Um final de semana para celebrar a cultura e a genuína música brasileira, em uma programação de shows ao ar livre e aberta a todos
O Festival de Choro da Serra Gaúcha chega a sua segunda edição. Entre os dias 20 e 22 de outubro, a cidade de São Francisco de Paula (RS) será palco para uma grande celebração à cultura e à genuína música popular brasileira.
Com uma vasta programação gratuita e ao ar livre, o Festival quer reunir amantes da música, turistas e comunidade local para apreciar as melodias do choro e desfrutar das belezas naturais e culturais da região.
Além dos shows, o evento contará com uma série de oficinas educativas em escolas municipais e workshop para músicos, permitindo que estudantes e entusiastas da música aprofundem seu entendimento e apreciação pela música brasileira.
Na primeira noite, a cidade se ilumina com o show de abertura, seguido pela Noite Brasileira, onde os ritmos do Choro convidam todos a dançar. No sábado, os músicos terão a oportunidade de participar de um workshop focado na música brasileira. A tarde e à noite serão preenchidas com uma série de apresentações, culminando com o show da cantora Francineth Germano. Com raízes musicais no Rio Grande do Norte e uma carreira brilhante no Rio de Janeiro, Francineth conquistou o coração dos brasileiros com sua voz única e sua paixão pelo samba. Amadrinhada por Elizeth Cardoso, a “Dama do Samba”, sua apresentação promete ser um dos pontos altos do festival.
Dia 22, domingo, o Festival se encerra com uma grande roda de choro, um momento de confraternização onde músicos e amantes do gênero se reúnem para tocar, celebrar e compartilhar a paixão pelo Choro, junto ao público.
MAIS INFORMAÇÕES EM: https://festivaldechoro.com/
https://www.instagram.com/festivaldechoro/
Conhecida por sua rica cultura e eventos icônicos, a cidade oferece uma atmosfera única que complementa perfeitamente a essência do Choro. Ao visitar o Festival, os participantes também têm a oportunidade de explorar a beleza natural e o charme histórico de São Francisco de Paula. Situada na deslumbrante Serra Gaúcha, São Francisco de Paula é rica em paisagens naturais, convidando à exploração: desde o Parque das Oito Cachoeiras, com suas vistas espetaculares, ao sereno Lago São Bernardo, ideal para passeios relaxantes. A Floresta Nacional é um refúgio da biodiversidade, abrigando espécies raras e preciosas. O charme de São Francisco de Paula não se limita à sua natureza. Seu centro histórico, repleto de edifícios coloniais, narra histórias do passado brasileiro. Destaque para a Igreja Matriz São Francisco De Paula, um ícone da arquitetura colonial. Ao visitar a cidade durante o Festival, os participantes são imersos em uma combinação harmoniosa de música, natureza e história.
SEXTA-FEIRA (20/10)
Das 10h às 15h | Oficina de MPB | Escolas Municipais
18h | Abertura Oficial com apresentação musical de artistas do Festival | Em frente à Prefeitura
20h | Noite Brasileira* | Faullia – Mátria
*Esta atração terá cobrança de ingresso incluso show + jantar. Informações e reservas pelo fone/whats (54) 99319-5156.
SÁBADO (21/10)
10h | Workshop 100 anos de Waldir Azevedo | Centro de Informações Turísticas
16h | Grupo do Concurso “Meu grupo no Festival de Choro” | Mátria Resto Bar
17h | Oficina de Choro – “As músicas que eu fiz na Oficina” | Mátria Resto Bar
19h | Paulinho Martins e Clube do Choro de Pelotas | Mátria Resto Bar
20h | Show com Francineth Germano | Mátria Resto Bar
21h | Gafieira do Festival | Mátria Resto Bar
DOMINGO (22/10):
10h | Roda de Choro de encerramento | Lago São Bernardo
Iniciando o Festival de Choro da Serra Gaúcha, o coração de São Francisco de Paula será palco de uma celebração musical a céu aberto, onde músicos do Festival se reunirão para apresentar a comunidade com uma seleção primorosa da música brasileira, com clássicos do choro e da mpb. Com Gabriel Maciel (voz), Júlia Alves (flauta), Mathias Pinto (violão 7), Guilherme Fejão (pandeiro) e Maicon Ouriques (percussão), a noite promete ser inesquecível. Entrada gratuita e, em caso de chuva, o evento será cancelado.
O Faullia promete uma noite memorável! A partir das 19h, saboreie a autêntica parrilla e feijoada. Às 21h, o show “Noite Brasileira” toma o palco com Gabriel Maciel, Fernando Leitzke, Stefania Johnson, Júlia Alves, Mathias Pinto, Alexandre Susin, Fejão e Maicon Ouriques, trazendo o melhor da música brasileira. Localizado no Mátria Boulevard, o Faullia une gastronomias serrana, argentina e uruguaia em um ambiente aconchegante. Esta é a única atração do festival com cobrança de ingresso, no valor de R$ 149,90 , incluindo jantar e show. Garanta sua reserva pelo fone/whats (54) 99319-5156.
O sábado promete ser especial! Às 16h, o palco do Mátria será tomado pelo talento e paixão do grupo vencedor do Concurso “Meu grupo no Festival de Choro”. Esta iniciativa, lançada na segunda edição do Festival, tem como objetivo dar destaque e visibilidade aos grupos que respiram e vivem o Choro, proporcionando ao público uma experiência única de conexão com esses artistas. Ainda há tempo para participar! Grupos interessados devem acessar o www.festivaldechoro.com para se inscrever.
Venha conferir as composições originais dos alunos da Oficina de Choro, projeto com 20 anos de tradição em Porto Alegre, coordenado pelo músico Mathias Pinto. Uma mostra do talento e dedicação de novos artistas da música brasileira. Entrada franca.
Paulinho Martins é uma figura icônica da música instrumental, com quase 50 anos dedicados ao choro. Começou sua jornada com o cavaquinho, mas logo se voltou para o bandolim. Sua carreira é marcada por diversas colaborações, como o Regional Roupa Velha e o grupo Perdidos e Achados. Após uma temporada em Salvador, onde começou a compor, Paulinho retornou a Pelotas em 2011, focando em projetos autorais. Em 2016, lançou seu primeiro disco e, no ano seguinte, disponibilizou cinco volumes de um Songbook com suas composições. Para esta apresentação, ele estará acompanhado por Rui Madruga, Fabrício “Pardal” Moura e o recentemente integrado percussionista Everton Maciel.
Prepare-se para uma noite inesquecível com a icônica Francineth Germano, amadrinhada por Elizeth Cardoso e com uma trajetória rica em colaborações musicais, sobe ao palco do Mátria. Sua trajetória é marcada por colaborações notáveis. Ela integrou um quarteto ao lado de grandes nomes como Elizeth Cardoso, Roberto Silva e Ciro Monteiro, gravando sambas de quadra das renomadas escolas de samba cariocas no aclamado álbum “Viva o Samba”. Em 2019, seu talento foi reconhecido ao lançar um álbum com o grupo de samba “Batuqueiros e Sua Gente”, conquistando o prêmio Profissionais da Música na categoria samba. Convidamos todos a se juntarem a nós para celebrar a música e a trajetória de Francineth Germano. A entrada é gratuita, garantindo a todos uma experiência musical única.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/SKuKrSp4q8K9GZs47
Vídeo: https://youtu.be/9S2HgHS0H_4
A Gafieira é o show de encerramento do Festival de Choro, onde teremos um repertório muito animado, repleto de sambas de gafieira instrumentais e cantados com arranjos de sopro especiais, contando com participações de diversos músicos dos grupos participantes do festival. Quem comanda a gafieira é o pianista Fernando Leitzke (Piano) acompanhado por Gabriel Maciel (Voz), Mathias 7 Cordas (Violão 7), Guilherme Fejão (Pandeiro), Maicon Ouriques (Percussão), Lucian Krolow (Flauta), Alexandre Susin (Cavaquinho) e participações de Júlia Alves (Flauta) e Stefania Johnson (Flauta)
FICHA TÉCNICA
Realização: Branco Produções, Oficina de Choro, Polo Comunicações e Som Brasil Produtora
Patrocínio Master: Prefeitura de São Francisco de Paula
Apoio Cultural: Mátria Parque de Flores, Restaurante Faullia e Auro Ruschel Advogados
Produção Executiva: Carlos Branco e Paulo Heineck
Produção Artística: Mathias Pinto
Produção: Guilherme Fejão e Mônica Kern
Design e Redes: Mônica Kern
Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunicação
Som e Luz: MS Produções
Músicos convidados: Francineth Germano, Paulinho Martins e Clube do Choro de Pelotas, Gabriel Maciel, Fernando Leitzke e Elias Barboza.
Workshop: Luiz Machado e Paulo Carvalho
Oficineiros Escolas: Guilherme Fejão, Gabriel Maciel, Maicon Ouriques e Júlia Alves.
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista
[email protected] | 51 999757282