Banda Calote lança EP no Som no Salão

Publicado em: 28/11/2016

À Brasileira é o nome do segundo trabalho autoral do grupo, que será apresentado no show de encerramento do Som no Salão 2016, no dia 30 de novembro, às 20h, com entrada franca e participações especiais

banda-calote_credito-guilhermo-gil-2

show de encerramento do projeto Som no Salão 2016 será com a banda Calote, na quarta-feira (30/11), às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110). O grupo aproveita a ocasião para lançar o EP “À Brasileira”, com cinco canções autorais. O trabalho foi gravado de forma independente pelos próprios músicos no estúdio da banda. Eles criaram o conceito de Vídeo EP e transformaram as músicas em videoclipes assinados por diferentes diretores de cinema. O material audiovisual foi lançado na fanpage da banda (https://www.facebook.com/bandacalote/), entre os meses de julho e novembro.

O show no Som no Salão marca, portanto, a compilação desse trabalho que, a partir de então, estará disponível nas principais plataformas digitais, como Itunes, Spotfy, Deezer, Rdio, Youtube e poderá ser feito download gratuito no site: www.bandacalote.com

“À Brasileira” é um prato típico que tem como principal ingrediente a mistura. O trabalho faz relação com outras expressões e linguagens artísticas, em um caldeirão que ferve ritmos brasileiros. No Salão de Atos da Ufrgs, o grupo apresenta um repertório autoral, contemplando as músicas do novo EP e também outras canções já conhecidas pelo público com novos arranjos, assinados por Brunno Bonelli e Renato Dall Ago. “A essência da cultura verde e amarela dividida em cordas, ritmo e sopro, e unida pela mesma paixão. Uma mescla de elegância, modernidade e um tempero bem brasileiro das antigas”, define a banda.

A Calote é formada por Leno Fernando (bateria), Leonardo Baptista (contrabaixo), Handyer Borba (piano), Kelvin Koubik (percussão), Renato Dall Ago (trompete) e Brunno Bonelli (guitarra e voz). Para o espetáculo “À Brasileira”, os músicos Josué de Oliveira (percussão), Huberto Martins (trombone), Gustavo Muller (saxofone) reforçam o time. Além destes, participações da cantora Maria Luiza Fontoura (Samba e Amor), que fará um dueto com Brunno Bonelli; Stefania Johnson (flauta transversa), e um quarteto de cordas formado por Ângelo Mello (violino), Luiz Paulo Dourado (violino), Israel Mello (viola) e Lucas Duarte (violoncelo).

CALOTE

Desde 2008 na cena musical portoalegrense, transitando entre casas noturnas e teatros, o grupo defende seu trabalho autoral de forma independente. A irreverência de jovens músicos com a inspiração em grandes compositores se traduz num espetáculo dinâmico, um show pensado do começo ao fim, que dialoga com as mais diversas vertentes da MPB.

Em 2013 a banda lançou seu primeiro EP, no Teatro Renascença, marcando também a comemoração do aniversário de 5 anos de carreira. O show contou coma participação dos músicos Luis Vagner, Tonho Crocco, Alexandre Rodrigues (Grupo Pau Brasil) e Batucada Coletiva Independente Turucutá. No mesmo ano, a Calote foi vencedora do Festival Palco PUCRS, premiação que garantiu um espetáculo junto da Orquestra Filarmônica da PUCRS no palco do Araújo Vianna.

Em 2014, o grupo participou do FIFA Fan Fest com espetáculo “Aqui é o país do futebol”, criado e produzido pela banda e apresentado em circuito SESC de São Paulo. Ainda no mesmo ano, a banda foi premiada no 4° Festival de Música da Juventude de Porto Alegre, com o terceiro lugar.

Em 2016, o grupo lança seu segundo EP, primeiramente em formato audiovisual, com clipes das cinco músicas lançadas individualmente na internet entre os meses de julho e novembro; seguido do lançamento em formato de álbum na internet e ao vivo através do projeto Som no Salão. O projeto gráfico é assinado pelo artista plástico Pedro Gutierres.

SOM NO SALÃO

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que têm como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da Ufrgs, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco músicos como Medula, Raquel Leão, Quinteto Canjerana, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

 

CALOTE NO ENCERRAMENTO DO SOM NO SALÃO 2016

LANÇAMENTO DO EP “À BRASILEIRA”

Quando: Quarta-feira (30/11), às 20h

Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca. Serão aceitas doações de 1kg de alimento

 

Acompanhe novidades sobre o projeto: www.ufrgs.br/salaodeatos

www.facebook.com/somnosalao

 Mais informações: [email protected] | (51) 3308 3058

À BrasileiraautoralBanda CaloteCaloteCulturadestaqueEPMúsicaPorto AlegreSalão de Atos da UFRGSSom no SalãoUFRGS