ARTESÃ é o nome do trabalho que será apresentado ao público em show no dia 24 de agosto, em Porto Alegre. Apresentação também marca a despedida da cantora, que em setembro parte para um período de estudos na Inglaterra
A cantora e compositora Bianca Obino acaba de gravar seu primeiro disco – ARTESÃ. O trabalho conta com doze músicas autorais, no formato violão e voz, e será lançado ao público no sábado (24 de agosto), às 19h, na Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165), com entrada franca.
Antes desta apresentação, Bianca ainda fará outros dois shows – no dia 11, se apresenta ao lado do Grupo Upa!, no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), em Porto Alegre; e no dia 16 no Espaço Camarim (Rua Marechal Floriano, 332), em Santa Cruz do Sul.
Despedida
As três apresentações em agosto marcam também uma despedida temporária de Bianca. A cantora foi aceita pela Bath SPA University, na Inglaterra, onde iniciará seu mestrado em Composição de Canção, mudando-se para o país em setembro de 2013. A previsão é que a artista permaneça no exterior por pelo menos um ano.
Bacharel em Canto Lírico pela UFRGS, Bianca agrega ao seu currículo diversos cursos, workshops e masterclasses de aperfeiçoamento nas áreas de canto lírico, canto popular, técnica vocal e fisiologia do canto com reconhecidos professores e fonoaudiólogos. Entre os cursos, participou do Florence Opera International Masterclass, cidades de Florença e Prato (Itália), em 2009, e certificou-se nos três níveis do método Somatic Voiceworktm, nas cidades de Nova Iorque e Winchester (EUA), em 2011.
SOBRE O DISCO ARTESÃ
“ARTESÃ’ é o resultado de um trabalho iniciado em 2008, período em que passei a refletir sobre meu processo de composição. Entre os sons, as palavras e os sentidos, percebi que conceber e executar músicas usando apenas o violão e minha voz era algo especialmente minucioso, na tentativa de atingir uma sonoridade única para cada canção, ressaltando os detalhes, deixando florescer o que há de peculiar em cada obra. Por ‘dizer com voz’* e tocar `com as próprias mãos’*, considero-me uma ‘artesã’ – na busca deste resultado estético-musical e no manejo das ‘tramas’ desta vida que muito me faz aprender.”
Bianca Obino
* trechos da canção “Artesão”, quarta faixa do disco.
ARTESà foi gravado no Estúdio Soma, em Porto Alegre, tendo como técnico de som Tiago Becker. Possui as participações especiais de Mônica Lima (violoncelista) e Killy Freitas (violonista). A proposta de “ARTESÔ é, pela alternância entre dois tipos violões (nylon e 12 cordas), e pela referida maneira com que as canções são construídas, promover uma peculiar variedade de timbres e texturas, fazendo com que o apreciador tenha a impressão de escutar uma “banda” ou uma “orquestra”, através, apenas, dos instrumentos violão e voz.
Confira o Making of:
Gênero e sonoridade
Bianca Obino se vale de gêneros característicos da música popular brasileira (como Samba, Baião, Ijexá e Xote) para ressaltar aspectos de suas letras que remetem, em grande parte, a obras literárias (caso das canções “Caracol”, “Redemunho” e “Fazedor de Guarda-Chuvas”), fatos coletivos marcantes (“Morro à Chama”), crônicas (“A Chave do Tamanho”) e aspectos do imaginário cultural brasileiro.
“ARTESÔ possui 12 faixas, todas compostas e arranjadas por Bianca Obino. A sonoridade do disco foi construída a partir do formato violão e voz, em que a artista explora recursos de ambos os instrumentos em uma espécie de “diálogo musical”, tocando e cantando simultaneamente. Por esta razão, a maior parte das canções do álbum foi também gravada de forma simultânea, recriando a atmosfera das apresentações ao vivo.
Artesania por todos os lados
O cuidado de “ARTESÔ não se restringe à parte musical. O material gráfico concebido por Nirvan Giacomini foi todo desenvolvido em papel reciclado, para reforçar o conceito e os aspectos “artesanais”. Além disto, foram produzidas algumas embalagens especiais em tecido, finalizadas à mão pela artesã Ana Maria Fernandes. A “artesania” também está presente no figurino utilizado por Bianca nas fotos do encarte: um vestido peça única, feito com tear manual e todo tramado em fios de seda pura com pigmentos de café, concebido pela artesã Bia Verdi. As fotos do disco também foram tiradas em seu atelier, por Marcelo Stefani.
O disco “ARTESÔ possui ainda em todos os seus exemplares as letras das 12 canções, informações adicionais e ficha técnica nos idiomas português e inglês. Embora sendo uma produção independente, o intuito é aumentar a acessibilidade do trabalho e promover o intercâmbio entre diferentes culturas.
BIANCA OBINO
Natural de Porto Alegre (RS), Bianca Obino é cantora, compositora, violonista e professora de canto. Destacou-se na cena cultural local de 2010 a 2012 com o projeto Bianca Obino Convida, que propunha sua performance de violão e voz aliada à intervenção de outro artista convidado. As 13 edições aconteceram na Palavraria Livros&Cafés, e foram dirigidas pelo músico Felipe Azevedo.
Bianca foi agraciada em março com o prêmio Mulheres de Destaque 2013, oferecido pela Academia de Letras e Artes de Porto Alegre. Também recebeu a Comenda Lobo da Costa (2012), oferecida pela Sociedade Partenon de Literatura aos eventos culturais de relevância no estado do RS, em cerimônia realizada no Museu Julio de Castilhos.
Mantém parcerias com outros artistas: o violonista B
runo Conde (SP) no projeto Bês de Brasil (série de shows em duo com canções de ambos), e a cantora australiana Melissa Forbes, com quem fará turnê internacional nas cidades de Brisbane e Toowoomba, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano. Participa como intérprete em duas canções do próximo disco de Killy Freitas, com letras do poeta chileno Antonio Skármeta, com lançamento previsto para 2014.
A artista é bacharel em Canto Lírico pela UFRGS. Agrega ao seu currículo diversos cursos, workshops e masterclasses de aperfeiçoamento nas áreas de canto lírico, canto popular, técnica vocal e fisiologia do canto com reconhecidos professores e fonoaudiólogos como Lígia Motta, Sílvia Pinho, Denise Sartori, Suzana Naidich (Argentina), Marconi Araújo, Isabêh, Jeannette LoVetri (EUA), Carlos Rodriguez, Luisa Giannini (Itália) e Patrizia Morandini (Itália), em diversas cidades brasileiras além de Porto Alegre, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Esteve duas vezes no exterior: a primeira em 2009, nas cidades de Florença e Prato (Itália), onde participou do Florence Opera International Masterclass, sob orientação da cantora soprano Patrizia Morandini. A segunda em 2011, nas cidades de Nova Iorque e Winchester (EUA), onde certificou-se nos três níveis do método Somatic Voiceworktm, criado e desenvolvido pela professora de canto norte-americana Jeannette LoVetri para auxiliar no ensino de técnica vocal dentro dos gêneros de música popular como jazz, pop, soul, R&B, teatro musical, country, cabaret, rock, etc. Recentemente foi aceita pela Bath SPA University da Inglaterra, onde iniciará seu mestrado em Composição de Canção, mudando-se para o país em Setembro de 2013.
O processo de compor canções iniciado aos 15 anos estende-se até hoje, e sempre foi paralelo a sua atividade de cantora-intérprete nos ramos popular e erudito. O uso do violão junto com a voz sempre foi traço característico nos arranjos e na maioria das apresentações em público de Bianca. Para isto, realizou também cursos nas áreas de composição e arranjo dentro e fora da universidade, com Fernando Mattos, Vicente Ribeiro, Lucas Ciavatta, Cláudio Ribeiro, Ulisses Rocha e Felipe Azevedo.
Em sua vivência artística participou de quatro edições do Festival de Música de Porto Alegre (1999, 2000, 2001 e 2008) como intérprete e com canções de sua autoria. Tocou semanalmente no formato violão e voz durante um ano no Happy Hour do Café Concerto, na Casa de Cultura Mário Quintana (2006-2007). Durante todo o ano de 2008 realizou apresentações mensais em eventos das empresas Souza Cruz e FORD. Como cantora – violonista vem participando também de outros eventos – Palavra: Alegria da Influência, FestiPoa Literária e Música Autoral – promovidos pelo Jornal VAIA (RS) na Palavraria Livros&Cafés, Letras&Cia e Teatro de Arena, respectivamente; projeto Novos Talentos, promovido pela FNAC, e Quindim do Quintana, promovido pela Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
Valoriza na expressão de seu trabalho artístico a interação entre o violão e a voz, refletindo também sobre soluções técnicas para um melhor desempenho do “tocar e cantar” simultâneos.
Finalizou a gravação do seu primeiro CD “Artesã”, com lançamento em 24 de Agosto de 2013, na Palavraria Livros&Cafés. No início do mês acontecem shows de pré-lançamento do disco pelo estado do RS.
Site Oficial: www.biancaobino.com
* Download de Bianca Obino na imprensa na seção “Biografia” – final da página.
SoundCloud: http://soundcloud.com/bianca-obino
Youtube: http://www.youtube.com/user/biancaobino?feature=guide
Facebook: https://www.facebook.com/biancaobinooficial
Twitter: https://twitter.com/biancaobino