Com entrada franca, programa está dividido em duas partes: na primeira, obras de Mozart e C.P.E.Bach, e na segunda, músicas de compositores como Astor Piazzolla, Jorge Drexler, Gonzaguinha e Hugo Fattoruso, Rúben Rada, entre outros
Seguindo com uma programação que mistura diferentes estilos musicais, a Orquestra de Câmara da ULBRA apresenta o 7º concerto da temporada Domingo Clássico Juvenil no dia 20 de outubro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280). Desta vez, o espetáculo contará com a participação do grupo instrumental e vocal Expresso 25, que apresentará, ao lado da orquestra, músicas essencialmente populares da América Latina, com arranjos elaborados por Pablo trindade. A entrada é franca, mas serão aceitas doações, como agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e equipamentos de informática para o projeto Juvenil Solidário.
A primeira parte do concerto será regida pelo maestro Tiago Flores e inicia com a execução de Divertimento em Sib, de Mozart – conhecido por compor muitas obras deste gênero musical. Com muitos exemplos no século XVIII, os Divertimentos geralmente são compostos para orquestra de câmara e retratam, muitas vezes, com humor alegre, brincadeiras e jogos da sociedade.
Em seguida, a Orquestra apresenta Sinfonia nº 3, de C.P.E.Bach, o quinto filho (segundo sobrevivente) de J.S.Bach, afilhado do célebre Telemann. Teórico notável dos instrumentos de tecla, C.P.E.Bach é considerado o pai da técnica pianística moderna, tendo obras consideradas fundamentais para o conhecimento do estilo de cravo no século XVIII.
Após um intervalo, a Orquestra de Câmara da ULBRA divide o palco com Expresso 25. Sob a regência do uruguaio Pablo Trindade, serão executadas Fugata e Soledad (da suíte “Silfo y Ondina”) e Adiós Nonino, de Astor Piazzolla; Al Otro Lado Del Rio, de Jorge Drexler; Silenciosa, de Fátima Guédes; Redescobrir, de Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha); Montevideo; de Hugo Fattoruso y Rúben Rada; e La Cumparsita, de Gerardo Matos Rodríguez.
Composto por 40 vozes, o Expresso 25 é um dos grupos mais reconhecidos de música brasileira da atualidade. Frequentemente é elogiado pela crítica brasileira e europeia pelos seus espetáculos que integram teatro, dança, percussão corporal e instrumental, apresentando uma linguagem de ritmos e vozes que, apesar de ser essencialmente brasileira e latino-americana, possui alcance mundial. Recebeu, em 2004, o Prêmio Açorianos de melhor intérprete de MPB com o CD Expresso 25. Nos últimos anos, o grupo tem promovido parcerias com renomados músicos como Celso Viáfora, Guinga e Hermeto Paschoal e realiza turnês pela Europa. O grupo propõe uma nova estética visual e um resultado harmônico diferenciado, apresentando a renovação e desenvolvimento da linguagem coral.
SÉTIMO CONCERTO DA TEMPORADA 2013
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo (20/10), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Ingressos: Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a Associação Comunitária Morro da Cruz, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.
PROGRAMA:
W.A.MOZART – Divertimento em Sib
C.P.E.BACH – Sinfonia n°3
REGÊNCIA: TIAGO FLORES
INTERVALO
Orquestra de Câmara da ULBRA e Expresso 25
ASTOR PIAZZOLLA – Fugata e Soledad (da Suíte “Silfo y Ondina”)
JORGE DREXLER – Al otro lado del rio
FÁTIMA GUÉDES – Silenciosa
LUIZ GONZAGA JR (GONZAGUINHA) – Redescobrir
ASTOR PIAZZOLLA – Adiós Nonino
HUGO FATTORUSO Y RÚBEN RADA – Montevideo
GERARDO MATOS RODRÍGUEZ – La cumparsita
REGÊNCIA E ARRANJOS: PABLO TRINDADE-ROBALLO