Concerto apresentará a forma “Tema e Variações” com obras de compositores de diferentes períodos e nacionalidades, além de Metallica e Deep Purple
Foto: Eduardo Seidl
Tema com variações é uma forma musical na qual a ideia musical fundamental ou tema é repetida de forma alterada ou acompanhada de maneira diferente. E essa é a proposta do próximo Domingo Clássico, que ocorre no dia 1 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Sob regência de Tiago Flores, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta um concerto com temas e variações de obras de compositores de diferentes épocas e nacionalidades, além de Metallica e Deep Purple.
O concerto inicia com Variações sobre um tema de Frescobaldi, de Alexandre Tansman, compositor, pianista e maestro polonês Neoclássico. Em seguida, a Orquestra executa o Segundo Movimento da famosa obra do austríaco Franz Schubert: A Morte e a Donzela. Em seguida, Tema e Variações de Alexander Glazunov, compositor ligado ao nacionalismo musical russo. Por fim, Variações sobre um tema de Tchaikovsky, obra especialmente popular do compositor russo Anton Arensky, baseada em uma das Canções para crianças, Op. 54 de Tchaikovsky.
Para encerrar o concerto, Metallica, com Nothing Else Matters, com arranjo de Rodrigo Bustamante; e Deep Purple, com Smoke on the Water, com arranjo de Arthur Barbosa.
Data: Domingo (1/5)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: https://www.youtube.com/orquestradecamaradaulbra
ALEXANDRE TANSMAN: Variações sobre um tema de Frescobaldi
FRANZ SCHUBERT: A Morte e a Donzela / Segundo Movimento – Tema e variações
ALEXANDER GLAZUNOV: Tema e Variações
ANTON ARENSKY: Variações sobre um tema de Tchaikovsky
METALLICA: Nothing Else Matters (Arranjo: Rodrigo Bustamante)
DEEP PURPLE: Smoke on the Water (Arranjo: Arthur Barbosa)
REGÊNCIA: Tiago Flores
Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizações da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.