Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana terá circulação virtual

Publicado em: 23/04/2021

Projeto Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana foi adaptado para versão online em função do agravamento da pandemia. A partir do dia 27/4, inicia a mostra virtual de vídeo-arte, com grupos de 7 cidades gaúchas. E no dia 15/5 estreia a vídeo-performance de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues

  

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura, o Ecopoética entrará em circulação novamente. No entanto, o projeto que originalmente previa a circulação por sete cidades gaúchas (Gravataí, Canela, Gramado, Passo Fundo, Veranópolis, Carlos Barbosa e Caxias do Sul) foi adaptado para uma versão online, em função do agravamento da pandemia no Estado.

 

O projeto está estruturado em dois pilares: a performance artística Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana, de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues; e um trabalho de intercâmbio cultural com grupos artísticos das sete cidades gaúchas. Esse intercâmbio contou com duas oficinas ministradas por Marina, Rossendo e Rodrigo Shalako. E, como resultado, os grupos participantes produzem suas próprias performances em formato de vídeo-arte.

 

CIRCUITO VIRTUAL DE VÍDEO-ARTE

O circuito virtual de vídeo-arte, com as criações dos sete grupos artísticos que participaram das oficinas de intercâmbio, inicia no dia 27/4. Os trabalhos poderão ser conferidos nas redes sociais do projeto Ecopoética (@ecopoetica). (Confira a programação no serviço abaixo*)

 

Serão exibidas as criações dos grupos Ritornelo de Teatro, de Passo Fundo; Cia Teatral Tem Gente no Palco, de Veranópolis; Grupo de Teatro CooperAção, de Carlos Barbosa;Grupo Teatral Nós Mimo, de Gramado; Ponto de Cultura Kombinação– Instituto Seide, de Canela; Coro Juvenil do Moinho – UCS, de Caxias do Sul; e GET – Grupo de Estudos Teatrais, de Gravataí.

 

Os coletivos participaram de duas oficinas: Cenografia Sustentável, com o cenógrafo do projeto Rodrigo Shalakoe Princípios da Performance Urbana, com Marina Mendo e Rossendo Rodrigues.As oficinas foram realizadas virtualmente no mês de março e tinham como objetivo compartilhar como a concepção, a construção cenográfica, a preparação e elaboração da performance são abordados dentro do coletivo Ecopoética, conectando arte e sustentabilidade.

 

 

VÍDEO-PERFORMANCE ECOPOÉTICA – RITUAL DE SOBREVIVÊNCIA URBANA 

Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana é uma performance artística de Marina Mendo e Rossendo Rodrigues. O trabalho foi adaptado para o formato de vídeo e estreia no dia 15/5 às 19h, nas redes sociais dos grupos que participaram dos intercâmbios e nas redes sociais do projeto (@ecopoetica).

 

Apresenta a metáfora dos pequenos rituais cotidianos que permitem levar a vida adiante. O habitar humano em seu pequeno espaço em meio ao lixo, e a busca pelo alimento físico e espiritual em meio à degradação das águas. Sob um barco feito de lixo flutuante, a intervenção costumava ocorrer sobre lagos de parques públicospara espectadores em trânsito no ambiente urbano.

 

A performance estreou em 2014 e é voltada à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Trabalhando sobre instalações artísticas construídas com lixo, a dupla apresenta uma abordagem voltada ao pensamento ecológico e ao resgate e valorização dos espaços da cidade que estejam relegados à poluição e ao esquecimento. Em sete anos, o Ecopoética já realizou intervenções sobre os rios Tietê/SP,Ipojuca/PE e Capibaribe/PE – que integram o ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil segundo o IBGE. Também já passou pelos rios Gravataí, Sinos e Caí, no Rio Grande do Sul – além do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

 

SERVIÇO:

 

MOSTRA VIRTUAL VÍDEO-ARTE | SETE GRUPOS ARTÍSTICOS:

 

>> Data: 27 de abril 

Grupo: Cia Teatral Tem Gente No Palco

Cidade: Veranópolis

Exibição:

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

 

>> Data: 29 de abril

Grupo: GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí 

Cidade: Gravataí

Exibição: 

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

 

>> Data: 1 de maio

Grupo de Teatro CooperAção 

Cidade: Carlos Barbosa

Exibição:

Insta: @ecopoetica

 

>> Data: 4 de maio

Grupo: Ponto de Cultura Kombinação (Instituto Seide) 

Cidade: Canela

Exibição:

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

 

>> Data: 6 de maio

Grupo: Nós Mimo

Cidade: Gramado

Exibição:

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

 

>> Data: 8 de maio

Grupo: Coro Juvenil do Moinho – CoJmo

Cidade: Caxias do Sul

Exibição:

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

>> Data: 11 de maio

Grupo: Grupo Ritornelo de Teatro

Cidade: Passo Fundo 

Exibição:

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

 

CIRCUITO VIRTUAL : VÍDEO PERFORMANCE  

 

 RITUAL DE SOBREVIVÊNCIA URBANA 

PROJETO ECOPOÉTICA | MARINA MENDO E ROSSENDO RODRIGUES

 

Data de estreia: 15 de maio

Exibição: 

Insta do Ecopoética: @ecopoetica

Insta: @gruporitornelo

Passo Fundo:

Face: @ritornelo

Caxias do Sul: 

Insta:@corojuvenildomoinhoucs

Face:@corojuvenildomoinhoucs

Gramado: 

Face: @GrupoNosMimo

Insta: @gruponosmimo

Canela: 

Insta – @cultura.kombi

Gravataí:

Insta @get_ogrupoteatral

Face @get.ogrupoteatral

Veranópolis:

Insta @temgentenopalco

Face @ciatemgentenopalco

 

SOBRE O ECOPOÉTICA

Ecopoética – Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas é uma plataforma de trabalho artístico interdisciplinar concebida pelos artistas e educadores Marina Mendo e Rossendo Rodrigues. Tem como objetivo a criação e difusão de performances e intervenções urbanas voltadas ao desenvolvimento sustentável das relações com o ambiente urbano. Os trabalhos tem como enfoque a cultura de consumo e descarte de resíduos e a poluição das águas na cidades.O projeto recebeu o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade da Virada Sustentável Poa em parceria com a Fundação Gaia.

https://www.youtube.com/watch?v=dWi-Tc-nPlY&feature=emb_logo

 

Marina Mendo é performer, educadora e produtora cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e especialista em Interculturalidade pela Universitá degli Studi di Padova. Desenvolve projetos na área de Artes Cênicas, explorando a voz, a sonoridade e o lugar de fala da mulher no discurso artístico. Seus trabalhos mais recentes: Fábrica de Calcinha – Prêmio Ieacen Teatro 2017, performance convidada para temporadas no SESC Pompéia e Sesc Belenzinho, Ecopoética – ILHA, Ecopoética Dilúvio – MA convidado para a programação do 20 Palco Giratório SESC 2017.

 

Rossendo Rodrigues é performer, educador. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e graduando em Psicologia. Desenvolve projetos na área de Artes Cênicas, Cinema e Vídeo explorando o corpo, as artes marciais e não-violentas no discurso artístico. Seus trabalhos mais recentes: Estação Paraíso, Em Busca de Sentido, O Feio, Ecopoética Dilúvio – MA convidado para a programação do 20 Palco Giratório SESC 2017.

 

 

 

FICHA TÉCNICA DO PROJETO ECOPOÉTICA – RITUAL DE SOBREVIVÊNCIA URBANA: 

 

Coordenação de produção: Marina Mendo

Criação e performance: Marina Mendo e Rossendo Rodrigues

Cenografia:Rodrigo Shalako

Coordenação técnica: Rodrigo Shalako

Assistência de produção: André Varela

Oficineiros: Rodrigo Shalako, Rossendo Rodrigues e Marina Mendo

Direção de vídeo-performance Ritual de Sobrevivência Urbana: Liége Ferreira

Operação de Câmeras: Thiago Lazeri e Natália Utz

Vídeomaker Oficinas: Natália Utz – UTZ Filmes

Edição de vídeo-documentário do Projeto Ritual de Sobrevivência Urbana no RS: Natália Utz-UTZ Filmes

Fotógrafa: Débora Lorenz

Criação de trilha sonora para documentário: Ricardo Pavão e Gustavo Pavão

Designer: André Varela

Assessoria de Imprensa: Raphaela Donaduce Flores- Dona Flor Comunicação

Assessoria de Mídia e Redes Sociais: Amanda Gatti

 

Coletivos artísticos que participam de intercâmbios: Grupo Ritornelo de Teatro de Passo Fundo; Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis; Grupo de Teatro da Cooperativa de Carlos Barbosa; Grupo Teatral Nós Mimo de Gramado; Ponto de Cultura Kombinação – cInstituto Seide de Canela; Cojmo – Coro Juvenil do Moinho de Caxias do Sul; GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí

 

 

SINOPSES DOS 7 VÍDEO-ARTES E BIOS DOS GRUPOS QUE PARTICIPARAM DOS INTERCÂMBIOS

 

Cia Teatral Tem Gente No Palco – Veranópolis 

Data:  27 de abril

Título: Descarte humano: do concreto ao invisível

 

Sinopse:O lixo que sufoca o nosso planeta aumenta na mesma proporção que a valorização do trabalho de coleta e separação seletiva é apagada. O que você faz com o seu lixo?! Onde você acredita ser o fora?! Qual é o seu descarte?! Um olhar atento e performativo sobre corpos-escritura, invisibilizados frente ao caos e a degradação humana. Histórias recontadas que se entrelaçam neste epílogo-denúncia, de um documentário expressionista, sobre vivências e resistências.

 

Bio:Companhia Teatral independente e atuante, em sua formação atual, há oito anos na área cultural de Veranópolis e interior do estado do RS. Desenvolve Oficinas Teatrais, gratuitas à comunidade, com Grupos Infantil, Juvenil e Adulto, além de projetos sociais e pesquisa cênica em transversalidade com outras áreas artísticas. Entre suas montagens de espetáculos teatrais destacam-se: Mademoiselle, Um Certo Cavaleiro Errante & Sua Linda Flor, La Prima Canzone e Peter Pan – A Magia Continua, todos autorais. Seus trabalhos recentes são o projeto artístico-cultural CONSONÂNCIA DO ENCONTRO: O Canto & o Teatro em Suas Transversalidades e CORPOGRAFIA NA CENA: Processo de Estudo, Criação e Ocupação Artística, em fase de criação.

 

Redes:

Canal no YouTube Cia Tem Gente no Palco – OFICIAL

https://www.youtube.com/channel/UCPTviJHyCsPmpmTEaqiOjJQ

Insta @temgentenopalco

Face @ciatemgentenopalco Fotos: arquivo do grupo

 

 

 

GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí 

Data:  29 de abril

Título:DescArte Cultural: Um Manifesto Poético

 

Sinopse:Quando o que era vida, cultura, arte se transforma em DescArte! Ao apagar as luzes, com elas, a porta que se fecha.O desmantelar das nossas estruturas e equipamentos culturais tem se mostrado um projeto para sucatear e descartar nossas trajetórias artísticas. Nos tiram nosso espaço, não nos querem por perto. Mas, existimos e (re)existimos com nossos corpos, vozes e narrativas. Um Manifesto Poético que grita o sussurro do simbólico.

 

Bio:Coletivo de artistas, diverso e plural, do município de Gravataí/RS, que desde 2018 desenvolve pesquisa e estudo nas artes da cena, com base experimental, em busca de conhecimento, vivências e experimentações cênicas e performativas. O GET iniciou sua trajetória com a montagem do espetáculo teatral Teima Filho, Teima que Dá, com o qual participou no ano de 2019 de Festivais de Teatro no estado do RS, tendo sido premiado em diversos deles. O Coletivo tem, ainda, em sua trajetória o Espetáculo Pocket Um Certo Cavaleiro Errante e Sua Linda Flor e trabalhos com performance artística. No momento, desenvolve um Projeto de Instalação Cênico-Visual sobre o Feminino, intitulado Corpas Femininas Na Ruptura do Caos.

 

Redes:

Canal no YouTube GET GRUPO DE ESTUDOS TEATRAIS

https://www.youtube.com/channel/UCTpl-0V3Aozxaqt-0z_iLrg

Insta @get_ogrupoteatral

Face @get.ogrupoteatral

 

Grupo de Teatro CooperAção– Carlos Barbosa

Data:  1 de maio

Título: Neurônio D’Água

Sinopse: Oceanos, mares, rios, lagoas, a torneira de nossas casas, o corpo humano, células. Cidades interligadas através de vertentes e esgotos. No planeta terra a falta de Neurônios espelhos potencializa a crise em nossas águas. É possível ainda reverter esta situação?

Bio: O grupo é  formado por  trabalhadores da Cooperativa Santa Clara e coordenado pelo diretor Marcelo Bulgarelli, que desde 2016 mantém encontros semanais para a prática de atividades de formação teatral. Com o desejo de se conhecer e se expressar, os colegas de trabalho viraram colegas de cena e passaram a criar espetáculos como  “A sala”, com foco no trabalho do ator, improvisação e jogos teatrais. Em 2018, FASES/FACES, espetáculo que, através da linguagem do teatro de máscaras, apresenta histórias, situações e imagens que retratam as diversas fases que atravessam nossas vidas – do nascimento à morte.

Redes: 

https://www.coopsantaclara.com.br/

 

 

Ponto de Cultura Kombinação (Instituto Seide) – Canela 

Data:  4 de maio

Título:Insustentabilidades do Ser

 

Sinopse:Perfomance teatral, circense e performática, criada sob uma ótica áudio visual. Tem como principal objetivo questionar conceitos internos e perspectivas relacionadas a essência do ser humano diante da sustentabilidade. A mídia atual, caminha para deixar nossos pensamentos e emoções insustentáveis, regem nossas vidas, nos dizem o que comer, o que usar, para onde ir. Quando desligamos as telas e olhamos para o mundo real, percebemos um mundo entulhado de “rejeitos”. Esse mundo é um reflexo de nós mesmos, da nossa relação com a natureza e com o meio ambiente.

 

Bio:  O Ponto de Cultura Kombinação é uma entidade de natureza artística e cultural sem fins lucrativos. Desenvolvemos atividades ligadas à arte educação, utilizando como instrumento, oficinas artísticas de forma continuada. Como uma incubadora de projetos, desenvolvemos ações de mobilização, mediação, formação e articulação, fazendo integração dos artistas da comunidades e tornando possível a realização de novas ideias ligadas à cultura e à educação.

 

Redes:

Insta – @cultura.kombi

Fotos: Sérgio Azevedo

 

 

Nós Mimo – Gramado 

Data:  06 de maio

Título:Cinógeda

 

Sinopse: O tempo tece as mortes causadas pelo descuido do homem com a natureza. Sem saber que, ao matá-la, este também está matando a si. O homem é, ou deveria ser, a própria natureza. Sustentar-se, sustentá-la, prover sustentabilidade.

Cinógeda: Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas vidas em pouco tempo. Quem deliberadamente ordenou a aniquilação de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, uma cultura ou uma civilização.

Nesta performance, que é um ensaio sobre a ausência, o grupo traz à tona o questionamento sobre o impacto que somos e geramos através de nossas próprias ações descuidadas e orquestradas pelo líder que mal exemplifica, que evidencia o quanto não sabermos [ainda] como viver em comunhão com a biodiversidade cultural. Quantas perdas teremos até que o sentido seja sentido?

 

Bio:Grupo coletivo, criando em 2010 e com sede em Gramado, o Nós Mimo – Núcleo de Pesquisa para Linguagem Corporal Cavalo Marinho, tendo como característica a linguagem do teatro de rua e o estudo das técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, pantomima e palhaço. Com a intenção de reinventar constantemente no público a necessidade permanente da utopia, a ideologia do grupo está em levar o seu trabalho até os locais de difícil acesso e que são privados constantemente de arte e cultura. Desde seu primeiro ano e através de diversos projetos, o grupo leva suas apresentações para os bairros descentralizados da cidade, com o intuito de levar arte para aqueles que são carentes por ela.

 

Redes:

Face: @GrupoNosMimo

Insta: @gruponosmimo

Site: www.teatronosmimo.com

Canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0qHr3LzQzYrd6G6CLrpQ-Q

 

Coro Juvenil do Moinho – CoJmo – Caxias do Sul 

Data:  8 de maio

Título:CoJmonautas Ecopoéticos

 

Sinopse: Inspirados pela importância e pela necessidade de pensar e repensar a reciclagem de resíduos, e pelo reaproveitamento do lixo e de tudo aquilo que é descartável, reciclamos também o arranjo da música Tuinha. Nesta produção do Coro Juvenil do Moinho/UCS, a montagem audiovisual ganha uma roupagem sonora que mistura a estética das vozes dos cantores e cantoras do grupo e da harmonia do piano, com os ruídos do maquinário e ação dos recicladores da Associação Belo Horizonte, de Caxias do Sul, fazendo também um contraponto com a edição de imagens do lixo da cidade e de suas belezas urbanas e naturais. Reciclamos o descartável e transmutamos o que era lixo e ruído em poesia, visando ampliar consciências e percepções sobre o meio ambiente, sabendo sermos nós, fazedores do tipo de mundo em que vivemos ou queremos viver.

 

Bio:  Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente, que oferece atividades gratuitas a cantores que tenham entre 13 e 29 anos, com ou sem experiência vocal, envolvendo ensaios regulares e oficinas de prática coral e de consciência de si sob uma abordagem interdisciplinar, visando potencializar sua ação como artistadores da vida. Concebeu, sob direção e regência de Cristiane Ferronato e artistas convidados, os espetáculos Tanto Mar (2016), Contrapontos (2017) e Moinho Nômade (2019).

 

Redes:

Insta: https://www.instagram.com/corojuvenildomoinhoucs

Face: https://www.facebook.com/CoroJuvenildoMoinho

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwtivWHYc28R8UY5mJZkKTQ

Fotos: Maurício Concatto

 

 

Grupo Ritornelo de Teatro – Passo Fundo 

Data:  11 de maio

Título:A sede de Tagarela

 

Sinopse:A vídeo-performance mostra a palhaça Tagarela conhecendo a cidade de Passo Fundo, cidade que tem origem no Rio de mesmo nome. Aos poucos ela vai descobrindo que a cidade tem muita ligação com a água mas nenhum cuidado com ela.

 

Bio: O coletivo de artistas que compõem o Grupo Ritornelo de Teatro, da continuidade, a partir de 2010, a um trabalho iniciado em 1998 com o extinto Grupo Viramundos, possibilitando o segmento de uma exitosa trajetória de montagens teatrais, investigação de linguagens e produções artísticas.

 

Redes:

Insta: @gruporitornelo

Face: @ritornelo

Fotos: arquivo do grupo

 

 

A Dona Flor Comunicação é responsável pela assessoria de imprensa do Projeto Ecopoética. Veja outras notícias publicadas.

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