Orquestra de Câmara da Ulbra abre Temporada 2025 com Domingo Clássico

Publicado em: 24/03/2025

O primeiro concerto desta série será no domingo (6/4), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280),  com entrada franca. Programa terá execução de Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky

No dia 6 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). A apresentação de abertura da temporada 2025 terá obras de Benjamin Britten, Villa-Lobos, Arthur Barbosa e Modest Mussorgsky. A regência é de Tiago Flores.

A apresentação inicia com Simple Symphony, do compositor britânico Benjamin Britten (1913-1976). A obra é baseada em temas que ele compôs durante a infância e reúne quatro movimentos vibrantes e cheios de contrastes: Boisterous Bourrée, Playful Pizzicato, Sentimental Saraband e Frolicsome Finale. Tanto o título, quanto os quatro movimentos da peça são aliterativos, o que reflete o sentido de humor e bom espírito.

Na sequência, a Orquestra interpreta o Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Parte do conjunto de nove Bachianas Brasileiras, essa peça traz a fusão característica entre a música erudita europeia e a sonoridade popular brasileira, homenageando Johann Sebastian Bach com um toque genuinamente nacional.

Ainda na primeira parte do concerto, será apresentado Frevo, do compositor e violinista brasileiro Arthur Barbosa (1965), uma peça marcada pelo ritmo acelerado e pelo caráter festivo característico do gênero pernambucano.  A obra foi lançada em dois CDs, um pela Orquestra de Câmara da Ulbra e no primeiro CD autoral de Arthur Barbosa “Concerto Incidental”.

Após o intervalo, a Orquestra executa uma das obras mais icônicas do repertório sinfônico: Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky (1839-1881), em arranjo de R. G. Patterson. A peça foi escrita para piano em junho de 1874. Viktor Hartmann, arquiteto e pintor, grande amigo de Mussorgsky, havia falecido recentemente (1873). Em março de 1874, estava acontecendo uma exposição de seus quadros em uma galeria de São Petersburgo. Após visitá-la, Mussorgsky resolveu prestar uma homenagem ao amigo. Escolheu dez dentre os quadros expostos e compôs uma música para cada um deles, unindo as partes da peça através de um tema comum (“Promenade”). As músicas exploram a corrente folclórica russa e o estilo de piano é inovador em sua austeridade e ausência de tessitura. A orquestração do original pianístico da peça foi feita em 1922, pelo compositor francês Maurice Ravel. Ao fazê-lo, Ravel fez uma grande contribuição a Mussorgsky. Grande parte da posterior popularidade da obra se deve ao excelente serviço por ele realizado.

TEMPORADA 2025 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

A Orquestra de Câmara da Ulbra segue em 2025 com sua programação dividida em duas séries de concertos: Domingo Clássico e Concertos Populares.

Na série Domingo Clássico, serão nove concertos gratuitos ao longo do ano na Associação Leopoldina Juvenil, sempre com repertórios variados e participação de solistas de renome. Entre os destaques, estão a execução de Souvenir de Florence, de Tchaikowsky, em maio; Fantasia Carmen, de Bizet, para clarinete e orquestra, com solo de Ariane Rovese, em junho; Missa em Sol , de Schubert, com participação do Porto Alegre Consort, em julho; e a estreia mundial da ópera A Prisioneira do Castelinho do Alto da Bronze, em agosto. Em outubro, será realizada a terceira edição do concurso de canto Zola Amaro.

Já a série Concertos Populares trará shows já conhecidos pelo público, como  Clássicos do Rock Internacional, no Teatro da Amrigs, em julho, e novidades como  o concerto com a banda Dingo Bells, na Praça da Matriz, em maio, entre outros.

Em novembro, a Orquestra apresenta a Ópera Don Giovanni, de Mozart, no Teatro Simões Lopes Neto.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

DOMINGO CLÁSSICO | ABERTURA DA TEMPORADA 2025

Data: Domingo (6/4)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se a doação de alimentos não perecíveis ou de roupas em bom estado.

RETIRADA DE SENHAS 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO, POR ORDEM DE CHEGADA.

PROGRAMA

Benjamin Britten (1913-1976): Simple Symphony

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) Prelúdio de Bachianas Brasileiras nº 4

Arthur Barbosa (1965 – ) – Frevo

Modest Mussorgsky (1839-1881) – Quadros de uma Exposição (Arr.: R. G. Patterson)

Regência: Tiago Flores

* Haverá intérprete de Libras.

Lei de incentivo à Cultura,  promoção Associação dos Amigos de Orquestra de Câmara e realização do Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.

Domingo ClássicoOrquestra ULBRATiago Flores