Composições autorais, sotaque regional e diversidade rítmica marcam o segundo trabalho do grupo, que será registrado ao vivo em show no dia 8 de maio. Ingressos estão à venda pelo Sympla
Reconhecido como uma das principais referências do choro no Rio Grande do Sul, o Sexteto Gaúcho prepara a gravação de seu segundo álbum autoral, que será registrado ao vivo no palco do Grezz (Almirante Barroso, 328), em Porto Alegre, no dia 8 de maio, às 21h. O evento é aberto ao público, os ingressos variam de R$ 20 a R$ 60 e estão disponíveis pelo Sympla.
Formado em 2012 por músicos que se encontravam em rodas de choro da capital gaúcha, o grupo aposta em um repertório autoral, destacando a identidade musical do Sul dentro do universo do choro. Reúne músicos com sólida trajetória: Alexandre Susin (cavaquinho), Elias Barboza (bandolim), Guilherme Sanches (pandeiro), Lucian Krolow (flauta), Matheus Kleber (acordeon) e Mathias Pinto (violão de sete cordas).
O novo álbum surge da vontade de registrar o momento atual, mostrando o amadurecimento do grupo. No show, eles exploram sua sonoridade particular em um formato que valoriza o calor do palco e a interação com o público. O trabalho será integralmente autoral e com composições assinadas por todos os integrantes do grupo. Além da execução completa do álbum inédito, o repertório do show contempla interpretações de compositores que dialogam com o universo regional e o choro, como Albino Manique, Jorge Cardoso, Pedro Raimundo e Terror dos Facões, promovendo uma conexão viva entre diferentes tradições musicais.
O grupo já participou de eventos importantes como o Festival Internacional de Choro de Nova Iorque (2017), o POA Jazz Festival (2019) e o Festival de Choro da Primavera, em Santa Catarina. Desde 2018, integra o corpo docente do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas.
Entre suas ações pedagógicas, destacam-se a atuação nas Oficinas de Choro do Santander Cultural, realizadas entre 2017 e 2018, que tiveram papel fundamental no fortalecimento dos vínculos entre os integrantes e na consolidação da linguagem coletiva do grupo.
O primeiro álbum, Bicho Solto (2019), destacou-se pela originalidade das composições e pela pluralidade rítmica. Agora, com a gravação ao vivo no Grezz, o Sexteto reafirma seu compromisso com a música instrumental brasileira, convidando o público a compartilhar a energia de um momento único e pulsante.
8 de maio de 2025
21h
Grezz (Almirante Barroso, 328)
Ingressos no Sympla
16/4: Francesca Fogaça
17/4: Café Trio e Pedro Verissimo
18/4: Trilhas de Cinema, com André Moraes
19/4: Tributo a David Bowie
23/4: Lorenzo Thompson
24/4: Rodrigo Fontoura: para falar das nossas coisas
25/4: LiverPOA – Especial Beatles
26/4: Bruno Silva e Islan Santos
29/4: Camille Bertault
30/4: POA JAZZ DAY: Kula & Marmota
02/05: Maria do Relento
03/05: Ultramen
8/5: Sexteto Gaúcho
16/5: Gui Cicarelli e Hard Blues Trio
21/5: Suite para Flauta e Jazz Piano
23/5: Jazz Gig
Os ingressos para os shows do Grezz podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/