Iniciativa da comunicadora Cris Silva e da publicitária Michele Rocha, Barcca quer mobilizar e potencializar negócios criados e liderados por mulheres
O Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. São mais de 30 milhões de mulheres que resolveram abrir seus próprios negócios, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo a pesquisaGlobal Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Ainda que os números sejam expressivos, a realidade das empresárias no Brasilé desafiadora. Se por um ladoelas movimentam a economia, contribuem para o aumento do PIB e impulsionam a equidade de gênero; por outro, enfrentam situações como o peso da dupla jornada, falta de representatividade e dificuldade de acesso a crédito. A pesquisa da GEM revela, ainda, que 55% das empreendedoras criam seus negócios como forma de sobrevivência, pela necessidade de gerar renda para a família.
De olho nesse contexto, uma iniciativa idealizada por uma jornalista e uma publicitária gaúchas quer contribuir para potencializar empreendedoras, gerando visibilidade para seus negócios e conexão entre mulheres. Assim surge a Barcca.
A Barcca nasce do desejo da comunicadora Cris Silva e da publicitária Michele Rocha de contribuir para ampliar o protagonismo feminino no ambiente dos negócios. Juntas, elas criaram a plataforma que tem como objetivo gerar conexão, visibilidade e troca de ideias para acelerar o empreendedorismo feminino. A ideia é mobilizar e potencializar negócios criados e liderados por mulheres através da divulgação dos seus trabalhos. A Barcca vai oferecer apoio ao desenvolvimento técnico e intelectual dessas mulheres, visando à inserção qualificada de seus produtos ou serviços no mercado.
O site da Barcca funciona como uma vitrine virtual para produtos ou serviços, se configurando também como um guia para consumidores que querem comprar ou encontrar negócios liderados por mulheres.Para ter sua empresa exposta no site da Barcca, as empreendedoras podem adquirir planos de assinatura com benefícios que a ajudarão a ter mais alcance e destaque para a empresa.
Além disso, Cris e Michele estão produzindo e apresentando o PodBarcca, com episódios semanais que podem ser acessados gratuitamente pelo YouTube ou Spotify. Elas também vão organizar feiras e eventosque gerem oportunidade de relacionamento e divulgação de conteúdo para aprendizado e troca de experiências, dentro de três pilares do universo feminino: Educação, Saúde e Comportamento. Há ainda conteúdos sendo produzidos para o Instagram @vemprabarcca.
A Barcca também vaiatuar como agente para a transformação social e econômica, comprometida com a Agenda 2030 (ONU). São aderentes ao quinto objetivo, que se refere à Igualdade de gênero.
Para isso, a cada 6 meses, parte do valor das assinaturas será revertido para compra de produtos /serviços que terão como objetivo suprir necessidades da 1ª Delegacia De PolíciaEspecializada no atendimento de Mulheres de Porto Alegre. A intenção é proporcionar momentos de dignidade a mulheres que buscam apoio após sofreremviolência doméstica.
É comunicadora do Grupo RBS desde 2006 com passagens pelos telejornais da RBS TV e por programas de entretenimento. Atualmente, apresenta o programa “Posso Entrar?” na RBSTV, o Conecte, na rádio 92 e a coluna ‘Posso Entrar ‘ no Diário Gaúcho sobre histórias de empreendedoras. Além da comunicação, é Embaixadora do Instituto do Câncer Infantil no RS.
Dinda, publicitária de formação e artista visual por paixão. Criadora da marca MiRockarte, que oferece acessórios e roupas confortáveis e cheias de cor.