Apresentação gratuita e aberta à comunidade ocorre no sábado (21/12), às 16h, no Auditório do Colégio Anchieta. Com tradução simultânea em Libras, espetáculo terá ainda participações de Paola Kirst e Andrei da Silva
Dezembro é um mês especial para as crianças e jovens do Ouviravida, seus familiares e amigos, e também para os professores, coordenadores, produtores, apoiadores e toda a equipe do projeto. É sempre neste mês que ocorre a apresentação de final de ano – um momento para os alunos mostrarem seu desenvolvimento musical ao longo do ano e serem aplaudidos, em clima de celebração junto à comunidade.
Com o tema “Compositoras mulheres”, o show trará ao palco cerca de 180 crianças, que apresentarão um repertório desenvolvido a partir dos conteúdos trabalhados em aula, nas classes de flauta doce, canto e percussão. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e ocorre a partir das 16h, no Auditório do Colégio Anchieta(Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521). Haverá ainda a participação especial dos músicos Paola Kirste Andrei da Silva.
“A apresentação é uma atividade pedagógica que faz parte do processo de aprendizagem desenvolvido durante todo o ano, e tem como objetivo, compartilhar esses aprendizados com o público através da execução das músicas e canções arranjadas e trabalhadas especificamente para cada grupo de alunos”, explica a coordenadora pedagógica Nise Franklin.
Uma das novidades neste ano é que todas as canções terão tradução simultânea em Librasfeita por Joseane Kirst. Uma das alunas do Ouviravida é deficiente auditiva e, ao longo do ano, os professores vêm se capacitando para melhorar a comunicação com ela. A partir de 2020 o projeto contará com uma formação continuada em Libras para toda a equipe.
O espetáculo será dividido em quatro blocos. No primeiro, sobem ao palco os alunos de flauta. Em seguida, se apresentam as crianças do Coral do Ouviravida. Depois é a vez das turmas de percussão. No último bloco todas as modalidades de instrumentos e canto se unem e apresentam juntas as canções compostas por mulheres. “Os arranjos são desenvolvidos para os diferentes níveis de aprendizado, para que todos pudessem tocar e cantar”, explica Nise Franklin.
SOBRE O OUVIRAVIDA
O Ouviravida oferece aulas gratuitas para 200 crianças da Vila Pinto, no Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O objetivo é promover a educação musical popular e trabalhar a autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, integram o projeto jovens da Associação Missionária Centro São José e da Associação Missionária Perpétua Socorro.
Idealizado pelo maestro Tiago Flores, Ouviravida surgiu em 1999 e esteve ativo até 2007 – quando, por falta de apoio, teve de encerrar suas atividades. A retomada só foi possível dez anos depois, em 2017. Hoje, o projeto conta com cerca de 200 matriculados nas aulas, que ocorrem no Centro São José – entidade beneficente que atende crianças e jovens no turno inverso ao da escola.
A iniciativa conta com o patrocínio master da Dufrio, patrocínio do BRDE, apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS, e parceria da Cedica (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) – SDSTJDH – Governo do Estado do RS, com do Ministério da Cidadania e do Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Confira todas as notícias que já publicamos sobre o Ouviravida.
APRESENTAÇÃO DE FINAL DE ANO: PROJETO SOCIAL OUVIRAVIDA
Data: Sábado (21/12)
Horário: 16h
Local: Auditório do Colégio Anchieta (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521)
Entrada franca
PROGRAMA
FLAUTA DOCE – PROF. ISAC COSTA SOARES
Greensleeves (Anônimo)
CANTO – PROFA. DAIANA FULBER
CORAL OUVIRAVIDA
Criança não trabalha (Arnaldo Antunes)
Ser Criança ( Andrei Silva) – participação especial de Andrei da Silva
Suíte do Pescador (Dorival Caymmi)
De repente Califórnia (Nelson Motta Filho, Nelson Motta,Luiz Maurício e Lulu Santos) – solo de Kassiano
PERCUSSÃO – PROF. LUCAS KINOSHITA
Opanijé (levada adaptada)
Cumbia (levada)
Funk
Partido Alto (levada)
PRÁTICA DE CONJUNTO (PROFA. DAIANA, PROF. ISAC e PROF. LUCAS)
Abre Alas e Lua Branca (Chiquinha Gonzaga)
Vilarejo (Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Pedro Cidade e Antônio de Freitas)
Crendice (Paola Kirst) – participação especial de Paola Kirst
Ficha Técnica OUVIRAVIDA
Professores:
Canto – Daiana Fulber
Flauta e Trompete – Isac Costa Soares
Percussão – Lucas Kinoshita
Acordeon – Matheus Kleber
Violão – Angelo Primon
Teclado – Nisiane Franklin
Flauta Transversa – Leonardo Perroni
Coordenador Geral– Tiago Flores
Coordenadora Pedagógica– Nise Franklin
Produção Executiva: Liége Biasotto – CUCO Produções
Assessoria de imprensa e redes sociais: Dona Flor Comunicação
Coordenação da Associação Missionária Beneficência Centro São José: Maria Silvia Lehnen
Coordenação da Associação Missionária Perpétuo Socorro: Fabiane Moraes
Captadora de recursos:Graziela Zunino – Grupo Consultoria
Design Gráfico:Betina Nilsson – Sopro Conteúdo
Fotografias: Sofia Cortese
Ficha técnica APRESENTAÇÃO OUVIRAVIDA:
Participações especiais:Paola Kirst e Andrei da Silva
Intérprete de libras:Joseane Kirst
Iluminação:Carol Zimmer
Técnico de som:Thomaz Dreher
Registros em vídeo:Alvaro Andrade
Camarins:Rosane Leivas