Concerto ocorre neste domingo (1/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca
A última oportunidade para assistir à Orquestra de Câmara da ULBRA em 2013 será neste domingo (1/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). O espetáculo com entrada franca será regido pelo maestro Tiago Flores e terá a participação do Coral Porto Alegre.
O nono concerto da temporada Domingo Clássico Juvenil começa com a execução de duas obras do brasileiro Ernani Aguiar: Quatro Momentos n°3 e Segunda Cantata de Natal, com a participação do Coral. Natural de Petrópolis (RJ), Aguiar é um dos compositores da atualidade mais gravados e executados no Brasil e no exterior.
Após um intervalo, o programa segue com Two Nordic Songs – Op.63 n°1, de Edvard Grieg (1843 – 1907) – considerado um dos maiores compositores noruegueses. Com formação musical consolidada no tradicional Conservatório de Leipzig, na Alemanha, Grieg sempre se interessou em desenvolver músicas essencialmente escandinavas e, especificamente, norueguesas, como é o caso desta obra.
Em seguida, a Orquestra executa St Paul’s Suite, de Gustav Holst (1874 – 1934). A peça foi composta em homenagem a escola St Paul, no Reino Unido – da qual Holst foi diretor musical entre 1905 e 1934. Para encerrar o concerto, o Coral Porto Alegre retorna ao palco para executar ao lado da Orquestra Verleih uns Frieden, composta em 1831 por Felix Mendelssohn (1809 – 1847), após uma visita ao Vaticano. Escrita originalmente para coro e órgão, Verleih uns Frieden é uma cantata requintada, em que o orador pede a Deus que lhe dê paz, sendo Deus a única e verdadeira fonte de força. O Coral Porto Alegre tem direção artística de Gisa Volkmann.
NONO CONCERTO DA TEMPORADA 2013
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo (1/12), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a Associação Comunitária Morro da Cruz, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.
PROGRAMA:
ERNANI AGUIAR – Quatro Momentos n°3
ERNANI AGUIAR – Segunda Cantata de Natal
EDVARD GRIEG – Two Nordic Songs – Op.63 n°1
GUSTAV HOLST – St Paul’s Suite
FELIX MENDELSSOHN – Verleih uns Frieden
REGÊNCIA: TIAGO FLORES
CORAL PORTO ALEGRE
Criado em 1996 sob a orientação da professora Gisa Volkmann e do maestro Ernani Aguiar, o Coral Porto Alegre vem cumprindo intensa atividade nos palcos brasileiros. O grupo dedica-se principalmente ao repertório coral-sinfônico e já apresentou as principais obras de Bach, Haendel, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Nunes Garcia em concerto. Regularmente, o grupo é convidado a participar das temporadas das principais orquestras do sul do Brasil, entre as quais se destacam a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra de Câmara da ULBRA, a Orquestra Fundarte, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, a Orquestra Unisinos e a Orquestra de Câmara de Blumenau. Atuou sob a regência dos maestros Ernani Aguiar, Lutero Rodrigues, Antônio Carlos Borges Cunha, Roberto Duarte, Tiago Flores, Manfredo Schmiedt, Vilson Gavaldão de Oliveira, Luciano Lunkes, Márcio Buzatto e Lúcia Teixeira. Tendo a direção artística de Gisa Volkmann desde a sua fundação, o grupo também se dedica ao repertório a cappella, à música sacra acompanhada de órgão e à ópera. Apresentou concertos próprios em diversas igrejas da Região Metropolitana de Porto Alegre e participou de produções operísticas apresentadas em Porto Alegre. O Coral Porto Alegre possui quatro CD gravados: Novenas (1999), Obras de Cappella (2005) e Responsórios Fúnebres (2012), com obras de José Maurício Nunes Garcia; e Matinas de Natal, de João de Deus Castro Lobo (2001). O CD Novenas recebeu o Prêmio Açorianos de melhor gravação do gênero música erudita em 2000. O CD Responsórios Fúnebres o Prêmio Açorianos de melhor intérprete do gênero música erudita em 2012.
TIAGO FLORES
Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.