Da ancestralidade do samba às experimentações afro-musicais, lançamento de novo álbum reúne Tuti Rodrigues e ANAADI em show duplo no Grezz na quarta-feira, 26 de fevereiro, às 21h
Parceiros musicais de longa data, a cantora e compositora ANAADI e o percussionista, produtor e compositor Tuti Rodrigues colecionam colaborações nacionais e internacionais representando a música brasileira. Desde o disco Noturno, de ANAADI, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2018 e que teve a assinatura de Tuti Rodrigues no arranjo das percussões, os artistas se reuniram novamente para shows nos EUA, um festival musical na Costa Rica e uma gravação em Miami, onde criaram uma inspirada versão de Mas Que Nada ao lado da Raíces Jazz Orchestra e do produtor e percussionista Tony Succar. Tuti abriu as portas para esta colaboração internacional ao gravar e coproduzir uma versão de Vai Lá, Vai Lá em 2018 junto a Tony Succar, gravação que contribuiu para a conquista do Grammy Latino de Produtor do Ano para Tony. Nela, Tuti traz na sua arte a riqueza cultural, o talento e a brasilidade que fizeram os gringos se tornarem seus fãs e parceiros. Já em Mas Que Nada, são Tuti e ANAADI os responsáveis por trazer a identidade musical brasileira para essa mistura de samba e salsa que conquistou mais de meio milhão de ouvintes ao redor do mundo.
Hoje, é Tuti Rodrigues quem anuncia o lançamento de um novo disco, intitulado Da Ancestralidade ao Digital Contemporâneo Erudito Numa Viagem Percussiva. Produzido por Tuti e pelo produtor gaúcho ganhador do Grammy Latino Leo Bracht, o disco conta com diversas colaborações com ANAADI, que além de cantar na maioria das faixas, assina também a composição de temas como Água Corrente, Ciranda, Melodias e Siá Candinha, ao lado de Tuti e parceiros. A cantora, radicada em Paris desde 2021, compôs e gravou para o álbum à distância, graças aos benefícios da era digital. Agora, aproveitando a vinda da artista a Porto Alegre, ANAADI e Tuti Rodrigues se unem a um time de super talentos para apresentar ao público um show duplo, chamado Festejo Afro-Musical, a fim de celebrarem juntos este lançamento fonográfico.
Enaltecendo a diversidade cultural afro-brasileira e refletindo a música como elemento de identidade e pertencimento, o álbum Da Ancestralidade ao Digital Contemporâneo Erudito Numa Viagem Percussiva, que estará disponível nas plataformas digitais nos próximos meses, une sonoridades ancestrais a experimentações afro-musicais através do canto e da percussão, trazendo uma fusão única de ritmos como ijexá, maçambique, rumba, samba de roda, maracatu, funk e maculelê. Entre a tradição e a inovação também estará o próximo álbum de ANAADI, Iluminar. Com direção percussiva de Tuti Rodrigues e produção musical de Leo Bracht, Iluminar será dedicado ao samba de raiz e refletirá temáticas contemporâneas voltadas à transformação da alma, com canções sobre temas como o bem, a gratidão, o perdão, a leveza e a felicidade.
Além de anunciar o lançamento do disco de Tuti Rodrigues, a proposta do show, que acontecerá no palco do Grezz na quarta-feira, 26 de fevereiro, às 21h, é exaltar os ritmos musicais afro-brasileiros que têm marcado suas carreiras e com os quais os dois artistas gaúchos têm representado seu país, realizando uma verdadeira viagem de conexão musical entre suas recentes criações, sempre explorando as suas raízes afro-diaspóricas no contexto de uma busca otimista por novas expressões e linguagens. Além de apresentar o repertório do novo álbum de Tuti Rodrigues e algumas composições do próximo disco de ANAADI, os artistas interpretarão músicas de compositores afro-brasileiros consagrados, como Dona Ivone Lara, Xande de Pilares, Jorge Ben e Gilberto Gil.
O formato do show incorpora elementos da música popular brasileira aliados a componentes eletrônicos, trazendo experimentações através de programações aliadas a uma banda com grandes músicos gaúchos: Marquinhos Fê (bateria), Max Garcia (violão), Bruno Coelho (percussão), Adriano Wigger (baixo) e Cabelinho Azevedo (cavaquinho), além das participações especiais da cantora cubana Indira Castro, do compositor e percussionista Richard Serraria e do Mestre Pingo do Borel. Evocando uma espiral do tempo, o concerto propõe o frescor das experimentações afro-musicais aliadas à admiração e respeito às tradições do sempre aclamado universo do samba e da cultura popular brasileira. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla e no local.
Festejo Afro-Musical, com Anaadi e Tuti Rodrigues
26 de fevereiro de 2025
21h
Grezz (Almirante Barroso, 328)
Ingressos entre R$20 a R$50, no Sympla.