Choro em homenagem a Ademilde Fonseca

Publicado em: 03/10/2014

Grupo Choro em Flor se apresenta na quarta-feira (15/10), às 20h, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Choro em flor_credito Livia Tabert (2) (1280x848)

Na quarta-feira (15/10), o Centro Histórico Cultural da Santa Casa receberá o grupo Choro em Flor para um show em homenagem a cantora potiguar Ademilde Fonseca, conhecida como a “rainha do choro”. O espetáculo trará ao palco alguns clássicos do repertório da cantora, reunindo temas de Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, entre outros compositores do gênero. Os arranjos das canções foram concebidos por Luiz Machado, fundador do Grupo Reminiscências e orientador de instrumentistas de destaque na cena nacional.

Choro em Flor é formado pelas cantoras Bhia Tabert e Paula Dellazzana,, acompanhadas por um regional similar ao período áureo do rádio –  Guilherme Falcão (violão 7 cordas), Daniela Eloy (bandolim), Daniel Haddad (cavaquinho) e Maicon Ouriques (percussão).

O projeto surgiu em 2013, a partir de pesquisa realizada dentro das oficinas de choro e samba, então ministradas pelo Professor Luiz Machado, no Santander Cultural. O espetáculo já foi apresentado em importantes espaços culturais da cidade, tais como Teatro Renascença, Foyer do Teatro São Pedro, Santander Cultural e Casa de Cultura Mário Quintana. O grupo faz um resgate da obra da cantora, que ganhou popularidade no início dos anos 40 e inovou a música brasileira ao introduzir voz ao chorinho, gênero que até então era estritamente instrumental.

Integrantes do Grupo

Choro em flor_credito Livia Tabert (3) (1280x848)Bhia Tabert (voz), cantora e compositora, participou do Movimento Coral Unisinos e integrou o grupo Expresso 25 (Prêmio Açorianos de Música 2005), com direção de Pablo Trindade. A cantora participou também do 12º Festival de Música de Porto Alegre com a canção de sua autoria “Menininha”. Desde 2008 participa da oficina de samba e choro do Santander Cultural, ministrada pelo professor Luiz Machado. Atualmente está trabalhando também na produção do seu primeiro EP autoral, que será lançado em Novembro de 2014.

Paula Dellazzana (voz), cantora, iniciou seus estudos no Conservatório Leo Schneider do Colégio Americano. Integrou o Grupo Coro dos Contrários, com direção de Ernani Poeta, participando de montagens como a Ópera do Malandro (2006-2010), e apresentando-se em diversos espaços culturais da cidade de Porto Alegre. Participou das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural, coordenadas por Luiz Machado entre 2009-2013. Estudou canto com a professora Lúcia Passos (São Leopoldo/RS) e violão com o professor Luiz Machado. Em 2014 mudou-se para Campinas/SP, onde cursa Canto Popular na UNICAMP, sob a orientação da professora Regina Machado.

Guilherme Falcão (violão 7 cordas), instrumentista, toca violão de 6 e 7 cordas, bandolim e cavaquinho. Atua em diversos grupos de samba e choro na cidade de Porto Alegre. Participa das oficinas de choro do Santander Cultural desde 2006. Atualmente está cursando Licenciatura em Música na UFRGS e é professor na Escola de Música Sol Maior.

Daniel Haddad (cavaquinho), instrumentista, participa das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural coordenadas pelo Professor Luiz Machado há 04 anos. Participou do Festival de Choro em 2010 ministrado pelos professores da Escola Portátil do Rio de Janeiro e do Festival de Música de Pelotas em 2012 com ênfase em bandolim solo e cavaquinho centro. Atualmente atua como cavaco centro em grupos musicais de samba e choro.

Daniela Eloy (bandolim), instrumentista, começou sua formação no Projeto Prelúdio/UFRGS. Participou de grupos da nova geração do choro em Porto Alegre. Participou do Festival Nacional do Choro tendo aulas de bandolim com Pedro Amorim e com os demais professores da Escola Portátil do RJ. Participou das oficinas de choro e samba coordenadas por Luiz Machado desde 2006. Em 2013 cursou Songwriting da Berklee College of Music.

Maicon Ouriques (percussão), percussionista, participou das oficinas de cavaquinho da escola Imperadores do Samba e participa das Oficinas de Samba e Choro do Santander Cultural coordenadas pelo Professor Luiz Machado desde 2011. Atualmente estuda percussão com Luiz Machado e atua como percussionista de diversos grupos de samba e choro da região.

GRUPO CHORO EM FLOR – HOMENAGEM A ADEMILDE FONSECA

Quando: Quarta-feira (15/10), às 20h

Onde: Centro Histórico Cultural da Santa Casa (Independência, 75 – Porto Alegre)

Ingressos no local: R$ 40 (Estudantes, idosos e classe artística pagam R$ 20)

Ademilde FonsecaBhia TabertCentro Histórico Cultural da Santa CasaChoro em FlorDaniel HaddadDaniela EloyGuilherme FalcãoMaicon OuriquesPaula Dellazzana