Cerca de 200 alunos são esperados para a aula inaugural no Teatro de Câmara Túlio Piva
A primeira aula da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA) está marcada para a manhã deste sábado (13), sob a coordenação do jornalista e dramaturgo Renato Mendonça. Os encontros, que seriam na Sala Álvaro Moreyra, tiveram que ser transferidos para o Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575), devido ao grande número de inscritos. As aulas ocorrerão quinzenalmente aos sábados, das 10h30 às 12h.
O tema do primeiro encontro será o espetáculo Natalício Cavalo e contará com a participação da diretora da peça, Patrícia Fagundes. Mendonça explica que as aulas vão conciliar teoria e prática: “Patrícia vai nos contar do processo de criação do espetáculo, e debateremos alguns elementos teóricos envolvidos em sua criação”. Natalício Cavalo esteve em cartaz no Teatro de Câmara Túlio Piva (de 15/3 a 7/4) e agora pode ser conferido em breve temporada no Museu do Trabalho, de 12 a 21/4, sextas, sábados e domingos.
As 80 vagas abertas inicialmente não foram suficientes para contentar o número de pessoas interessadas. Durante o período de inscrição, a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura recebeu uma lista de espera que chegou a 115 pessoas. Decidiu-se, portanto, para que todos pudessem ser contemplados, transferir para um local mais amplo, que comportasse os 195 alunos inscritos. Agora, as inscrições já estão encerradas.
Modelo inédito em Porto Alegre, a EEPA terá o mesmo formato das Escolas que já funcionam com sucesso em Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México, La Paz, Santiago do Chile, Medelin e Lima, conciliando aulas sobre fundamentos de artes cênicas e debates com diretores, atores, produtores e técnicos tendo por tema produções de artes cênicas que estejam em cartaz em Porto Alegre.
A EEPA foi apadrinhada por Jorge Dubatti, um dos principais nomes da historiografia e da crítica teatrais da América Latina, que criou a primeira escola de espectadores em 2001, em Buenos Aires. Ele esteve no evento de lançamento do projeto, no dia 26/3, contando suas experiências e as transformações ocorridas no cenário cultural da cidade desde então. Dubatti deverá vir outras vezes a Porto Alegre para acompanhar o desenvolvimento da Escola.