Felipe Azevedo se apresenta na Maison du Brésil, em Paris

Publicado em: 15/02/2015

Compositor e violonista irá ministrar uma palestra seguida de pequeno recital para estudantes brasileiros residentes da Cidade Universitária no dia 17 de fevereiro

FELIPE AZEEDO COLOR CREDITOS DIEGO SAPIENZA (800x533)

No dia 17 de fevereiro, Felipe Azevedo estará na Maison du Brésil – pólo de difusão da cultura brasileira em Paris. O compositor, violonista, cantor, educador musical e ensaísta apresentará a palestra “Tamburilando chansons: une proposition d’arrangement musical et de création de chansons populares” (Tamburilando canções: uma proposta de arranjo e criação de canções populares). Em seguida, fará um pequeno recital solo, formato violão com voz, apresentando algumas canções do Livro-CD de sua autoria “Tamburilando Canções – Violão com Voz”, além de clássicos da Música Popular Brasielira, de autores como João Pernambuco, Guinga e Dorival Caymmi. Apresentação será na Sala Lucio Costa, às 19h30, destinada a estudantes brasileiros do mestrado, doutorado e pós-doutorado, estrangeiros residentes na Cidade Universitária e público em geral.

A oportunidade surgiu a convite da Maison du Brésil, por indicação do músico e compositor gaúcho residente em Paris – Aurelio Edler (que estará se apresentado no dia 26/2 no Studio Clio, em Porto Alegre).

Residindo em Porto Alegre (RS), Felipe Azevedo já foi Premiado com seis Prêmios Açorianos e participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, e o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat. Já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França circulando por festivais, universidades, centros culturais e escolas de música.

Mestre em Letras (Estudos de Canção) pela Universidade Federal do RS (UFRGS), é Especialista em Pedagogia da Arte (FACED-UFRGS) e também Licenciado em Música (Centro Universitário Metodista – IPA) e Letras (PUC), com formação parcial em Bacharelado em Música (UFRGS).

Aprendeu a ler e escrever partituras por autodidatismo, através de um método de ensino musical do violonista e mestre uruguaio Isaías Sávio, adquirido por correspondência. Como instrumentista, sua formação musical iniciada aos seis anos de idade contempla o contato com a bateria e a flauta doce até os quatorze anos de idade, num primeiro momento; e num segundo e atual, com o violão de 6 e 7 cordas, a viola caipira (viola de 10 cordas) e o ukulele havaiano. Como cantor, recebeu orientação vocal aplicada ao seu trabalho autoral com Sibele Correa e Lúcia Passos e mantém aprimoramento vocal com a fonoaudióloga Ligia Motta.

Tem atuado regularmente também na Música de Cena em criação de Trilhas Sonoras Originais para Dança, Teatro e Cinema.

Já dividiu palco com artistas como Guinga, Hermeto Pascoal e Ulisses Rocha dentre outros; e já foi músico e compositor solista convidado em Concerto com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (OCTSP), em Porto Alegre e com a Banda Municipal de Porto Alegre (Projeto EncontraBanda). Consta em seus álbuns a participação de artistas como Monica Salmaso e Marcos Suzano dentre outros.

Com quatro álbuns gravados e lançados, todos financiados por editais de leis de incentivo como Fumproarte, Petrobrás Cultural e Funarte (RJ), atualmente está em processo divulgativo do seu recente “Tamburilando Canções –Violão com Voz”, projeto multimídia que agrega Livro, Cd e Hotsite interativo.

 

 

destaqueFelipe AzevedoMaison du BrésilTamburilando canções