Curso Sobre Viver de Cultura no Santander Cultural

Publicado em: 18/05/2016

13221096_10206141750691484_8584704593306110813_n

A primeira edição do curso Sobre Viver de Cultura acontece no dia 31 de maio, terça-feira, das 10h às 19h, no Santander Cultural, em Porto Alegre. A iniciativa pretende incentivar a autonomia dos agentes culturais através da contextualização do mercado de cultura, contribuindo para uma reflexão crítica e uma visão lúcida do seu próprio trabalho e seu contexto profissional, além de mostrar as principais diretrizes para a formatação de um projeto cultural sólido, sustentável e funcional. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas na página do projeto ou pelo e-mail [email protected].

O curso abordará temas como mercado de cultura e políticas públicas, formatação de projeto cultural, economia criativa e profissionalização do setor, entre outros. Será dividido em dois módulos: O Mercado e as Políticas Culturais, ministrado por Cristiane Marçal; e Formatação de Projetos, ministrado por Liége Biasotto, com duração total de 7h30. No primeiro módulo, será discutida a lógica das políticas culturais vigentes; as relações entre cultura e economia e artista e dinheiro; a importância e os desafios da profissionalização na área; e a cultura como beneficiária da ascensão da economia criativa. No segundo módulo, serão abordadas as questões principais que devem ser atendidas nos projetos culturais, além de formas de melhorar a comunicação e potencial de venda dos projetos.

Segundo as ministrantes, a autossustentação da produção cultural é um desafio contínuo para os profissionais dessa área, pois o mercado de cultura possui uma dinâmica própria de funcionamento, que destoa dos mercados convencionais. Para elas, o mercado de cultura pode ser um espaço mais produtivo e funcional, mas para isso é necessário que os profissionais da cultura conheçam e dominem mecanismos importantes para a circulação dos produtos culturais. Quando os agentes de cultura assumem essa frente, eles têm mais condições de tornar o seu contexto de trabalho mais saudável e adaptado às necessidades da classe artística.

Ministrantes

crisCristiane Marçal é jornalista e produtora cultural, trabalha há 14 anos com cultura e comunicação, atuando no planejamento, execução e divulgação de eventos culturais, com destaque para o trabalho desenvolvido na Opus Promoções e como sócia fundadora da Fio Produtora Cultural. Na mídia, conta com experiência em diferentes meios de comunicação – jornal, rádio, TV e internet – com destaque para a atuação no Grupo RBS (Rádio Gaúcha e clicRBS).

Desordem Casulo Castanha

Foto: Fernanda Chemale

Liége Biasotto é Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha na área de produção cultural desde 2007. Em 2010 abriu a CUCO Produções, empresa focada em produção cultural, elaboração de projetos culturais, consultoria e comunicação. Profissional autônoma, atualmente responde pela Produção Executiva do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Festival de Música de Nova Prata, Orquestra de Câmara da ULBRA e ECOPOÉTICA – Arte e Sutentabilidade em Intervenções Urbanas.

 

 

SERVIÇO

Curso Sobre Viver de Cultura

Dia 31 de maio, terça, das 10h às 19h

Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028)

Porto Alegre

Investimento:

R$ 100 até o dia 24/05

R$ 150 a partir do dia 25/05

INSCRIÇÕES E PAGAMENTO – http://tinyurl.com/INSCRICOESCULTURA

ou pelo e-mail [email protected]

► Todos os valores são parceláveis em até 10x no cartão

Formas de pagamento: Cartão de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Hipercard), boleto bancário, débito online (Bradesco e Itaú) e Moip.

Mais informações em /www.facebook.com/cursosobreviverdecultura, pelo telefone

(51) 9335.8066 ou pelo e-mail [email protected]

 

cristiane marçalCuco ProduçõesCulturacursoeconomia da culturaeditalLei de Incentivo à Culturalei rouanetLiege BiasottoPorto AlegrePró-Cultura RSprodução culturalprodutor culturalprojetos culturaissantandersantander cultural