Cíntia de los Santos e Tiago Linck no próximo Domingo Clássico Juvenil

Publicado em: 08/09/2014

A soprano e o trompetista são os destaques do concerto do dia 21/9, interpretando Let The Bright Serafim – do Oratório Samson, de G.F. Handel, e cantata Jauchzet Gott in Allen Landen – BWV 51, de J.S.Bach. Programa ainda terá obras de Yasushi Akutagawa e Ottorino Respighi

site

Detentor de importantes prêmios nacionais e internacionais, Tiago Linck é um dos mais promissores trompetistas brasileiros. Cíntia de los Santos é soprano lírico, intérprete do repertório de concertos de principais orquestras brasileiras e do circuito erudito mundial. Os dois estarão com a Orquestra de Câmara da Ulbra, sob a batuta do maestro Tiago Flores no domingo (21/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil. Apresentação integra a temporada Domingo Clássico Juvenil, é patrocinada pela DANA e tem entrada franca.

O concerto inicia com duas obras de Georg Friedrich Handel (1685-1759) – célebre compositor da Alemanha, naturalizado cidadão britânico em 1726. A primeira, Concerto Grosso, Op 6 n° 4 – com solos de Emerson Kretschmer e Elsdor Ricardo Lenhart ao violino; Alexandre Diel, ao violoncelo; e Fernando Cordella, ao cravo. E a segunda, Let The Bright Serafim – Do Oratório Samsoncom solo de Cíntia de los Santos (soprano) e Tiago Linck (trompetista). Considerado um dos trabalhos dramáticos mais importantes de Handel, celebra os grandes momentos da história do povo de Israel, conforme o Velho Testamento; ao mesmo tempo simbolizando os feitos das armas inglesas na terra e nos mares, constituindo uma espécie de invisível teatro histórico do império britânico.

2013_07_07_Domingo_Classico-337 (800x533)Na sequência do programa, a cantata Jauchzet Gott in Allen Landen – BWV 51, de Johann Sebastian Bach (1685-1750) – também com solo de Cíntia e Linck. Bach é tido como o maior nome da música barroca, e suas cantatas estão entre suas peças mais conhecidas e importantes.

Após um intervalo, a Orquestra executa Triptyque, do compositor e maestro japonês Yasushi Akutagawa (1925-1989). Ele desempenhou um papel importante no intercâmbio musical entre Japão e a União Soviética, sendo o único compositor japonês a ter sua música publicada oficialmente na ex URSS.

O concerto se encerra com Antiche Danze ed Arie (Árias e Danças Antigas) de Ottorino Respighi (1879-1936). São três suítes compostas nos anos de 1917, 1924, 1932, consideradas o mais bem sucedido esforço de Respighi para trazer a música antiga a seus ouvintes contemporâneos, em termos de gosto e imaginação de seus arranjos, bem como na questão do apelo junto ao público.

CÍNTIA DE LOS SANTOS 

Soprano lírico natural de Porto Alegre iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos seis anos de idade. É interprete solista do repertório escrito para Soprano e Orquestras de Câmara, Sinfônica, Sopros e grupos de instrumentos de Câmara, com os quais realiza concertos no Brasil e países do estrangeiro.  Destacou-se como sendo a primeira cantora lírica brasileira a realizar concertos de Música Barroca em Pequim, República da China, de 2002 à 2004. De 2007 à 2008 obteve experiência artística no curso de Mestrado em Ópera na Universidade do Sul do Mississippi, USM, Estados Unidos, interpretando “Susanna” da ópera “As Bodas de Figaro” de W.A.Mozart. Participa de masterclasses com profissionais renomados do circuito erudito mundial tais como Mazaaki Suzuki (Japão), Monique Zanetti (França), Peter Kooij (Holanda), Richard Levitt (Inglaterra), Lúcia Passos (MG), Martha Herr (SP), Inácio de Nonno (RJ), Bernard Delétre (França), Maria Cristina Kier (Argentina), entre outros. É Licenciada em Música (Piano) pela UFRGS e pós-graduanda em Educação Musical com ênfase em Técnica Vocal pela CENSUPEG (PR), atuando como professora convidada dos Laboratórios Corais e Painéis de Regência realizados pela FECORS. É preparadora vocal do projeto Meninas Cantoras do Rio Grande do Sul, Coral da UFRGS e Coral da PUCRS. Em 2014 foi indicada como Melhor Intérprete de Música Erudita pelo Prêmio Açorianos de Música. Mantém o seu aperfeiçoamento vocal com o Barítono Carlos Rodriguez em Porto Alegre.

TIAGO LINCK

Detentor de importantes prêmios nacionais e internacionais, Tiago Linck é um dos mais promissores trompetistas brasileiros. Nascido em Porto Alegre em 1987, iniciou-se na música em 1994 orientado pelo Maestro Sérgio Maslinkiewicz na Banda Musical do Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, Gravataí – RS, onde estudou percussão e trompete. Em 1999 foi admitido na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós, concluindo seus estudos nesta instituição em 2002. De 2002 a 2005 estudou trompete no projeto Sinos Acorda (Curso Livre de música desenvolvido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos), sob a orientação do professor Evandro Matté. De 2011 a 2012 residiu na França onde se especializou em trompete com os professores Patrick Carceller (professor do conservatório de Reims e da Académie Supérieure de Musique de Strasbourg) e Pierre Dutot (ex-professor dos conservatórios de Bordeuax e CNSMD de Lyon). Em julho de 2012 Tiago Linck obteve o D.E.M. (Diplôme d Études Musicales) pelo Conservatoire à Rayonnement Régional de Nice (FRA), tendo recebido em seu exame final as mais altas distinções oferecidas por esta instituição: mention très bien et félicitations à l’unanimité du jury. Sua formação inclui ainda aulas com grandes trompetistas, destacando-se: Adolph Herseth, Alison Balsom, André Henry, Andrew Balio, Fernando Dissenha, Fred Mills, Franck Pulcini, Gábor Boldoczk, Gilberto Siqueira, Jean-François Dion, Michael Tunnell, Pascal Clarhaut, Paul Merkelo, Stéphane Gourvat, Thierry Gervais, Wolfgang Guggenberger e Yigal Meltzer.

Tiago Linck já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, França, Uruguai e Venezuela, e já esteve sob a batuta de renomados maestros, tais como Carlos Miguel Prieto, Gustavo Dudamel, Ira Levin, Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriça, entre outros. É membro fundador do Quinteto Porto Alegre, professor de trompete da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Kómlos e, desde 2009, integra a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre como Trompete Solista.

TIAGO FLORES

Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Domingo, dia 21 de setembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a AACD, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

PROGRAMA

G.F. HANDEL (1685-1759) – Concerto Grosso, Op 6 n° 4 – Lá m

Solistas: Emerson Kretschmer (violino), Elsdor Ricardo Lenhart (violino), Alexandre Diel -(violoncelo), Fernando Cordella (cravo)

G.F.HANDEL (1685-1759) – Let The Bright Serafim – Do Oratório Samson

Solistas: Cintia de los Santos (soprano), Tiago Linck (Trompete)

J.S.BACH (1685-1750) – Cantata ” Jauchzet Gott in Allen Landen” – BWV 51

Solistas: Cintia de los Santos (Soprano), Tiago Linck (Trompete), Fernando Cordella (Cravo)

INTERVALO

YASUSHI AKUTAGAWA(1925-1989) – Triptyque

OTTORINO RESPIGHI (1879-1936) – Antiche Danze ed Arie

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Cíntia de los SantosconcertoDanaDomingo Clássico JuvenilLeopoldina JuvenilOrquestra de Câmara da ULBRATiago FloresTiago Linck