A Lua – literalmente – em Cambará do Sul

Publicado em: 27/08/2014

sequoia_lunar_secretariadeturismodecambaradosul

Por Lívia Araújo, jornalista

Quem faz a Trilha das Bromélias, passeio histórico-ambiental feito na mata de araucárias próxima ao Cambará Eco Hotel, ouve de seu proprietário, José Antônio Brugnera, uma história curiosa: em sua missão de voo em volta da órbita lunar, a equipe da missão Apolo 14 levou à viagem diversas sementes de árvores para estudar os efeitos da falta de gravidade na capacidade de germinação das espécies. Mas várias delas vingaram – e em solo coletado na Lua. De volta à Terra, em 1971, várias mudas das sequoias foram distribuídas ao redor do globo, e uma delas está justamente na praça central de Cambará do Sul. Foi plantada em 1982 e hoje tem mais de 30m de altura.

Sobre o Roteiro Quintais de Cambará do Sul

Situado no município de Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, o roteiro dos Quintais revela uma riqueza natural e cultural que está além dos conhecidos cânions presentes nos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra. Por meio dos empreendimentos turísticos presentes no destino, é possível conhecer de perto os hábitos do “gaúcho serrano”, que convive com uma natureza exuberante e preservada, nascentes de água pura, araucárias majestosas e todos os elementos autênticos de uma “estética do frio”.

O roteiro rural Quintais de Cambará (www.quintaisdecambara.com.br) faz parte de um programa de qualificação do turismo gaúcho realizado pelo SEBRAE/RS desde 2012 e que compreende outros quatro destinos regionais: Lagoa do Peixe (Tavares), Alemães do Sul (Nova Petrópolis), Aventura na Serra Gaúcha (Canela, Criúva, Cambará do Sul e Três Coroas) e Sabores e Saberes do Vale do Caí (Montenegro, Bom Princípio, Harmonia e Tupandi).

Árvore lunarCambará do SulCampos de Cima da SerraJosé Antônio BrugneraLuaNasaRoteiro Quintais de Cambará do Sulsebrae RSsequoiaTrilha das Bromélias