Atividade propõe um debate sobre a proximidade da canção e da poesia, por meio da leitura de textos e exemplos de cancionistas e poetas
O linguista, contista, compositor e interprete Guto Leite ministra o curso “Poesia e Canção: a mesma coisa ou outra coisa?” na ONG Cirandar. Professor em Literatura Brasileira na Ufrgs, Guto Leite propõe um debate, traçando um paralelo entre a poesia e canção, a partir de exemplos de cancionistas e poetas como João Cabral, Drummond, Bandeira, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Vinícius de Moraes, Paulo Leminski, John Cage e Arnaldo Antunes.
As aulas ocorrem de segunda a sexta, de 27 a 31 de março, das 19h às 21h30, na ONG Cirandar (Rua dos Andradas, 1780 – 3º andar). As inscrições custam R$ 120 e podem ser feitas pelo email [email protected]. Todo o investimento no curso será revertido para as ações comunitárias desenvolvidas pela ONG Cirandar – organização sem fins lucrativos que dialoga e repensa alternativas para a educação, a transformação e a inclusão social.
Curso Poesia e Canção
Quando: de 27 a 31 de março
Horário: das 19h às 21h30
Local: ONG Cirandar (Rua dos Andradas, 1780 – 3º andar)
Investimento: R$ 120,00*
Inscrições: [email protected]
*Todo o investimento no curso será revertido para as ações comunitárias desenvolvidas pelo Cirandar.
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA (27/3):
– Introdução aos questionamentos sobre poesia e canção.
– Princípios formais do poema: teoria, exemplos.
– Princípios formais da canção: teoria, exemplos.
TERÇA (28/3):
– Poetas que não fazem canção: João Cabral, Drummond e Bandeira.
QUARTA (29/3):
– Cancionistas que não fazem poema: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola.
QUINTA (30/3):
– Poetas que fazem canção: Vinícius de Moraes, Paulo Leminski.
– Cancionistas que fazem poema: John Cage, Arnaldo Antunes
SEXTA (31/3):
– Retomada da questão a partir de outras abordagens téoricas: Paul Zumthor e Luis Tatit.
Guto Leite é linguista pela Unicamp, especialista, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, onde leciona essa mesma matéria desde 2012, primeiramente como professor substituto e agora como professor concursado. Como professor, tem vasta produção bibliográfica, com destaque para a organização de O alcance da canção (Arquipélago Editorial, RS, 2016) e para as notas de uma edição recente de Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade (L&PM, RS, 2016). Poeta autor de cinco livros: Reflexos (FEME, MG, 2000), Sintaxe da última hora (Scortecci, SP, 2005), Poemas lançados fora (7 Letras, RJ, 2006), Zero um (7 Letras, RJ, 2008 – indicado ao Prêmio Açorianos na categoria Poesia) e entrechos ou valas do silêncio (Editora da Cidade, RS, 2013 – vencedor do Prêmio Açorianos na categoria Criação Literária). Está presente em diversas coletâneas no Brasil decorrentes de concursos literários. Compositor popular autor de dois discos de canções autorais: Brique (2015) e dez canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo (2016), ambos independentes. Gravado também por diversos artistas como Âmago trio e Mônica Salmaso, Casa 7, Carol Ladeira, Duo VIPI, Telecoteco, dentre outros. Presença constante em festivais literários como convidado, participante, mediador ou organizador, em especial da Festipoa Literária, com a qual se envolve desde 2011. Participou da edição 2013 do Sesc Mais Leitura, dando mais de 40 palestras em escolas públicas pelo interior do estado do Rio Grande do Sul.