patrimônios e legados que podemos deixar: a cidadania cultural.”
Através de ações educativas centradas nesse tema, o projeto procura fortalecer o senso de pertencimento e identidade, conectando indivíduos e comunidades às suas raízes históricas, artísticas e culturais. Também visa contribuir na formação de cidadãos conscientes, capazes de reconhecer e proteger o patrimônio como um bem coletivo, além de refletir sobre sua relevância para o presente e o futuro.
A programação tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico, da expressividade e da autonomia para a fruição e apropriação dos espaços de cultura por parte de nossos públicos.
https://www.instagram.com/ccmarioquintana/
https://www.facebook.com/CCMQportoalegre
A seleção das propostas será realizada pela coordenação do Projeto Educativo. A lista de projetos selecionados será divulgada no dia 7 de maio de 2025, na aba do Projeto Educativo no site da CCMQ e nas redes sociais da Casa (Facebook e Instagram). Os proponentes selecionados também serão avisados sobre o resultado da chamada aberta através do endereço de e-mail fornecido na inscrição.
1º a 21/4: Período de inscrições
22/4 a 06/5: Seleção dos projetos
7/5: Divulgação das oficinas e cursos selecionados
17/5: Divulgação da programação de oficinas e cursos
27/5 à 31/10: Execução das oficinas e cursos selecionados
Outra iniciativa que também está vinculada ao projeto de Restauração do Teatro Bruno Kiefer são as visitas mediadas, com enfoque em conceitos e abordagens da Educação Patrimonial.
Elas ocorrerão a partir de 5 de abril e serão destinadas a escolas e grupos com até 50 participantes. Os agendamentos devem ser feitos pelo email [email protected], de terça a sexta-feira, em quatro horários: 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30, com duração de 1 hora e 30 minutos.
O roteiro contempla o contexto histórico, social e cultural da construção do prédio, passando por sua readequação para instalação do centro cultural até os dias de hoje.
Elas contemplam, ainda, a apresentação da instituição, seus espaços e as atividades desenvolvidas no local, e podem incluir a realização de atividades educativas e oficinas ao longo do percurso do grupo, além da observação do Teatro Bruno Kiefer durante sua reforma.
O Teatro Bruno Kiefer, localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), está passando por um processo de restauro. A obra, com financiamento do Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem duração estimada de seis meses. A reabertura do espaço está prevista para o segundo semestre de 2025, ano em que a CCMQ comemora seu 35° aniversário.
O restauro do teatro tem projeto assinado por Flávio Kiefer, filho do compositor e musicólogo que dá nome ao espaço, e Joel Gorski. Os arquitetos também são autores do projeto que transformou o antigo hotel Majestic em Casa de Cultura, em 1990. A obra do teatro, que está sendo executada por empresa especializada, prevê o restauro integral da plateia, incluindo atualizações nas medidas de acessibilidade, melhorias estruturais (substituição de forro, recuperação das tesouras e do telhado), revisão elétrica, modernização do sistema de climatização e qualificação de áreas técnicas. O valor investido nesta etapa é de R$ 1.991.704,49 (um milhão, novecentos e noventa e um mil, setecentos e quatro reais com quarenta e nove centavos).
Projeto Arquitetônico: Kiefer Arquitetos
Execução da Obra: Arquium Construções e Restauro
Gerenciamento: Cardápio Cultural – Gestão de Projetos
Realização: Casa de Cultura Mario Quintana e Associação dos Amigos da CCMQ
Financiamento: Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto Restauração do Teatro Bruno Kiefer está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.