Vencedores do prêmio que revela novos talentos darão vida ao texto da alemã Rebekka Kricheldorf – que estará em Porto Alegre na estreia, participando de sessão comentada
Estreia no dia 18 de julho a montagem A Coisa no Mar, baseada no texto alemão escrito por Rebekka Kricheldorf. O espetáculo será encenado pelos vencedores da 5ª edição do Concurso para Novos Diretores de Teatro, promovido pelo Instituto Goethe Porto Alegre e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, que tem o objetivo incentivar e revelar profissionais de teatro em início de carreia. Graduanda em direção teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Jéssica Lusia dirige a peça. O elenco é formado por Eduardo Cardoso, Gabriela Poester, Natália Karam, Joana Kannenberg e Eduardo Schmidt.
A convite do Instituto Goethe, a autora alemã acompanhará a estreia do espetáculo e participará de um bate-papo com Jéssica após a apresentação, com tradução simultânea. Ela ficará na cidade por uma semana e participará de atividades realizadas pelo Instituto em parceria com a Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Nascida em Freiburg (1974), Rebekka estudou Letras (Línguas Latinas) e Escrita Cênica em Berlim e é autora de diversas peças de teatro. Atualmente integra a comissão julgadora do Prêmio de Drama do Teatro de Osnabrück.
O espetáculo será apresentado no Instituto Goethe nas sextas, sábados e domingos até o dia 10 de agosto, sempre às 20h, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da peça.
A Coisa no Mar brinca com a catástrofe. Um barco desancora do cais, deixando seus passageiros à deriva e presos em uma festa que já acabou. Perdidos em alto mar, eles se deparam com o desconhecido, a Coisa que nada sempre perto do barco, que os arrasta para longe da segurança. A falta de terra firme abala as convicções de cada um, tornando as certezas escassas. O mar causa náusea e as experiências e frustrações são vomitadas. Idade, profissão, aparência… Tudo que supostamente os define como indivíduos vai se dissolvendo, se tornando salgado e intragável.
DIREÇÃO
Jéssica Lusia é dramaturga, integrante da 42ª Reunião Cênica e graduanda em direção teatral na Unversidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou-se nas Artes Dramáticas em 2004, sob a direção de Flávio Mello, atual diretor e coordenador de pesquisa do coletivo Nativos Terra Rasgada, grupo vencedor do festival Mapa Teatral Paulista por quatro anos consecutivos. Entre os anos de 2007 e 2010, participou do Núcleo Descobrir Teatro, resultando nos espetáculos “Revolução” e “Adeus Boal”. Fez oficinas com Ingrid Koudela, João de Ricardo, Camila Bauer, Daniel Colin, Janaína Leita, Marcos Damasceno, entre outros. Na universidade, dirigiu as peças “D’ARC” (2011), “Roberto Zucco” (2012) e “Closer – tão perto que”(2012). Participou como colaboradora na dramaturgia das peças: “V ao Cubo – O que você vê, o que você não vê e além do que vê” (2012/2013, direção Natália Soldera), “[in box] – ou pra fora de todas as caixas”(2012, direção de Ander Belloto) e “D’ARC” (2011, sob orientação de Adriane Mottola. No ano de 2013, trabalhou como dramaturga e assistente de direção das peças: “Biografias Colecionáveis” e “Efeitos Colaterais da Falta e do Excesso” (ambas dirigidas por João Pedro Madureira). No mesmo ano, recebeu o terceiro lugar do Prêmio Vianninha – Concurso Nacional de Textos para Público Jovem, oferecido pelo Centro de Pesquisa de Teatro Infanto-Juvenil, com a peça peça “Anteontem”. É assistente de direção da peça “Medida Provisória” (2014, direção de João Pedro Madureira e dramaturgia de Diogo Liberano), montagem do curso de formação de atores da Casa de Teatro de Porto Alegre.
Quando:
De 18 de julho a 10 de agosto (sextas, sábados, domingos)
Onde: Auditório Goethe (Rua 24 de Outubro, 112)
Horário: 20h
Entrada franca
*distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo
Bate-papo 18 de julho | após o espetáculo | com tradução simultânea | Com Rebekka Kricheldorf e Jéssica Lusia
Texto: Rebekka Kricheldorf
Direção: Jéssica Lusia
Concepção: JéssicaLusia e Gabriela Poester
Assistência de direção: Natália Soldera
Elenco: Joana Kannenberg, Eduardo Cardoso, Natália Karam, Eduardo Schmidt, Gabriela Poester
Preparação corporal: André Rosa
Cenário: Letícia Castilhos Coelho e Martino Piccinini
Iluminação: Carina Sehn
Figurinos: Geluza Tagliaro
Cabelos: Salão do Paul
Trilha sonora: Tomás Dornelles Piccinini
Criação de vídeo: Maurício Casiraghi
Programação gráfica: Martino Piccinini
Fotografia: Bernardo Jardim Ribeiro
Tradução: Luciana Waquil
Produção executiva: André Varela
Assessoria de imprensa: Dona Flor Comunicação
Realização: Goethe-Institut Porto Alegre e Prefeitura Municipal de Porto Alegre