Com curadoria do artista e pesquisador Lucas Icó, a mostra reúne trabalhos em arte, audiovisual, fotografia, escultura, tecelagem e pesquisas em uma grande rede de afetos, saberes e resistências. Abertura será no dia 5 de abril. O projeto é fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – ARTES VISUAIS
O Museu da UFRGS, em Porto Alegre, recebe a partir do dia 5 de abril a exposição “KYA – Tramas, Teias e Redes Guarani Mbya e Jurua”, com visitação gratuita até julho de 2025. Com curadoria do artista e pesquisador carioca Lucas Icó, a mostra é uma construção coletiva com o grupo de Artistas e Artesãos da Tekoa Anhetengua, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e reúne obras de artistas indígenas e não indígenas em uma trama viva de criação, saberes e reexistência.
“KYA”, palavra guarani que significa “rede” ou “teia” de aranha e de outros seres, é também metáfora para os processos de encontro, criação e troca entre artistas Guarani Mbya, pesquisadores e pensadores de diferentes origens. A exposição apresenta obras de arte, esculturas, registros audiovisuais, fotografias, murais, redes tecidas e experiências coletivas, refletindo sobre o tempo prolongado dos processos criativos e os vínculos formados entre pessoas com diferentes visões de mundo.
Entre os destaques da exposição estão os trabalhos do grupo de cantos Teko Guarani, da ceramista e escultora Antonia Garai, do tecelão Rubén Franco, do fotógrafo Vherá Poty e do realizador audiovisual Jorge Morinico. Também participam pesquisadores guarani como Laercio Karaí e Araci da Silva e artistas e pesquisadores não indígenas como o Ecomuseu Urbano (Cláudia Zanatta e Vado Vergara), Cristina Ribas e o artista inglês Sol Archer.
A exposição inclui redes artesanais confeccionadas com fibras naturais de guajuvira e algodão, fruto de oficinas de tecelagem ministradas por Rubén Franco com participação de tecelões guarani e jurua. Também apresenta esculturas em barro que representam animais da mata, murais feitos com pigmentos naturais da terra, fotografias de Vherá Poty com o fotógrafo gaúcho Danilo Christidis e instalações audiovisuais a partir do media-metragem “Guata” (2022), com direção de Jorge Morinico e João Maurício Farias, que trata do caminhar como prática existencial e cosmopolítica dos Guarani.
Outro destaque é o curta-metragem “Pequeno Sol” (2025), realizado no Centro Histórico de Porto Alegre pelo grupo Teko Guarani, Lucas Icó e Sol Archer. A exposição conta ainda com um espaço de consulta a referências bibliográficas e um mapeamento interativo da cidade como território indígena, conduzido por Laercio Karaí, João Maurício Farias e Guilherme Maffei.
KYA propõe atenção aos modos de coexistência e criação entre vidas humanas e mais que humanas, indígenas e não indígenas, em um gesto de escuta e respeito à pluralidade de tempos, formas de vida e territórios. Durante o período da mostra, haverá rodas de conversa, visitas mediadas e outras atividades formativas. Um catálogo será lançado ao final como registro e desdobramento das experiências da exposição.
A proposta da exposição KYA surgiu em meio à colaboração com o grupo de Artistas e Artesãos da Tekoa Anhetengua (Lomba do Pinheiro, Porto Alegre) – colaboração iniciada em 2020 com os pesquisadores e realizadores de audiovisual Jorge Morinico e João Mauricio Farias durante a pesquisa para o documentário Guata (2023). Esse processo coincidiu e é parte da pesquisa de doutorado que Lucas Icó vem desenvolvendo no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Ao longo dos anos, muitos caminhos e descaminhos levaram a que mais interlocutores e processos de pesquisa e criação confluíram nesta trama.
Abertura: 5 de abril de 2025, às 10h30
Visitação: de 7 de abril de 2025 a 8 de agosto de 2025
Segunda a sexta, das 8h às 18h.
* última entrada às 17h45
Para visitas de grupos, agendar no site do Museu da UFRGS em https://www.ufrgs.br/museu/agende-sua-visita/
ENTRADA FRANCA
FICHA TÉCNICA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Reitora Márcia Barbosa
Vice-reitor Pedro Costa
Pró-reitor de Extensão Daniela Borges Pavani
Vice-pró-reitor de Extensão Patrícia Helena Xavier dos Santos
Museu da UFRGS
Diretora Claudia Porcellis Aristimunha
Celso Alegransi
Eliane Muratore
Hodo de Figueiredo
Isabel Nepomuceno
João Vicente Teixeira Buzzatti
Maura Bombardelli
Rafaela Silva Thomaz
Alunos com atividades no Museu
Germano Petry Bortoluzzi
Gianluca Palavro Hoffmann
Lauren Bengochêa de Araújo
Lucas Quadros Petry
Mariana Rita Cavaletti
Marina Terres
Pietra Caceres Vighi
Rafaela Oliveira Nunes
Sally Jacon
Sofia da Silva
Vitória Dutra
Equipe de Apoio
Juçara Quintana
Juliana Santos da Silva
Identidade visual
Lauren Bengochêa de Araújo
Equipe EQS Engenharia – Centro
Fabrício Silva/ João Fernando Locatelli / Rafael dos Santos Duarte / Christian Luz da Silva Forte / Isaías dos Reis Peres
Mobiliário
Chefe da OFPROD – Paulo Roberto da Cunha Ferraz Marcenaria – Valério Silveira Brum (servidor)/ Joyce Paulo F. de Oliveira (servidor)/Jeferson Linhares dos Santos (EQS)/Diego Andrei A. de Moura (EQS)/ Wesley dos Santos Garcia (EQS0 Serralheria – Claudio Freire Siqueira (EQS)/ Vilmar Cristiano de Oliveira (EQS)/ Fabio Telles Vieira (EQS)/ Wesllen Gomes da Silva (EQS)/ Adriano da Silva Pereira (EQS) Motorista – Clair Rodrigues da Rosa (Nascimento Serviços de Limpeza LTDA)
Concepção
Artistas e Artesãos da Tekoa Anhetengua
I-motirõ
Artistas / Pesquisadores / Professores
Anildo Gomes
Antonia Garai
Araci da Silva
Cristina Ribas
Danilo Christidis
Ecomuseu Urbano (Claudia Zanatta e Vado Vergara)
Eloir Werá Xondaro
Epifanio Chamorro
Érica Saraiva
Grupo Teko Guarani
Guilherme Maffei
João Maurício Farias
Jorge Morinico
Laércio Karai
Lucas Icó
Mauricio Morinico
Maria de Fatima Morinico
Naia La Bella
Reni Gomes
Ruben Franco
Sérgio Morinico
Sol Archer
Talcira Gomes
Tekoa Anhetengua
Tekoa Nhe’engatu
Vherá Poty
Curadoria
Lucas Icó
Coordenação executiva
Jaqueline Beltrame
Arquiteta
Juliana Sicuro
Fotógrafo
Cristiano Sant’anna
Montador
Rafael Muniz
Assessoria de imprensa
Raphaela Donaduce Flores – Dona Flor Comunicação
Este projeto foi fomentado pelo Programa FUNARTE RETOMADA 2023 – ARTES VISUAIS. Financiamento: Fumproarte, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Realização: Funarte / Ministério da Cultura /Governo Federal